RÁDIO REGIONAL
EFEMÉRIDES
EFEMÉRIDES

EFEMÉRIDES: 4 DE NOVEMBRO

1576 – Antuérpia é pilhada por tropas espanholas.

1809 – Nasce o compositor alemão Felix Mendelssohn, nome maior do Romantismo.

1869 – É publicado o primeiro número da revista Nature.

1877 – É inaugurada a ponte ferroviária D. Maria Pia. O comboio chega à cidade do Porto.

1922 – É descoberta, no Egipto, a entrada para o túmulo de Tutamkamon.

1945 – É fundada a UNESCO (imagem).

1946 – É constituída a UNESCO, organismo da ONU para a ciência e cultura.

1952 – Dwight Eisenhower é eleito presidente dos EUA.

1954 – Começa a extracção petrolífera em Angola.

1956 – A Assembleia-geral das Nações Unidas aprova o envio de uma força multinacional para o Médio Oriente. Forças soviéticas atacam Budapeste. O presidente húngaro Impre Nagy procura refúgio na Embaixada da Jugoslávia.

1970 – A Assembleia-geral das Nações Unidas apela a um cessar-fogo de 90 dias no Médio Oriente.

1975 – Os Estados Unidos encerram a Missão em Angola perante os confrontos entre os três movimentos de libertação rivais.

1976 – O Reino Unido propõe a independência da Rodésia, sob um governo de maioria negra, para 1 de Março de 1978.

1979 – A Embaixada norte-americana em Teerão é cercada por estudantes muçulmanos, que tomam como reféns 62 funcionários. Começa a crise dos reféns.

1987 – Morre José Maria do Rosário, 67 anos, presidente da União dos Resistentes Anti-fascistas Portugueses, organização de que foi um dos fundadores.

1989 – O Governo da RDA autoriza a partida para Ocidente dos cidadãos da Alemanha de Leste, detidos na Checoslováquia, aguardando a possibilidade de continuar viagem.

1992 – O democrata Bill Clinton é eleito presidente dos Estados Unidos da América.

1995 – O primeiro-ministro israelita Yitzhak Rabin é assassinado a tiro, em Telavive, por um extremista judeu.

1997 – O escritor português José Saramago apresenta o romance “Todos os Nomes”.

2001 – Morre o pintor português Luís Pinto Coelho, 59 anos. Londres e Washington congelam os bens de 25 organizações consideradas terroristas, incluindo o designado IRA-Verdadeiro, a ETA e a Frente Popular de Libertação da Palestina (FPLP).

2002 – Morre o escritor José Martins Garcia, 61 anos.

2003 – É anunciada a centralização do concurso de para a colocação de professores no Ministério da Educação, a partir de 2004. Morre a escritora Rachel de Queiroz, 92 anos, a primeira mulher na Academia Brasileira de Letras. O maior icebergue do mundo parte-se em dois, após ter sido atingido por uma violenta tempestade, no Antárctico.

2004 – Durão Barroso apresenta, em Bruxelas, a equipa de comissários remodelada. Morre Jacinto Ramos, ator e encenador, 87 anos, membro do Teatro Nacional D.Maria II, ex-diretor do CITAC e pioneiro na divulgação da dramaturgia do século XX, em particular através da Sociedade Guilherme Cossul.

2005 – Abertura do Museu Virtual do Cartoon, na Internet. O Tribunal encarregue da beatificação de João Paulo II inicia funções.

2006 – Abertura da Cimeira do Fórum de Cooperação Sino-Africano, com a participação de líderes de 48 países africanos. A China promete duplicar a ajuda a África até 2009 e criar uma câmara de comércio conjunta com os países africanos. Katharine Jefferts Schori, bispo da diocese de Nevada, é entronizada a primeira mulher primaz da Igreja Episcopal norte-americana, na Catedral Nacional de Washington. A fadista Maria da Fé é distinguida com o Prémio para a Melhor Intérprete Feminina de 2006 pela Fundação Amália Rodrigues. O Prémio Amália Rodrigues de Ensaio e Divulgação é atribuído ao musicólogo Rui Vieira Nery, autor de “Para uma história do fado”.

2007 – Milhares de simpatizantes de Hugo Chávez saem às ruas de Caracas para manifestar apoio à reforma de 69 artigos da Constituição venezuelana, que passará a permitir que o Presidente se recandidate ao cargo quantas vezes quiser. A múmia de Tutankamon é retirada do seu túmulo em Luxor e o seu rosto revelado pela primeira vez na história, anuncia o Conselho Supremo das Antiguidades egípcio.

2008 – O Sporting alcança pela primeira vez na sua história os oitavos de final da Liga dos Campeões em futebol, ao vencer em casa o Shakhtar Donetsk por 1-0, em encontro da quarta jornada do Grupo C. Morre o matador de toiros português, já retirado, Joaquim Marques, aos 80 anos, em Sesimbra, após doença prolongada. Joaquim Casimiro Marques tomou a alternativa de matador de toiros na cidade mexicana de León, a 13 de Março de 1955, concedida pelo português Diamantino Viseu, com o testemunho do mexicano Luís Solano.

2009 – A cientista Mónica Bettencourt Dias é distinguida pela Organização Europeia de Biologia Molecular ao ser incluída na sua lista anual dos mais talentosos jovens cientistas da Europa. A investigadora dirige o Laboratório de Regulação do Ciclo Celular do Instituto Gulbenkian de Ciência. Morre Álvaro da Costa Leite, fundador e presidente do conselho de administração do Finibanco, 77 anos.

Nasceram neste dia…

1631 – Maria, Princesa Real e Princesa de Orange (m. 1660).
1946 – Laura Bush, ex-primeira dama dos Estados Unidos.
1972 – Luís Figo, futebolista português.

Morreram neste dia…

1847 – Felix Mendelssohn Bartholdy, compositor alemão (n. 1809).
1959 – José Antônio Flores da Cunha, político brasileiro (n. 1880).
1995 – Yitzhak Rabin, político israelita (n. 1922).

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

17 DE JUNHO: A ESTÁTUA DA LIBERDADE CHEGA A NOVA IORQUE (1885)

Rádio Regional

17 DE JUNHO: O “ASSALTO” AO COMPLEXO WATERGATE EM WASHINGTON (1972)

Rádio Regional

16 DE JUNHO: ARISTIDES DE SOUSA MENDES COMEÇA APOIAR REFUGIADOS (1940)

Rádio Regional

15 DE JUNHO: A SELAGEM DA MAGNA CARTA EM RUNNYMEDE (1215)

Rádio Regional

15 DE JUNHO: FUNDAÇÃO DA UEFA EM BASILEIA (1954)

Rádio Regional

EFEMÉRIDES: 24 DE FEVEREIRO

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.