RÁDIO REGIONAL
REGIÕES

LISBOA: EMPRESÁRIOS DA DIVERSÃO ITINERANTE EXIGEM RETOMA DA ATIVIDADE

Os empresários do setor da diversão itinerante vão manifestar-se na quarta e na quinta-feira em Lisboa para exigir uma resposta do Governo para a retoma da atividade e por se sentirem discriminados.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Associação dos Profissionais Itinerantes Certificados (APIC) disse que os empresários “só querem voltar a trabalhar”, depois da paragem motivada pela pandemia de covid-19, frisando que o Governo não pode “discriminar” o setor.

“O decreto-lei é claro: a atividade de diversão está totalmente proibida. As atividades de lazer, fazer desporto e ir ao parque infantil está tudo autorizado pelas câmaras municipais. No nosso caso, nada está autorizado”, disse Luís Paulo Fernandes.

O representante explicou que a iniciativa reúne as três associações do setor para expressar a sua indignação, por o Governo ignorar os empresários itinerantes, que estão sem eventos para trabalhar, mesmo que com um ‘protocolo covid’.

É a primeira vez que um protesto vai juntar a APIC, a Associação Portuguesa de Empresas de Diversões (APED) e a MEID – Associação – Movimento Empresarial Itinerante de Empresas de Diversões e Similares.

“O Ministério [da Economia] já deveria ter percebido que não há divisão entre nós. Estamos, as três associações, alinhadas pela primeira vez, apesar das diferenças e da concorrência. […] Os empresários não têm nada a perder. É um desespero total”, disse.

O presidente da APIC lembrou que no ano passado os empresários trabalharam com protocolo e planos de contingência, e que não houve um único caso suspeito entre julho e setembro entre os empresários ou famílias a operar nesta área.

“Pedimos reuniões ao Ministério da Economia, mas o que nós queremos é que este emita um despacho a dizer que não arrancamos esta semana, mas podemos na semana de 20 de maio, que é quando estão prontos os protocolos e as autorizações municipais. […] Nas reuniões, o que nos foi dito foi que estão atentos, mas que ainda não é altura de nos libertarem a atividade”, frisou.

O representante recordou que já foi assinado um protocolo com a Câmara Municipal da Figueira da Foz, no distrito de Coimbra.

“O protocolo com a Câmara do Porto vai ser votado em assembleia municipal. Nós precisamos começar a preparar as coisas para abrir”, disse.

Na quarta-feira, os empresários vão manifestar-se em frente ao Ministério da Economia e na quinta-feira junto ao Conselho de Ministros.

Os empresários vão também fazer uma vigília junto à Presidência da República.

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

GUTERRES ALERTA PARA PROTESTOS DEVIDO AO CUSTO DE VIDA

Rádio Regional

MACEDO DE CAVALEIROS: ENCONTRO DE JOVENS AGRICULTORES

Rádio Regional

LIGA DOS CAMPEÕES: SPORTING SOFRE DERROTA CASEIRA FRENTE AO LASK

Rádio Regional

DOCENTES DE MEDICINA DEMITEM-SE COM CRÍTICAS À UTAD EM VILA REAL

Rádio Regional

DOURO: GNR DESMANTELA REDE DE TRÁFICO DE DROGA

Rádio Regional

VASP GANHA CONCURSO PARA DISTRIBUIÇÃO DE IMPRENSA ESCRITA

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.