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ECONOMIA & FINANÇAS

2019: FERIADOS QUE PERMITEM PONTES E MINI-FÉRIAS

Em 2019, sete feriados nacionais calham em dias de semana. Consulte o calendário, mês a mês, para ficar a par de quais são os fins de semana prolongados e as “pontes” possíveis.

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Em 2019, há três ocasiões em que os feriados estão colados ao fim de semana, calhando a uma sexta-feira ou a uma segunda-feira. Os fins de semana prolongados acontecem em abril (19 de abril, Sexta-feira Santa), em junho (o dia 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, é a uma segunda-feira) e em novembro (o dia 1 de novembro, Dia de Todos os Santos, é numa sexta-feira).

A estes dias de pausa nacionais, acresce o São João, feriado municipal no Porto, em Mértola, Tavira, Almada, entre outros municípios, que se celebra a 24 de junho, e que em 2019 calha a uma segunda-feira.

Quanto a “pontes”, há quatro ocasiões em que é possível somar pelo menos quatro dias de pausa tirando apenas um dia de férias. A primeira é logo no arranque no ano, com o dia 1 de janeiro a calhar a uma terça-feira. As restantes são à quinta-feira: o Dia da Liberdade (25 de abril); o Corpo de Deus (20 de junho); e o Dia da Assunção de Nossa Senhora (15 de agosto).

Para aqueles que celebram o Santo António, o 13 de junho permitirá também fazer uma ponte, uma vez que calha a uma quinta-feira. Este feriado é comemorado em vários municípios, incluindo Lisboa, Vila Real, Reguengos de Monsaraz e Estarreja.

Também durante a semana, mas a uma quarta-feira, é o Dia do Trabalhador (1 de maio) e o Natal (25 de dezembro).

Há, no entanto, quatro feriados que coincidem com o fim de semana: o dia de Páscoa, que se celebra ao domingo (21 de abril); o dia da Implantação da República (5 de outubro), que calha a um sábado; o dia da Restauração da Independência (1 de dezembro), a um domingo; e o Dia da Imaculada Conceição (8 de dezembro), também a um domingo.

A este junta-se o São Pedro, 29 de junho, feriado municipal celebrado em Sintra, Montijo, Évora, entre outros, e que em 2019 acontece a um sábado.

Por fim, o Carnaval é no dia 5 de março. Não sendo feriado, há anos em que é decretada tolerância de ponto pelo Governo.

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BENEFICIÁRIOS DE PRESTAÇÕES DE DESEMPREGO SOBEM 9% EM MARÇO

O número de beneficiários de prestações de desemprego em março aumentou 9,1% em termos homólogos, mas caiu 1,1% face a fevereiro, totalizando 195.359, segundo as estatísticas mensais publicadas pela Segurança Social.

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O número de beneficiários de prestações de desemprego em março aumentou 9,1% em termos homólogos, mas caiu 1,1% face a fevereiro, totalizando 195.359, segundo as estatísticas mensais publicadas pela Segurança Social.

Em relação ao mês anterior, registou-se em março uma redução de 2.237 beneficiários, mas, face ao mesmo mês do ano anterior, verificou-se uma subida em 16.252 beneficiários, de acordo com a síntese do Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

As prestações de desemprego são maioritariamente requeridas por mulheres, correspondendo a 110.657 beneficiárias (56,6% do total).

Tendo em conta apenas o subsídio de desemprego, o número de beneficiários totalizou 153.208, uma redução de 1% em cadeia, mas um aumento de 12,4% em comparação com o mês homólogo.

O valor médio mensal do subsídio de desemprego em março foi de 641 euros, correspondendo a uma subida homóloga de 4,2%.

No caso do subsídio social de desemprego inicial, esta prestação foi processada a 11.294 beneficiários, menos 6,1% do que em fevereiro e mais 13,5% face a março de 2023.

Já o subsídio social de desemprego subsequente abrangeu 22.197 beneficiários, uma diminuição de 0,8% em termos mensais e de 10,7% na comparação homóloga.

De acordo com os dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), publicados na sexta-feira, o número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616.

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PROIBIÇÃO DE CARROS NOVOS A GASÓLEO E GASOLINA AMEAÇA SOBERANIA DA UE

O Tribunal de Contas Europeu alertou que a proibição da venda de automóveis novos a gasolina e a gasóleo a partir de 2035 pode por em causa a liderança europeia, por falta de competitividade sobretudo no fabrico de baterias.

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O Tribunal de Contas Europeu alertou que a proibição da venda de automóveis novos a gasolina e a gasóleo a partir de 2035 pode por em causa a liderança europeia, por falta de competitividade sobretudo no fabrico de baterias.

Num relatório divulgado esta segunda-feira, o Tribunal de Contas Europeu (TCE) destaca um possível choque entre o Pacto Ecológico Europeu e “a soberania industrial” da União Europeia (UE) com a aposta em veículos elétricos.

O TCE constatou que, apesar do grande apoio público, as baterias fabricadas na UE “continuam a custar muito mais do que o previsto”, o que afeta a competitividade dos automóveis elétricos europeus em relação a outros produtores mundiais, podendo também “levar a que os carros elétricos europeus não estejam ao alcance de uma grande parte da população”.

Menos de 10% do fabrico mundial de baterias está sediado na Europa, destaca o texto, sendo a grande maioria produzida na China.

O setor das baterias da UE depende das importações de recursos de países de fora, com os quais o bloco não tem os devidos acordos comerciais: 87% do lítio em bruto provém da Austrália, 80% do manganês da África do Sul e do Gabão, 68% do cobalto da República Democrática do Congo e e 40% da grafite da China, refere a instituição.

O TCE alerta ainda que as infraestruturas de carregamento de veículos ainda levantam muitos obstáculos, quer pela escassez de oferta, quer pela falta de um meio harmonizado de pagamento.

Perante a dificuldade encontrada em reduzir as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) no setor rodoviário e o fraco desenvolvimento dos biocombustíveis, a UE aposta nos veículos elétricos como a melhor alternativa possível.

Reduzir ou eliminar as emissões de CO2 dos carros de passageiros é um elemento essencial da estratégia europeia para o clima, cujo objetivo é chegar às zero emissões líquidas de GEE até 2050, ano em que a UE deverá atingir a neutralidade carbónica.

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