Ligue-se a nós

NACIONAL

FARMÁCIA: 50% DAS VENDAS SÃO GENÉRICOS

Em 2015 foram aviadas 64 milhões de embalagens de remédios sem marca, mostram os dados citados pelo DN. O Infarmed lançou uma campanha para lembrar que esta opção é um direito do consumidor e um dever da farmácia. Vê mais aqui. Partilha com os teus amigos !

Online há

em

FARMÁCIA: 50% DAS VENDAS SÃO GENÉRICOS

Quase metade (47,4%) dos medicamentos aviados nas farmácias portuguesas já são genéricos, segundo os dados disponibilizados pela Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed), citados esta segunda-feira pelo DN. Mais de 700 farmácias – no total de 2.793 existentes no país – já superam a quota de 50%.

Em 2015 foram vendidas mais 1,5 milhões de embalagens de medicamentos sem marca, face ao ano anterior, para um total de 64 milhões de embalagens no valor de 461 milhões de euros. “Já existem dez farmácias no país que ultrapassaram uma quota de 60% de medicamentos genéricos por unidades, um resultado em que se têm destacado algumas unidades, sobretudo a sul de Lisboa”, destaca a mesma nota.

O retrato completo e por farmácia disponibilizado pelo Infarmed, que inclui dados de Janeiro de 2015 a Fevereiro de 2016, mostra que Mértola é o único concelho que ultrapassa os 60% em termos de quota de mercado. O Infarmed crê que “é possível reforçar a actual quota” e “aproximá-la das registadas noutros países, nomeadamente nos países nórdicos ou na Alemanha”.

A meta traçada pelo Governo até ao final da legislatura, em 2019, é de atingir uma quota de 60% a nível nacional. Citado pelo DN, o gabinete do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, assinala que a legislação relativa às farmácias comunitárias, aprovada recentemente em Conselho de Ministros, visa precisamente “aprofundar e dinamizar a venda de medicamentos genéricos, apostando na confiança e nas vantagens económicas para os cidadãos”.

“Peça genéricos, não torne a saúde mais cara para todos”. É este o slogan da nova campanha lançada pelo Infarmed, que está a ser implementada em Julho e Agosto e que pretende “estimular os consumidores e profissionais de saúde a preferirem estes medicamentos”. Além disso, a campanha quer reforçar “a obrigação que a farmácia tem de propor os medicamentos com preço mais baixo e as opções que o consumidor pode tomar na compra do medicamento”.

JORNALONLINE
RÁDIO ONLINE
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
GIL VICENTE X FC PORTO




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
SC BRAGA X HOFFENHEIM




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
SC BRAGA X SPORTING CP




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
SC BRAGA X VITÓRIA SC




SINTONIZADOR RÁDIO REGIONAL

Nacional
Nacional
NacionalNacional
Nacional HDNacional HD
Vila Real 94.5 FMVila Real 94.5 FM
Chaves 100.2 FMChaves 100.2 FM
Bragança 91.5 FMBragança 91.5 FM
Mirandela 100.2 FMMirandela 100.2 FM

SINTONIZADOR RÁDIO 100%

Rádio 100% Portugal
Rádio 100% Portugal
Rádio 100% PortugalRádio 100% Portugal
Rádio 100% PopularRádio 100% Popular
Rádio 100% BrasilRádio 100% Brasil
Rádio 100% Love SongsRádio 100% Love Songs
Rádio 100% OldiesRádio 100% Oldies
Rádio 100% DanceRádio 100% Dance
Rádio 100% RockRádio 100% Rock
Rádio 100% InspirationRádio 100% Inspiration
Rádio 100% ClássicaRádio 100% Clássica
Rádio 100% LatinaRádio 100% Latina

FABIO NEURAL @ ENCODING


BRAGA BRAGANÇA CHAVES CIÊNCIA COVID-19 CRIME CRISE DESPORTO DESPORTO DIRETO ECONOMIA EDUCAÇÃO EMPRESAS FC PORTO FOGOS E INCÊNDIOS FUTEBOL GNR GOVERNO DE PORTUGAL GREVES GUERRA IMPOSTOS INTERNACIONAL IPMA JUSTIÇA LIGA DOS CAMPEÕES LISBOA METEOROLOGIA NACIONAL PANDEMIA POLÍCIA POLÍCIA JUDICIÁRIA POLÍTICA PORTO PORTUGAL PRIMEIRA LIGA REGIÃO NORTE REGIÕES RÚSSIA SAÚDE SC BRAGA SEGURANÇA SEGURANÇA RODOVIÁRIA SL BENFICA SPORTING CP TECNOLOGIA TRABALHO TRÁS-OS-MONTES TURISMO UCRÂNIA VILA REAL VÍDEOS