RÁDIO REGIONAL
FISCO OBRIGADO A SUSPENDER PENHORAS
NACIONAL

FISCO OBRIGADO A SUSPENDER PENHORAS

A nova lei, que entrou em vigor em Maio e que protege as residências de famílias com dívidas ao Fisco, levou já a suspender mais de um milhar de vendas, revela o Diário de Notícias. Os devedores puderam ficar a pagar a dívida à medida das suas disponibilidades.

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) suspendeu 1.210 vendas de imóveis que estavam penhorados por dívidas ao Fisco, mas que eram a habitação própria dos respectivos proprietários e suas famílias. Os números, revelados ao Diário de Notícias pela AT, contam-se desde Maio deste ano, data da entrada em vigor de uma nova lei que veio proteger do despejo estes contribuintes.

De acordo com as novas regras, lembra o jornal, a existência de dívidas ao Fisco continua a permitir que o prédio seja penhorado, mas já não pode levar a que o mesmo seja vendido. Na prática, fica penhorado, mas o proprietário e devedor mantém-se como fiel depositário, podendo aí continuar a residir.

A Segurança Social já adoptava este tipo de política desde 2012, mas as finanças só este ano o começaram a fazer, depois da aprovação, em Abril, de um diploma que resultou da junção de projectos de diploma apresentados no Parlamento pelos Verdes, PCP, Bloco de Esquerda e PS.

São protegidas as habitações com um valor patrimonial tributário abaixo de 574 mil euros e, mesmo para valores mais altos, a venda só pode acontecer depois de passado um ano sobre o prazo de pagamento da dívida mais antiga.

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

MIRANDA SARMENTO ANTEVÊ QUEDA NOS COMBUSTÍVEIS E NOVOS CORTES NO IRS

Rádio Regional

LEILÃO DO ESTÁDIO DO BESSA ATINGE 25,7 MILHÕES DE EUROS

Vítor Fernandes

OPERAÇÃO “PORTUGAL SEMPRE SEGURO” RESULTA EM 76 DETENÇÕES

Rádio Regional

AUTORIDADE TRIBUTÁRIA INTENSIFICA INVESTIGAÇÃO A PAGAMENTOS NO FUTEBOL

Rádio Regional

IMPOSTOS: REGRAS DO IUC ALTERADAS PARA CARROS USADOS

Rádio Regional

NOVO REGIME OBRIGA PRESTADORES DE CRIPTOATIVOS A REPORTAR DADOS AO FISCO

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.