RÁDIO REGIONAL
DESMANTELADA REDE DE ESCRAVATURA
REGIÕES

DESMANTELADA REDE DE ESCRAVATURA

A PJ do Porto deteve o alegado líder de uma rede de tráfico de pessoas e escravidão, que obrigava trabalhadores estrangeiros a laborar 17 horas por dia na agricultura. O suspeito, de 29 anos, também estrangeiro, residia em Carrazeda de Ansiães, mas foi detido no país de origem, no cumprimento de um mandado de captura internacional. Já foi levado ao Tribunal de Vila Flor, que o colocou em prisão preventiva.

Em causa, segundo um comunicado da PJ, está a investigação a um “grupo criminoso”, que recrutava no estrangeiro vítimas com dificuldades financeiras “para a prestação de serviços na área da agricultura na região de Trás-os-Montes, prometendo-lhes trabalho e condições dignas, incluindo remuneração, transporte de e para os locais de trabalho, alojamento e alimentação”.

Porém, tudo não passou de falsas promessas. Aos trabalhadores eram retirados os passaportes quando chegavam a Portugal e acabavam por ser forçados a trabalhar “sob ameaça, violência física e psicológica”. A PJ sublinha que chegavam a ter de laborar entre as cinco horas da madrugada e as 22 horas, “sem folgas e sem salário”.

“Esta prática criminosa perdurou, pelo menos, de Abril a Junho do corrente ano, até que duas das vítimas conseguiram fugir do local onde pernoitavam e denunciar a situação às autoridades policiais, tendo a Polícia Judiciária e a GNR de Mirandela, em articulação, procedido à libertação de mais sete pessoas que se encontravam nas mesmas circunstâncias no local e providenciado pelo retorno assistido das mesmas para o seu país”, explica a Judiciária.

O alegado cabecilha fugiu para o seu país de origem, mas acabou detido e extraditado para Portugal, numa operação que contou com a colaboração de polícias internacionais, no cumprimento de mandados de detenção europeus.

LUSA

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

VILA REAL: JOVENS PRESSIONAM AUTARQUIA POR PLANO DE AÇÃO CLIMÁTICA URGENTE

Rádio Regional

MOGADOURO: CONSULTA PÚBLICA DE CENTRAL SOLAR FECHA COM 246 PARTICIPAÇÕES

Rádio Regional

CHAVES: FESTA DOS POVOS TRAZ DOIS MIL ANOS DE HISTÓRIA EM AGOSTO

Rádio Regional

BRAGANÇA: HOMEM DE 42 ANOS DETIDO POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Rádio Regional

BRAGANÇA: MERCADO MUNICIPAL RECEBE 130 MIL EUROS DE INVESTIMENTO

Rádio Regional

VILA REAL: DESPISTE NA A4 PROVOCA FERIMENTOS GRAVES EM DUAS MULHERES

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.