ECONOMIA & FINANÇAS

2019: FERIADOS QUE PERMITEM PONTES E MINI-FÉRIAS

Em 2019, há três ocasiões em que os feriados estão colados ao fim de semana, calhando a uma sexta-feira ou a uma segunda-feira. Os fins de semana prolongados acontecem em abril (19 de abril, Sexta-feira Santa), em junho (o dia 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, é a uma segunda-feira) e em novembro (o dia 1 de novembro, Dia de Todos os Santos, é numa sexta-feira).

A estes dias de pausa nacionais, acresce o São João, feriado municipal no Porto, em Mértola, Tavira, Almada, entre outros municípios, que se celebra a 24 de junho, e que em 2019 calha a uma segunda-feira.

Quanto a “pontes”, há quatro ocasiões em que é possível somar pelo menos quatro dias de pausa tirando apenas um dia de férias. A primeira é logo no arranque no ano, com o dia 1 de janeiro a calhar a uma terça-feira. As restantes são à quinta-feira: o Dia da Liberdade (25 de abril); o Corpo de Deus (20 de junho); e o Dia da Assunção de Nossa Senhora (15 de agosto).

Para aqueles que celebram o Santo António, o 13 de junho permitirá também fazer uma ponte, uma vez que calha a uma quinta-feira. Este feriado é comemorado em vários municípios, incluindo Lisboa, Vila Real, Reguengos de Monsaraz e Estarreja.

Também durante a semana, mas a uma quarta-feira, é o Dia do Trabalhador (1 de maio) e o Natal (25 de dezembro).

Há, no entanto, quatro feriados que coincidem com o fim de semana: o dia de Páscoa, que se celebra ao domingo (21 de abril); o dia da Implantação da República (5 de outubro), que calha a um sábado; o dia da Restauração da Independência (1 de dezembro), a um domingo; e o Dia da Imaculada Conceição (8 de dezembro), também a um domingo.

A este junta-se o São Pedro, 29 de junho, feriado municipal celebrado em Sintra, Montijo, Évora, entre outros, e que em 2019 acontece a um sábado.

Por fim, o Carnaval é no dia 5 de março. Não sendo feriado, há anos em que é decretada tolerância de ponto pelo Governo.

VEJA AINDA:

ALFÂNDEGA DA FÉ: NÃO HÁ REGISTO DE NOVOS CASOS COVID-19 NAS ESCOLAS

Lusa

VILA VIÇOSA: 14 INFETADOS COM COVID-19 NOS SERVIÇOS DA MISERICÓRDIA

Lusa

AVEIRO: 13 ANOS DE PRISÃO PARA HOMEM QUE MATOU A MÃE

Lusa

AÇORES: SITUAÇÃO DE CALAMIDADE PROLONGADA ATÉ 23 DE OUTUBRO

Lusa

MONTIJO: INCÊNDIO NUMA EMPRESA CAUSA DOIS FERIDOS

Lusa

ALVAIÁZERE: SETE UTENTES E DOIS FUNCIONÁRIOS DE LAR INFETADOS COM COVID-19

Vítor Fernandes