Ligue-se a nós

REGIÕES

3,2 MILHÕES PARA TRATAMENTO DO LIXO

Nordeste transmontano com 3,2 milhões para melhorar tratamento do lixo. Financiamento comunitário visa melhor eficácia do sistema Resíduos do Nordeste, que abrange 13 municípios. Vê mais aqui. Partilha com os teus amigos !

Online há

em

3,2 MILHÕES PARA TRATAMENTO DO LIXO

O Nordeste Transmontano vai ser alvo de um investimento superior a 3,2 milhões de euros para melhorar a recolha e tratamento dos resíduos, que inclui a recolha selectiva porta a porta, divulgou esta terça-feira a empresa Resíduos do Nordeste, que cobre os 12 concelhos do distrito de Bragança mais Vila Nova de Foz Côa, na Guarda. O investimento tem uma taxa de cofinanciamento de 85%”.

Financiado pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência do Uso dos Recursos, o investimento será feito no âmbito do “”Projecto Integrado de Recolha Selectiva Multimaterial no Nordeste Transmontano” e procura “aumentar a quantidade e qualidade da reciclagem dos vários materiais, contribuindo também para a redução dos resíduos tratados indiferenciadamente, sendo que engloba recolha selectiva porta a porta, optimização e reforço da recolha selectiva, centro de triagem, sensibilização, publicidade e comunicação”.

Segundo as metas estabelecidas no Plano Estratégico para os Resíduos Sólidos Urbanos 2020, este sistema está obrigado a aumentar para 80% a quantidade de resíduos urbanos que seguem para reutilização e reciclagem e poderá depositar em aterro apenas 10% do lixo produzido pelos seus 140 mil habitantes.

A Resíduos do Nordeste é responsável por cerca de 200 postos de trabalho e gere uma rede de 14 ecocentros e 616 ecopontos espalhados pela região. Com este investimento vai adquirir novas viaturas e contentores, ecopontos, um ecocentro móvel e uma solução inteligente de gestão de resíduos, medidas que visam “a melhoria da acessibilidade dos cidadãos à rede de recolha selectiva”. A solução de gestão dos resíduos é, segundo a empresa, um “projeto-piloto para detecção, monitorização, identificação alerta e registo nos ecopontos. As verbas contemplam ainda a sensibilização, publicidade e comunicação com acções de sensibilização ambiental, entre outras.

A Resíduos do Nordeste nasceu da articulação de 13 municípios, que aproveitaram como solução comum para tratamento dos resíduos, o aterro sanitário de Urjais, em Mirandela. A empresa constituída há 13 anos já investiu mais de 20 milhões de euros naquele Parque Ambiental que inclui unidades de triagem, de produção de composto e valorização energética de resíduos.

REGIÕES

FIGUEIRA DA FOZ: JUDICIÁRIA DETEVE SUSPEITO DE ABUSAR DA FILHA DE 12 ANOS

Um homem de 36 anos suspeito de abusar sexualmente da filha, de 12 anos, foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) na Figueira da Foz e vai aguardar julgamento em prisão preventiva, anunciou nesta segunda-feira aquela força policial.

Online há

em

Um homem de 36 anos suspeito de abusar sexualmente da filha, de 12 anos, foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) na Figueira da Foz e vai aguardar julgamento em prisão preventiva, anunciou nesta segunda-feira aquela força policial.

Em informação à agência Lusa, fonte da Diretoria do Centro da PJ esclareceu que o detido, que não possui antecedentes criminais, é suspeito de ter abusado sexualmente da filha “de forma reiterada, ao longo de quatro meses, em casa” e durante a ausência da mãe da menor, “aproveitando a posição de superioridade” sobre a vítima.

“A menina, vendo-se numa situação bastante desconfortável, acabou por contar à mãe, que apresentou queixa” às autoridades, indicou a fonte da PJ.

O homem, português e trabalhador da área da construção civil, foi detido na sexta-feira e presente a tribunal no sábado, tendo-lhe sido decretada a prisão preventiva.

LER MAIS

REGIÕES

VISEU: POLÍCIA JUDICIÁRIA DETEVE HOMEM E MULHER SUSPEITOS DE SEQUESTRO

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou esta segunda-feira a detenção de um homem e de uma mulher, em Viseu e em Coimbra, suspeitos dos crimes de sequestro, roubo, ofensa à integridade física grave e detenção de arma proibida.

Online há

em

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou esta segunda-feira a detenção de um homem e de uma mulher, em Viseu e em Coimbra, suspeitos dos crimes de sequestro, roubo, ofensa à integridade física grave e detenção de arma proibida.

Em comunicado, a PJ avançou que os crimes, cometidos no dia 2 de fevereiro, em Viseu, foram motivados por questões passionais.

Segundo a PJ, os suspeitos, “na companhia de um outro homem que, na altura, se encontrava evadido, a pretexto de consumirem produtos estupefacientes”, levaram um homem de 24 anos “até uma zona florestal nos arredores da cidade de Viseu”.

“No local, afastado de habitações, foi ameaçado com uma arma de fogo, violentamente agredido, amarrado e regado com combustível. Contudo, por ter conseguido libertar-se e fugir, acabou por não ter sido incendiado”, acrescentou.

O homem e a mulher foram detidos em Viseu e em Coimbra, em cumprimento de mandados de detenção.

Após o primeiro interrogatório nas autoridades judiciárias, o homem ficou sujeito à medida de coação de prisão preventiva e a mulher obrigada a apresentações semanais e proibida de contactar os restantes intervenientes.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
Benecar - Cidade do Automóvel
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO

RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS