RÁDIO REGIONAL
CIÊNCIA & TECNOLOGIA

SONDA ESPACIAL CHEGOU À CAMADA EXTERIOR DO SOL – NASA

Pela primeira vez uma sonda espacial “tocou” no Sol ao voar através da camada mais externa da atmosfera da estrela, a coroa, anunciou esta terça-feira a agência espacial norte-americana NASA, que em 2018 lançou a sonda Parker Solar.

“Ao voar tão próximo do Sol, a Parker Solar Probe detetou condições na coroa que antes não podíamos”, afirmou, citado em comunicado, o astrofísico da NASA Nour Raouafi, acrescentando que foi possível ver a sonda a circular “através de estruturas coronais que podem ser observadas durante um eclipse solar total”.

A NASA realça que pela primeira vez uma sonda espacial entrou numa região onde os campos magnéticos são suficientemente fortes para dominar o movimento das partículas energéticas.

A agência espacial norte-americana lançou em 2018 a Parker Solar Probe para estudar mais de perto o Sol.

A primeira passagem pela coroa, que durou apenas algumas horas, é uma das muitas previstas durante a missão.

Da camada mais externa da atmosfera da estrela, que é mais quente do que superfície, “saem” partículas energéticas, sobretudo eletrões e protões, que podem afetar as comunicações e satélites.

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

VILA REAL: NOVO CURSO DE MEDICINA DA UTAD EM PARCERIA COM A ULSTMAD

Rádio Regional

LAMEGO: ULSTMAD PROMOVE DOIS EVENTOS DEDICADOS À NUTRIÇÃO

Rádio Regional

CHAVES: 80 ESPECIALISTAS EM ENCONTRO INTERNACIONAL DE BIOLOGIA

Rádio Regional

BRAGANÇA: GOVERNO FORMALIZA CRIAÇÃO DE UNIVERSIDADE

Rádio Regional

UTAD CRIA BIOESTIMULANTES NATURAIS PARA AUMENTAR PRODUÇÃO DE CEREJA

Rádio Regional

CHAVES: III JORNADAS DA EDUCAÇÃO DEDICADAS À NEUROCIÊNCIA E INOVAÇÃO

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.