Ligue-se a nós

NACIONAL

PARLAMENTO ‘RECOMENDA’ AO GOVERNO MAIS RESPOSTAS PARA A SAÚDE MENTAL

O Parlamento aprovou esta quinta-feira, com os votos a favor de toda a oposição e a abstenção do PS, uma resolução que recomenda ao Governo o reforço das respostas e das estratégias para a área da saúde mental.

Online há

em

O Parlamento aprovou esta quinta-feira, com os votos a favor de toda a oposição e a abstenção do PS, uma resolução que recomenda ao Governo o reforço das respostas e das estratégias para a área da saúde mental.

O texto final da Comissão de Saúde, aprovado em votação final global, agregou projetos de resolução — que não têm força de lei — do PCP, do CDS-PP, do BE, da IL, do PSD, do PAN e das deputadas não inscritas Joacine Katar Moreira e Cristina Rodrigues sobre a mesma matéria. A resolução agora aprovada é composta por 45 pontos distribuídos por recomendações de caráter geral, para a área da juventude e educação e relativas à pandemia de Covid-19.

Entre os 26 pontos do primeiro bloco, consta a recomendação para que o Governo promova um maior envolvimento dos cuidados de saúde primários na prevenção e tratamento da ansiedade e depressão, através de programas específicos e de uma consulta em cada um dos centros de saúde, dedicada ao diagnóstico precoce.

Além disso, o executivo deve dotar os cuidados de saúde primários do número adequado de profissionais especialistas em saúde mental, em particular nas regiões mais carenciadas, com vista ao cumprimento do rácio de pelo menos um psicólogo por 5.000 habitantes.

Outras recomendações indicam que o Governo deve concluir este ano o concurso aberto em 2018 para a contratação de 40 psicólogos para o Serviço Nacional de Saúde, reforçar a oferta de cuidados continuados integrados de saúde mental em todas as regiões e procurar respostas residenciais para pessoas com perturbações crónicas e que residem nos hospitais psiquiátricos.

Já para a área da juventude e educação, a resolução hoje aprovada prevê, entre outros pontos, que o Governo reforce os psicólogos nas escolas para o diagnóstico precoce e acompanhamento psicológico das crianças e jovens, dotando-as dos recursos necessários.

Outro dos pontos consagrados no texto final indica que devem ser promovidas estratégias nacionais para combater e reverter o crescente consumo de substâncias ilícitas e/ou neurologicamente nocivas na faixa etária entre os 13 e os 18 anos.

Está também previsto no documento que seja reforçada a componente curricular dedicada à promoção da saúde mental nos ciclos de escolaridade obrigatória, assim como a promoção de estratégias de combate à dependência excessiva de ecrãs e da internet por parte das crianças e adolescentes.

No que se refere ao capítulo da Covid-19, os deputados recomendaram ao Governo que, entre os vários pontos previstos, que crie as respostas específicas para lidar com as consequências imediatas e futuras que pandemia provocou na saúde mental, que reforce as consultas desta área por videoconferência e que realize um estudo nacional para avaliar o impacto da pandemia na saúde mental dos portugueses.

NACIONAL

GOVERNO PROPÔS SUPLEMENTO DE MISSÃO PARA PSP E GNR ENTRE 365 E OS 625 EUROS

O Governo propôs hoje um suplemento de missão os elementos da PSP e da GNR entre os 365,13 e os 625,94 euros, significando um aumento até 75 euros, revelou o presidente da Associação dos Profissionais da Guarda.

Online há

em

O Governo propôs hoje um suplemento de missão os elementos da PSP e da GNR entre os 365,13 e os 625,94 euros, significando um aumento até 75 euros, revelou o presidente da Associação dos Profissionais da Guarda.

César Nogueira avançou aos jornalistas que este novo suplemento de missão, que tem como referência o vencimento base do comandante-geral da Guarda Nacional Republicana, vai substituir o atual suplemento por serviço e risco nas forças de segurança.

No final da reunião com a ministra da Administração Interna, o presidente da Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR) classificou esta primeira proposta do Governo de “muito má”, indicando que os elementos das forças de segurança teriam, com esta proposta, um aumento até 75 euros.

Segundo a proposta apresentada às cinco associações socioprofissionais da GNR, os oficiais passariam a ter um suplemento de missão de 12% da remuneração base do comandante-geral da GNR, que é de 5.216,23 euros, enquanto a percentagem para os sargentos é de 9% e para os guardas de 7%.

LER MAIS

NACIONAL

ALERGIAS: CONCENTRAÇÃO DE PÓLEN VAI SUBIR A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA

A concentração de pólen na atmosfera pode subir em Portugal continental a partir de segunda-feira, atingindo valores de risco moderado a elevado, se se confirmar a previsão do fim da chuva e da subida de temperatura.

Online há

em

A concentração de pólen na atmosfera pode subir em Portugal continental a partir de segunda-feira, atingindo valores de risco moderado a elevado, se se confirmar a previsão do fim da chuva e da subida de temperatura.

A informação consta do Boletim Polínico da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) relativo à semana de 03 a 09 de maio e divulgado hoje.

“Durante o fim de semana, a concentração polínica deverá manter-se baixa a moderada, pelo efeito de ‘lavagem da atmosfera’, causado pela precipitação, que está prevista ocorrer em Portugal continental”, adianta o boletim.

A previsão da SPAIC é que a partir de dia 06 os doentes alérgicos corram um risco elevado nas regiões da Beira Litoral, Beira Interior, Lisboa e Setúbal, Alentejo e Algarve, sendo o risco moderado a elevado na de Trás-os-Montes e Alto Douro e na de Entre Douro e Minho.

Para as regiões autónomas da Madeira e dos Açores, a previsão para a próxima semana é de uma concentração polínica baixa.

A SPAIC recomenda que se “esteja atento à previsão de meteorologia, para complementar a previsão polínica”.

Quanto à proveniência dos grãos de pólen, destacam-se no continente os “das árvores oliveira, pinheiro, carvalhos, azinheira e sobreiro e das ervas gramíneas, tanchagem, urtiga, azeda e urticáceas (inclui a parietária)”.

Nas regiões do Algarve, Alentejo, Lisboa e Setúbal e também no Arquipélago da Madeira em particular “observa-se a polinização do quenopódio” e nas do Norte e do Centro do país destaca-se o pólen da bétula.

Na Madeira e nos Açores, o pólen será “maioritariamente proveniente” das árvores pinheiro e cipreste (e/ou criptoméria no maior dos arquipélagos) e das ervas urticáceas (inclui a parietária), urtiga, tanchagem e gramíneas.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
Benecar - Cidade do Automóvel
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO

RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS