RÁDIO REGIONAL
REGIÕES

RDP ÁFRICA PASSA A ESTAR DISPONÍVEL NO NORTE ATRAVÉS DA FREQUÊNCIA 91,5 MHZ

O secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media anunciou hoje, “em primeira mão”, que o Governo atribuiu a frequência 91,5 MHz à RDP África, passando o canal a estar disponível no norte do país.

Nuno Artur Silva falava na comissão parlamentar de Cultura e Comunicação, no âmbito da audição sobre a revisão do contrato de concessão do serviço público de rádio e de televisão, num requerimento do PSD.

“Também vos gostaria de transmitir em primeira mão que o Governo decidiu atribuir à RTP, enquanto concessionária do serviço público de radiodifusão, uma frequência que estava livre há muito tempo, a frequência 91,5 MHz que cobria o concelho do Porto e que estava disponível”, afirmou o governante.

“Decidimos atribuí-la à RDP África, também reforçando-se no norte”, sublinhou Nuno Artur Silva, salientando que o canal passa, assim, a marcar presença naquela região do país.

Até agora, a RDP África estava presente nas regiões de Lisboa, Coimbra e Faro.

“Pareceu-nos uma excelente oportunidade de fazer chegar o canal RDP África ao Norte utilizando esta frequência, acho que é uma boa notícia”, considerou o governante, que revelou que o nome de código do projeto de trazer a estação ao norte do país chamava-se: “Vamos pôr o funaná no bolhão”.

Nuno Artur Silva sublinhou que a “relevância da RTP é medida pelo conjunto dos seus canais”.

Por isso, o secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media disse aos deputados não ter gostado que tivesse sido feita “uma referência que menoriza a Antena 3 pelo facto de eventualmente não ter a audiência que têm, por exemplo, as rádios comerciais”.

O governante destacou o “papel insubstituível que a Antena 3 tem na promoção de tudo o que é a nova música portuguesa, que muitas vezes, de outra maneira, não encontraria forma nem de se fazer ouvir, nem de se promover”.

Sublinhou também a “atividade inestimável que tem havido da Antena 3 em colaboração com a RTP na gravação de muitos desses valores da música que futuramente serão património e que só a RTP terá no seu arquivo porque foram gravadas a tempo e horas”.

Para o secretário de Estado, tanto a Antena 3 como a Antena 2 têm “um papel insubstituível”.

“O que devemos rejeitar é qualquer conversa simplista que tenda a reduzir a RTP a uma espécie de medição” das audiências da RTP1 e dos seus programas em ‘prime time’, considerou.

“É importante pensar a RTP como um pilar absolutamente insubstituível da estratégia audiovisual e dos media em Portugal e, sobretudo, do cinema, dos documentários, da animação” porque a “RTP é o grande investidor nesse tipo de conteúdos”, rematou.

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

FC PORTO REAFIRMA DOMÍNIO ABSOLUTO COM TÍTULOS EM TODOS OS ESCALÕES

Rádio Regional

INSOLVÊNCIAS DE EMPRESAS DIMINUEM 15% ATÉ MAIO DE 2026

Rádio Regional

DOURO, TÂMEGA E SOUSA REFORÇA REDE DE ENSINO PROFISSIONAL

Rádio Regional

CCDR NORTE VISITA INVESTIMENTO NA DESCARBONIZAÇÃO DO PORTO DE LEIXÕES

Rádio Regional

MATOSINHOS: PONTE MÓVEL DE LEIXÕES ENCERRA TRÊS MESES PARA MANUTENÇÃO

Rádio Regional

MAIS DE 160 CONCELHOS EM PERIGO MÁXIMO DE INCÊNDIO DEVIDO AO CALOR

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.