RÁDIO REGIONAL
REGIÕES

VINHAIS TRANSPORTA GRATUITAMENTE DOENTES ONCOLÓGICOS

nbsp| RÁDIO REGIONAL

Para além dos Institutos Portugueses de Oncologia (IPO) do Porto e de Coimbra, os doentes passam a ter transporte para todas as unidades hospitalares destas cidades e também para as de Vila Real.

A medida apresentada pelo presidente Luís Fernandes, e aprovada na reunião de câmara de segunda-feira, passa a abranger também todos os doentes oncológicos do concelho transmontano, “independentemente dos seus rendimentos”.

A decisão terá efeitos imediatos, segundo ainda o município.

A Câmara de Vinhais decidiu disponibilizar este apoio depois dos cortes nos transportes de doentes, feitos pelo Governo em 2013, que levaram muitas pessoas a desistir de tratamentos e consultas por dificuldades financeiras.

Os doentes do Nordeste Transmontanos são obrigados a deslocações de centenas de quilómetros para serem tratados, por na região não existirem respostas nas unidades de saúde.

Outros municípios do distrito de Bragança decidiram colmatar a falta deixada pela medida governamental e disponibilizaram transporte aos doentes dos respectivos concelhos, nomeadamente Alfândega da Fé, Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro e mais recentemente Carrazeda de Ansiães.

O presidente da Câmara de Vinhais, Luís Fernandes, disse hoje à Lusa que, desde 2014, a autarquia já apoia “à volta de 110” doentes oncológicos.

Inicialmente, o transporte era feito duas vezes por semana. Atualmente “é praticamente todos os dias”, como indicou o autarca.

A câmara tenta articular-se, como explicou, com os hospitais, para que os doentes possam, sempre que possível, ser atendidos de maneira a que as deslocações sirvam o maior número possível.

Para este serviço gratuito, a autarquia disponibilizou uma carrinha de nove lugares, para os dias em que é preciso transportar mais doentes, e uma viatura de cinco lugares, quando o número é mais reduzido.

Tanto as viaturas como os motoristas são do município que, como disse o presidente, tem um custo anual a rondar os “12 mil a 15 mil euros” com este serviço.

O autarca socialista afirmou que “o que mais interessa, neste momento, é resolver o problema das pessoas”. Contudo entende que a questão de o Governo central voltar a assumir o custo do transporte destes doentes “é um assunto que, a seu tempo,” deve ser colocado.

“Fará todo o sentido ser o Governo central a assumir o transporte”, considerou, defendendo que esta questão deverá ser colocada ao nível da Comunidade Intermunicipal (CIM) Terras de Trás-os-Montes, que se encontra em processo de reorganização, na sequência das eleições Autárquicas de Outubro.

VEJA AINDA:

COVID-19: UNIVERSIDADE DE COIMBRA AVALIA REAÇÕES EMOCIONAIS DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Lusa

CINCO DISTRITOS EM ALERTA AMARELO DEVIDO À CHUVA, NEVE E AGITAÇÃO MARÍTIMA

Lusa

PORTO: FEIRA DO CERCO VAI ENCERRAR DEFINITIVAMENTE

Lusa

AÇORES: MAU TEMPO CAUSOU PREJUÍZOS DE QUATRO MILHÕES NA REDE VIÁRIA

Lusa

COVID-19: EUA CLASSIFICAM PORTUGAL EM RISCO ‘MUITO ELEVADO’ E DESACONSELHAM VIAGENS

Lusa

VILA NOVA DE GAIA: FESTEJOS ALUSIVOS AO NATAL E ANO NOVO CANCELADOS

Lusa

Moschee Teppich

Moschee teppiche werden nicht kurzfristig gewechselt, d.h. das ein Moschee teppich sehr hohe Anforderungen erfüllen muβ. Speziell entworfene Moschee Teppiche zeichnen sich durch Design und Farben aus. Mit der Weiterentwicklung der Technologie werden heute Tausende von Farben und Modellen in Teppichen hergestellt, die mit Moscheen kompatibel sind.

100% Reine Schurwollteppich kaufen: Schurwollteppiche sind Schwerentflammbar, Robust, Strapazierfahig, Antibakteriel und Schmuzabweisend.

Canlı Maç Sonuçları Run 3 Play Snake Friv Atari Breakout cookie clicker unblocked games Düğün Paketleri uygunsigara.com/ Umzug Basel
saç ekimi hair transplant
Umzug Basel
seslendirme santral anons santral seslendirme
salt likit