RÁDIO REGIONAL
EUROPA NÃO DISCUTE JUROS DA DÍVIDA
INTERNACIONAL

EUROPA NÃO DISCUTE JUROS DA DÍVIDA

O presidente do Eurogrupo garantiu hoje, em Bruxelas, que o fórum de ministros das Finanças da zona euro não discutiu nem discutirá uma eventual renegociação dos juros da dívida portuguesa, argumentando que há uma “grande diferença” relativamente à Grécia.

“Não discutimos e não vamos discutir, porque Portugal é capaz de gerir a sua própria dívida. E não estamos certos que assim seja no caso da Grécia, é essa a grande diferença. Não vamos confundir” as situações, declarou Jeroen Dijsselbloem, quando questionado sobre se uma renegociação da dívida grega poderia ser estendida aos juros da dívida portuguesa, que o próprio ministro das Finanças, Mário Centeno, admitiu serem muito elevados.

Questionado sobre se Centeno abordou hoje a questão em Bruxelas, depois de o ter feito na semana passada na Assembleia da República, o presidente do Eurogrupo disse que “não, e (se o fizesse) não ajudaria muito o já difícil processo da sustentabilidade da dívida da Grécia”.

Na semana passada, durante o debate na generalidade sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2017, Centeno admitiu que “é necessário que Portugal tenha uma redução na taxa de juro que paga pelo seu endividamento”.

O ministro escusou-se a prestar declarações aos jornalistas no final da reunião de hoje do Eurogrupo, apenas devendo fazê-lo depois da audição na qual participará na terça-feira ao final da tarde no Parlamento Europeu, em Bruxelas, no quadro do “diálogo estruturado” sobre o processo de possível suspensão de fundos a Portugal e Espanha devido ao défice excessivo.

Presente na conferência de imprensa final do Eurogrupo, o responsável do Mecanismo Europeu de Estabilidade, Klaus Regling, corroborou a ideia de Dijsselbloem, ao defender que os casos de Portugal e Grécia são muito distintos, exemplificando com os juros da dívida a 10 anos no mercado secundário, que no caso de Portugal rondam os 3,5%, enquanto para a Grécia são de 8%, apontou.

LUSA

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

MERCADOS FINANCEIROS: SEXTA-FEIRA 18 DE SETEMBRO DE 2026

Rádio Regional

JORGE JESUS DIVULGA PRIMEIRA CONVOCATÓRIA PARA A LIGA DAS NAÇÕES

Rádio Regional

SPORTING CP: RUI BORGES EXIGE TRIUNFO FRENTE AO AROUCA

Rádio Regional

MONTENEGRO ANUNCIA REFORÇO DE APOIOS E REJEITA RISCO ORÇAMENTAL

Rádio Regional

TORREENSE VENCE LILLESTROM POR 2-1 NA ESTREIA NA LIGA EUROPA NA NORUEGA

Rádio Regional

AGRICULTURA REDUZ USO DE ÁGUA MAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS AMEAÇAM SETOR

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.