DESPORTO
VINICIUS ‘PUXA DOS GALÕES’ E GARANTE VITÓRIA DO BENFICA SOBRE SPORTING DE BRAGA
O Benfica venceu hoje o Sporting de Braga, por 2-1, em jogo particular disputado no Estádio da Luz, num triunfo alcançado apenas em tempo de descontos graças a um ‘bis’ do futebolista brasileiro Vinicius.

O Benfica venceu hoje o Sporting de Braga, por 2-1, em jogo particular disputado no Estádio da Luz, num triunfo alcançado apenas em tempo de descontos graças a um ‘bis’ do futebolista brasileiro Vinicius.
O melhor marcador da última edição da I Liga mostrou continuar a ser decisivo nos ‘encarnados’, num dia em que o clube assegurou a contratação do avançado uruguaio Darwin Núñez e quando se levantam dúvidas sobre a sua continuidade na Luz. Frente aos bracarenses, assinou o empate aos 56, após um bom trabalho individual, e consumou a reviravolta aos 90+3, quando o Benfica já jogava com apenas 10 jogadores, devido à expulsão de Taarabt.
Em relação ao desafio de domingo com o Bournemouth, o treinador dos ‘encarnados’, Jorge Jesus, operou três mudanças, promovendo Gilberto, Ferro e Vinicius. Do outro lado, o destaque do Sporting de Braga recaía em Gaitán, de regresso à Luz para enfrentar a antiga equipa, mas que iniciava o jogo no banco de suplentes, tendo Carlos Carvalhal apostado num ataque liderado por Paulinho, com o apoio dos irmãos Ricardo e André Horta.
Os ‘encarnados’ entraram melhor no jogo e poderiam ter marcado rapidamente, caso Rafa e Pizzi tivessem tido um pouco mais de pontaria no momento de visar a baliza de Matheus. Sem um ritmo muito elevado, mas já com qualidade de processos visível nos dois conjuntos, o jogo seguiu uma tónica de equilíbrio: enquanto o Benfica estava mais autoritário, o Sporting de Braga demonstrava competência nas suas transições ofensivas rápidas.
E foi dessa forma que os bracarenses, depois de ameaças de Fransérgio e Paulinho, acabaram por se adiantar no marcador aos 31 minutos. Esgaio lançou André Horta no flanco direito e este superou a marcação de Everton para assistir Paulinho ao segundo poste, onde só teve de encostar para a baliza de Vlachodimos, sentenciando a vantagem minhota antes do intervalo.
No regresso dos balneários, Carlos Carvalhal operou uma ‘revolução’ na equipa, lançando oito novidades em relação à primeira parte. Do lado ‘encarnado’, Jorge Jesus deu primazia à estabilidade e reservou as mexidas para mais tarde.
As muitas mudanças não afetaram a qualidade dos ‘arsenalistas’, que até podiam ter reforçado a vantagem por Abel Ruiz, se este não tivesse rematado à figura do guardião ‘encarnado’ aos 51 minutos quando estava isolado. Na resposta, aos 56′, Vinicius concretizou o empate num remate já dentro da grande área e só com Tiago Sá pela frente, após livrar-se da marcação de dois defesas ‘arsenalistas’.
O jogo voltava a estar nivelado para se desequilibrar de outra forma poucos minutos depois. Adel Taarabt foi expulso aos 69 por acumulação de amarelos e deixou o Benfica reduzido a 10 elementos, mas a equipa de Jorge Jesus respondeu de forma positiva à inferioridade, nunca denotando grandes dificuldades na gestão do adversário, com Diogo Gonçalves, João Ferreira, Pedrinho, Gabriel, Cervi, Chiquinho a acabarem por ir a jogo.
A decisão acabou por surgir apenas nos descontos e quase numa repetição do primeiro golo dos ‘encarnados’. Vlachodimos negou o golo num cabeceamento de Abel Ruiz e no minuto seguinte Vinicius intercetou um passe de Sequeira para se isolar e driblar Tiago Sá, atirando para o 2-1 final.
Jogo no Estádio da Luz, em Lisboa.
Benfica — Sporting de Braga, 2-1.
Ao intervalo: 0-1.
Marcadores:
0-1, Paulinho, 31 minutos.
1-1, Vinícius, 56.
2-1, Vinícius, 90+3.
Equipas:
– Benfica: Vlachodimos, Gilberto, André Almeida, Ferro, Nuno Tavares, Weigl, Taarabt, Pizzi, Everton, Rafa e Vinícius.
(Jogaram ainda: Diogo Gonçalves, João Ferreira, Pedrinho, Gabriel, Cervi, Chiquinho).
Treinador: Jorge Jesus.
– Sporting de Braga: Matheus, Esgaio, David Carmo, Raul Silva, Bruno Viana, Castro, André Horta, Fransérgio, Murilo, Ricardo Horta e Paulinho.
(Jogaram ainda: Tiago Sá, Gaitán, Al Musrati, Abel Ruiz, Rolando, Sequeira, João Novais, Iuri Medeiros, Zé Carlos, Moura).
Treinador: Carlos Carvalhal.
Árbitro: André Narciso (Setúbal), na primeira parte; Hugo Silva (Santarém), na segunda parte.
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Taarabt (41 e 69), André Horta (45+3), Gaitán (70). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Taarabt (69).
Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.

DESPORTO
PRIMEIRA LIGA: BENFICA RECEBE FARENSE E PROCURA LIDERANÇA PROVISÓRIA
O Benfica recebe hoje o Farense e procura subir provisoriamente à liderança da I Liga portuguesa de futebol, enquanto o Sporting de Braga também pode ultrapassar o FC Porto se vencer em Vizela, na 13.ª jornada do campeonato.

O Benfica recebe hoje o Farense e procura subir provisoriamente à liderança da I Liga portuguesa de futebol, enquanto o Sporting de Braga também pode ultrapassar o FC Porto se vencer em Vizela, na 13.ª jornada do campeonato.
Os ‘encarnados’, que na ronda anterior empataram frente ao Moreirense e viram o Sporting isolar-se na liderança do campeonato, sabem que um triunfo lhes permite subir provisoriamente ao primeiro lugar, uma vez que os ‘leões’ apenas entram em campo no sábado.
O Benfica, atual segundo classificado com 29 pontos, a dois do Sporting, vai receber um Farense que vem de uma derrota na jornada anterior, depois de quatro partidas sem perder, e que é oitavo, com 16 pontos.
Antes, na abertura da jornada, o Sporting de Braga visita o Vizela e um triunfo permite aos forasteiros ultrapassarem, também de forma provisória, o FC Porto no terceiro lugar.
O Braga venceu seis dos últimos sete jogos no campeonato, com um empate pelo meio, e é quarto classificado, com 26 pontos, a dois do FC Porto, que apenas joga no sábado, tendo pela frente um Vizela que vem de uma derrota e não vence há dois jogos, somando 10 pontos, no 15.º lugar.
Programa da 13.ª jornada:
Sexta-feira, 08 dez:
Vizela – Sporting de Braga, 15:30
Benfica — Farense, 18:00
Sábado, 09 dez:
Portimonense — Famalicão, 15:30
Vitória de Guimarães — Sporting, 18:00
FC Porto – Casa Pia, 20:30
Domingo, 10 dez:
Estrela da Amadora — Boavista, 15:30
Arouca – Rio Ave, 18:00
Estoril Praia – Desportivo de Chaves, 20:30
Segunda-feira, 11 dez:
Gil Vicente — Moreirense, 20:15
DESPORTO
TAÇA DA LIGA: DERROTA HISTÓRICA AFASTA FCP DA FINAL FOUR (VÍDEO)
O Estoril Praia venceu hoje o FC Porto por 3-1, em jogo da segunda jornada do Grupo D da Taça da Liga de futebol, apurando-se para a ‘final four’ da prova e afastando o detentor do troféu.

O Estoril Praia venceu hoje o FC Porto por 3-1, em jogo da segunda jornada do Grupo D da Taça da Liga de futebol, apurando-se para a ‘final four’ da prova e afastando o detentor do troféu.
Depois de ter vencido na primeira jornada o Leixões, da II Liga, por 2-1, a equipa da ‘linha’ estava a um triunfo de assegurar pela primeira vez a presença na fase decisiva da prova e começou bem, ao inaugurar o marcador aos 22 minutos, através de Cassiano.
Respondeu o FC Porto ainda na primeira parte, com um golo de Pepê, aos 34 minutos, tendo o triunfo dos ‘canarinhos’ surgido já numa altura em que o empate parecia ir prevalecer, com Rafik Guitane a fazer o 2-1, aos 90+1, e João Carlos a fechar o marcador, aos 90+6, na conversão de uma grande penalidade.
Com esta vitória, o Estoril fecha a sua participação no Grupo D na frente, com seis pontos, sendo que FC Porto e Leixões vão cumprir calendário quando se defrontarem na terceira jornada, em jogo agendado para 23 de dezembro.

A grande penalidade que fixou o resultado em 3-1 favorável ao Estoril.
Fonte: Vídeo Sport TV
-
DESPORTO DIRETO4 semanas atrás
DIRETO: VITÓRIA DE GUIMARÃES X FC PORTO (20:30)
-
DESPORTO DIRETO5 dias atrás
DIRETO: MOREIRENSE FC X SL BENFICA (18:00)
-
DESPORTO DIRETO1 semana atrás
DIRETO: SC BRAGA X FC UNION BERLIN (20:00)
-
DESPORTO DIRETO6 dias atrás
DIRETO: FC FAMALICÃO X FC PORTO (18:00)
-
REGIÕES2 semanas atrás
PENAFIEL: LAR DE IDOSOS SUSPEITO DE NÃO POSSUIR INSTALAÇÕES ADEQUADAS
-
REGIÕES3 semanas atrás
PORTO: METROBUS VAI FICAR MAIS CARO DO QUE PREVISTO
-
INTERNACIONAL4 semanas atrás
CIBERATAQUE AO MAIOR BANCO DA CHINA PERTURBA MERCADOS FINANCEIROS
-
REGIÕES2 semanas atrás
VILA FLOR: VEREADOR LUÍS POLICARPO (PSD) DETIDO PELA POLÍCIA JUDICIÁRIA