Ligue-se a nós

DESPORTO

VITÓRIA SC X SPORTING CP: ANÁLISE DE JOSÉ AUGUSTO SANTOS

Vitória e Sporting prometeram muito no início e no fim da 1ª parte e cumpriram com uma eletrizante, intensa, imprevisível e bem jogada 2ª parte em que o empate premiava 2 equipas que não mereceram perder. O Vitória foi mais eficaz, com menos remates, menor tempo de posse de bola e número de oportunidades de golo.

Online há

em

Vitória e Sporting prometeram muito no início e no fim da 1ª parte e cumpriram com uma eletrizante, intensa, imprevisível e bem jogada 2ª parte em que o empate premiava 2 equipas que não mereceram perder. O Vitória foi mais eficaz, com menos remates, menor tempo de posse de bola e número de oportunidades de golo.

Ruben Amorim privado de Coates, por motivos disciplinares e de St. Juste, lesionado optou por colocar na linha de 3 centrais Ricardo Esgaio sobre a direita, Diomande no meio e Gonçalo Inácio sobre a esquerda. Nas alas deu a titularidade a Geny Catamo e Matheus Reis. No meio-campo Morita fez a habitual dupla no corredor central com Hjulmand e no ataque Gyokeres teve a companhia de Marcus Edwards e Pote.

Álvaro Pacheco também se manteve fiel à sua estrutura tática, fez a troca no meio-campo de Dani Silva por Tiago Silva que fez companhia a Tomás Handel, manteve os 3 centrais, Jorge Fernandes, Borevkovic e Tomás Ribeiro. Entregou os corredores laterais a Miguel Maga na direita e Ricardo Mangas na esquerda e no ataque Jota na direita, João Mendes na esquerda no apoio a André Silva, em organização defensiva posicionou-se em bloco médio/baixo e tentou surpreender o Sporting em transição com a ligação dos 2 médios aos alas. No início conseguiu uma boa oportunidade com Jota a isolar-se e a rematar à figura de Adán. O Sporting respondeu com uma excelente jogada individual de Pedro Gonçalves que se desembaraçou da marcação de Jorge Fernandes e com um excelente remate fez Bruno Varela fazer a defesa da noite.

O início prometeu, mas a realidade é que a intensidade e velocidade das 2 equipas baixou substancialmente com o Sporting a assumir a posse de bola, o que impedia as transições do Vitória que também nunca se desorganizou. Nessa fase o jogo desenrolou-se com duelos no meio-campo, mas sem alguma das equipas criar situações para marcar. Na parte final da primeira parte Morita antecipou-se a Miguel Maga, muito macio no lance e ofereceu o golo a Gonçalo Inácio. O Vitória respondeu prontamente e Adán “derrubou” Ricardo Mangas. Tiago Silva converteu o penalti restabelecendo o empate e deu justiça ao marcador atendendo ao equilíbrio dos primeiros 45 minutos.

Se na primeira parte as equipas prometeram praticar futebol ofensivo e eficaz, na segunda cumpriram. Assistimos a um empolgante espetáculo com o público a dar forte contributo. Boa entrada do Vitória, a repetir o que aconteceu na 1ª parte, o Sporting a reagir, com as alterações promovidas por Ruben Amorim, saída de Esgaio (amarelado) colocou Nuno Santos no lado esquerdo, Trincão e Paulinho por troca com os apagados Hjulmad e Marcus Edwards, com o recuo de Pedro Gonçalves para o apoio no corredor central a Morita, tornou o meio-campo e ataque mais imprevisível e perigoso. Contra a corrente do jogo, o Vitória passou para a frente no marcador, numa excelente transição, com Handel a solicitar a velocidade de Jota Silva, magnifico cruzamento, remate de João Mendes e fantástica defesa de Adán, na recarga André Silva com um remate forte, com a bola a sofrer um desvio em Morita fez o 2-1.

Rápida resposta do Sporting com Nuno Santos a explorar o espaço na esquerda a isolar-se empatar. O Sporting estava por cima no jogo e Álvaro Pacheco percebeu que a sua equipa estava a perder capacidade física e com 3 alterações que se revelaram decisivas para a vitória acaba por ter interferência determinante na vitória do Vitória SC. A excelente jogada do 3-2 tem a participação do recém-entrado Nélson da Luz, Ricardo Mangas e de Dani Silva que com triangulação e arrancada fulgurante faz um grande golo, surpreendendo Adán, que estaria à espera de um cruzamento da posição onde o jovem médio vitoriano rematou.

O Sporting ainda tentou o empate, em desespero, criou algumas oportunidades para marcar, mas faltou cabeça fria, clarividência e eficácia na finalização.

Os melhores no Vitória foram, Tomás Handel, que está na idade ideal para poder jogar em equipas com outros objetivos (tem qualidade para jogar na dupla de médios do corredor central em qualquer dos nossos 4 grandes) e Borevkovic que ao anular aquele que é o principal jogador do Sporting, Viktor Gyokeres foi decisivo para a vitória dos conquistadores. Também Tiago Silva e Dani Silva foram influentes na boa exibição e eficácia dos vitorianos.

Geny Catamo, Pedro Gonçalves e Diomande foram os melhores no Sporting, num jogo em que Marcus Edwards fez uma exibição muito apagada e em que Hjulmand voltou a fazer um jogo aquém das qualidades que já evidenciou em alguns jogos.

João Pinheiro se acertou na marcação da falta que deu origem ao penalti que deu empate ao Vitória fez uma excelente arbitragem. Se errou, teve influência no resultado e no jogo porque Mangas poderia ver segundo amarelo e consequente vermelho e seria diferente a abordagem à segunda parte a perder e com menos um jogador em campo. No Estádio fiquei com a sensação de que a falta existiu. Depois de ver as imagens na TV, não vejo Adán tocar com o joelho, em Ricardo Mangas, como indicou o árbitro. O VAR Hugo Miguel com os meios ao seu dispor tem a obrigação de fazer prevalecer a verdade desportiva.


José Augusto Santos, Comentador Desportivo e Treinador de Futebol Nível IV UEFA Pro.

DESPORTO

BENFICA VENCE SPORTING E CONQUISTA TAÇA DA LIGA FEMININA PELA QUARTA VEZ

O Benfica conquistou hoje a Taça da Liga feminina de futebol pela quarta vez, depois de vencer na final o Sporting por 1-0, num jogo decidido com um golo de Chandra Davidson.

Online há

em

O Benfica conquistou hoje a Taça da Liga feminina de futebol pela quarta vez, depois de vencer na final o Sporting por 1-0, num jogo decidido com um golo de Chandra Davidson.

No Estádio do Restelo, a avançada canadiana marcou o único golo da partida aos 83 minutos, um minuto depois de ter entrado em campo, garantindo a conquista do troféu para as ‘encarnadas’.

O Benfica venceu quatro das cinco edições da Taça da Liga feminina, juntando o título hoje conseguido aos obtidos em 2019/20, 2020/21 e 2022/23, enquanto em 2021/22 foi o Sporting de Braga que triunfou, numa final frente às ‘encarnadas’.

Já as ‘leoas’ disputaram a final da Taça da Liga pela segunda vez, mas continuam sem nenhuma vitória na competição.

LER MAIS

DESPORTO

JOSÉ MOURINHO CONSIDERA PORTUGAL UM DOS FAVORITOS A VENCER O EURO2024

O treinador de futebol José Mourinho englobou, hoje, Portugal no lote das três seleções favoritas a vencer o Campeonato da Europa, que se disputa este ano, na Alemanha.

Online há

em

O treinador de futebol José Mourinho englobou, hoje, Portugal no lote das três seleções favoritas a vencer o Campeonato da Europa, que se disputa este ano, na Alemanha.

“Para mim, Portugal, França e Inglaterra são as três seleções mais fortes. Podem haver surpresas, mas, olhando para a qualidade dos jogadores, têm tudo para ganhar”, disse o técnico.

O treinador, de 61 anos, que está sem clube desde que deixou o comando dos italianos da Roma, em janeiro, confessou ter tido um convite para orientar a seleção e não descartou essa possibilidade.

“Tive a possibilidade de treinar a seleção, e foi uma possibilidade muito real. Mas, agora, estamos no Euro com um treinador que tem feito um ótimo trabalho, com uma geração ótima de jogadores e quero que tudo corra muito bem, que é ganhar. Ganhando, ele vai continuar e vão até ao próximo Mundial. Se tiver de acontecer, algum dia vai acontecer”, disse José Mourinho.

O treinador, que hoje esteve nas comemorações dos 40 anos da equipa do Rio Ave, orientada pelo seu pai Félix Mourinho, ter chegado, pela primeira vez, à final da Taça de Portugal, acedeu a comentar o alegado interesse de clubes ingleses no técnico do Sporting, Rúben Amorim.

“Gosto dele como pessoa e treinador. Acho que tem condições para treinar em qualquer liga e clube. Mas está numa liga boa e num grande clube. A decisão é dele e dos clubes que o queiram. Aquilo que fica claro é que gosto da pessoa e do treinador”, afirmou.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
Benecar - Cidade do Automóvel
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO

RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS