Ligue-se a nós

DESPORTO

BENFICA GOLEIA MARÍTIMO POR 5-0 CONSOLIDANDO A LIDERANÇA (VÍDEO)

O Benfica venceu hoje o Marítimo, por 5-0, em jogo da sétima jornada da I Liga, num encontro que dominou desde o primeiro minuto, aproveitando da melhor forma os deslizes de FC Porto e Sporting.

Online há

em

O Benfica venceu hoje o Marítimo, por 5-0, em jogo da sétima jornada da I Liga, num encontro que dominou desde o primeiro minuto, aproveitando da melhor forma os deslizes de FC Porto e Sporting.

Num encontro que só teve um sentido, o da baliza de Miguel Silva, o Benfica adiantou-se no marcador aos 28 minutos, por Rafa. Na segunda parte, Gonçalo Ramos (47 e 64) bisou, num dos lances com um toque de calcanhar, Neres (82) fez o 4-0, e Draxler (88) estreou-se a marcar de águia ao peito ao fechar a goleada.

Com este triunfo, o sétimo em outros tantos jogos na liga portuguesa, o Benfica soma 21 pontos, mais cinco do que o Sporting de Braga, que ainda este domingo recebe o Vizela, e é líder isolado da liga. A vitória permite também aos ‘encarnados’ distanciarem-se do FC Porto, que empatou frente ao Estoril (1-1), e do Sporting, que saiu derrotado (2-1) da visita ao Bessa. Os ‘dragões’ estão agora a cinco pontos da equipa de Schmidt e os ‘leões’ a 11.

O Benfica entrou no encontro da sétima jornada só com vitórias em todas as competições (somou a 13.ª) e líder da liga portuguesa, e o Marítimo só com derrotas e, consequentemente, zero pontos na classificação. O cenário de domínio das ‘águias’ parecia inevitável e confirmou-se, com o Benfica a controlar por completo o encontro desde o apito inicial.

Sentia-se nas bancadas da Luz que o golo inaugural era uma questão de minutos, o Benfica ia procurando desmontar a ‘muralha’ contrária e foi Rafa a abrir a primeira brecha, com o 1-0, aos 28 minutos. O internacional português rodou sobre dois adversários, isolou-se na cara de Miguel Silva e atirou à saída do guarda-redes do Marítimo.

Feito o primeiro, o Benfica depressa partiu em busca de um conforto maior no resultado e poucos minutos depois já João Mário falhava uma das mais clamorosas oportunidades do primeiro tempo, com um remate de trivela que rasou o poste.

Já em cima do apito de António Nobre para o intervalo, Gonçalo Ramos teve o 2-0 nos pés, após ter sido isolado magistralmente por Enzo Férnandez, mas Miguel Silva teve uma ‘mancha’ perfeita aos pés do avançado e manteve o Marítimo ‘vivo’ na saída para os balneários.

O ‘pistoleiro’ do Benfica não deve ter esquecido o lance durante os 15 minutos de intervalo e mal subiu ao relvado, para a segunda parte, resolveu redimir-se em grande estilo: Bah cruzou da direita e Ramos, de calcanhar, ampliou para 2-0, com 47 minutos no cronómetro.

Desde o apito inicial que se percebera que o Marítimo tinha poucas hipóteses de sair da Luz com o primeiro ponto no campeonato, mas com o 2-0 a questão parecia definitivamente resolvida. João Henriques mexeu para fazer o Marítimo chegar-se à frente, mas o Benfica continuou largamente superior e, aos 64 minutos, Gonçalo Ramos, a concluir um lance de contra ataque bisou, fez o 3-0, já depois de António Silva ter rematado com estrondo ao poste de Miguel Silva.

O terceiro golo ‘despertou’ Schmidt, que começou a rodar a equipa, mas o Benfica manteve o domínio, que Neres, ao minuto 82, pintou com cores de goleada ao fazer o 4-0, depois de um brinde da defesa maritimista.

Já à beira do minuto 90, o alemão Draxler, uma das contratações do Benfica para esta época, marcou o seu primeiro golo com a camisola ‘encarnada’, após um lance individual que concluiu com um míssil à baliza de Miguel Silva, e fechou o resultado em 5-0.

Publicidade

HELPO, EU CONSIGNO EU CONSIGO, IRS 2024
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

DESPORTO

GD CHAVES: MORENO RESCINDE CONTRATO APÓS DESPROMOÇÃO À SEGUNDA LIGA

Moreno está de saída do Desportivo de Chaves, despromovido à II Liga de futebol, anunciou hoje a SAD transmontana, justificando a não continuidade do técnico com o facto de não terem sido cumpridos os objetivos para a época 2023/24.

Online há

em

Moreno está de saída do Desportivo de Chaves, despromovido à II Liga de futebol, anunciou hoje a SAD transmontana, justificando a não continuidade do técnico com o facto de não terem sido cumpridos os objetivos para a época 2023/24.

O técnico vimaranense não vai continuar a comandar os destinos do emblema transmontano na próxima temporada, confirmou à Lusa Francisco José Carvalho, presidente da SAD do Desportivo de Chaves, que entretanto anunciou a saída de Moreno nas redes sociais.

O responsável explicou à Lusa que existia a possibilidade de o treinador continuar ao lema da equipa flaviense, mas o regresso à II Liga portuguesa de futebol pesou na decisão.

“Não conseguimos os objetivos e não demos continuidade para próxima época”, reiterou Francisco José Carvalho, explicando que a decisão de não continuidade foi tomada por ambos.

O Desportivo de Chaves terminou a época em último lugar, com 23 pontos, tendo consumado a despromoção à II Liga de futebol na 33.ª e penúltima jornada, ao ser derrotado pelo Famalicão (1-0).

Moreno, de 42 anos, chegou ao Desportivo de Chaves na antecâmara da sexta jornada, sucedendo a José Gomes, depois de ter liderado a equipa principal do Vitória de Guimarães até à primeira ronda da temporada 2023/24, depois de, na época de 2022/23, ter levado a equipa minhota ao sexto lugar e ao consequente apuramento para as rondas preliminares da Liga Conferência Europa.

LER MAIS

DESPORTO

SPORTING: VIKTOR GYÖKERES É O QUINTO MELHOR MARCADOR NO SÉCULO XXI

O avançado sueco Viktor Gyökeres foi apenas o quinto jogador do Sporting a sagrar-se melhor marcador da I Liga portuguesa de futebol no Século XXI, ao terminar a edição 2023/24 com 29 golos.

Online há

em

O avançado sueco Viktor Gyökeres foi apenas o quinto jogador do Sporting a sagrar-se melhor marcador da I Liga portuguesa de futebol no Século XXI, ao terminar a edição 2023/24 com 29 golos.

Gyökeres, contratado no último defeso ao Coventry, sucedeu ao brasileiro Mário Jardel (‘rei’ em 2001/02), ao luso-brasileiro Liedson, que ‘bisou’ (2004/05 e 2006/07), ao neerlandês Bas Dost (2016/17) e a Pedro Gonçalves (2020/21).

Jardel, que já liderado a lista dos marcadores em quatro ocasiões pelo FC Porto (1996/97, 1997/98, 1998/99 e 1999/2000), bateu o seu recorde numa época na estreia pelo Sporting, ao acabar a edição de 2001/02 com incríveis 42 golos.

O brasileiro igualou o melhor registo de Eusébio, que tinha marcado 42 golos pelo Benfica em 1967/68, selando o terceiro melhor registo de sempre na prova, só superado por outros dois ‘leões’, Peyroteo (43 em 1946/47) e Yazalde (46 em 1973/74).

Em 2001/02, Jardel somou precisamente o dobro dos golos do segundo melhor marcador do campeonato, o brasileiro Derlei, que apontou 21 ao serviço da União de Leiria.

O brasileiro, que devolveu quase uma década depois a ‘coroa’ dos goleadores a Alvalade, sucedendo a Jorge Cadete (17 golos em 1992/93), foi substituído nos ‘leões’ pelo compatriota Liedson, que marcou 15 golos na época de estreia, em 2003/04.

Liedson, que viria a naturalizar-se português e representou Portugal no Mundial2010, conseguiu, depois, ser o melhor marcador em 2004/05, com 24 tentos, e em 2006/07, com 15, somando ainda um segundo lugar (2008/09) e um terceiro (2009/10).

Depois, o Sporting só voltou a ter o melhor marcador da prova uma década depois, quando o neerlandês Bas Dost, presentemente no NEC, teve uma fulgurante época de estreia na I Liga portuguesa em 2016/17, ao marcar 34 golos.

Bas Dost logrou, nessa época, o melhor registo na prova desde os 42 tentos de Jardel em 1999/2000, e só não voltou a ser ‘rei’ na época seguinte, em 2017/18, porque os seus 27 golos foram superados pelos 34 do brasileiro Jonas, do Benfica.

Até à ‘coroação’ na presente temporada de Gyökeres, o neerlandês, agora com 34 anos, era o último ponta de lança ‘leonino’ a arrebatar o troféu dos marcadores, pois, em 2020/21, venceu um médio, o criativo Pedro Gonçalves.

Com 23 golos, o jogador que o Sporting foi contratar ao Famalicão superou a concorrência do suíço Seferovic (22 tentos pelo Benfica), e conseguiu ser o primeiro jogador sem ser ponta de lança a liderar a lista desde 2002/03.

Nesse ano, o extremo Simão Sabrosa, do Benfica, encabeçou a tabela, com 18 golos, ainda que igualdade com o avançado senegalês Fary, que atuava no Beira-Mar.

Pedro Gonçalves, que esta época se ficou pelos 11 golos, mais 12 assistências, passou agora o ‘testemunho’ a Gyökeres, que fez uma grande primeira volta, com 11 golos, e ainda melhor na segunda, juntando mais 18, para um total de 29.

O sueco, que somou ainda nove assistências, apontou 28 golos na área e apenas um fora, em Vila do Conde, 27 com os pés, incluindo cinco penáltis, em outros tantos tentados, e apenas dois de cabeça, na receção ao Moreirense e no Dragão.

Marcou 27 golos como titular e dois como suplente utilizado, quando saltou do banco no Dragão para transformar um 0-2 em 2-2, com tentos aos 87 e 88 minutos, no que foi o seu sétimo ‘bis’, de um total de oito.

Gyökeres, que ficou 14 vezes em ‘branco’, logrou também um ‘hat-trick’, na goleada por 6-1 ao Boavista, e marcou um tento em 10 ocasiões, incluindo na Luz, num desaire por 2-1, e na receção ao FC Porto, numa vitória por 2-0.

Num campeonato em que só falhou um jogo, quando foi suplente não utilizado à sexta ronda no 2-0 caseiro ao Rio Ave, o sueco, de 25 anos, foi secundado pelo congolês Banza (Sporting de Braga), com 21 tentos, e o espanhol Rafa Mujica (Arouca), com 20.

O avançado ‘leonino’ sucedeu ao iraniano Taremi, do FC Porto, que depois de quatro presenças seguidas no pódio – segundo em 2019/20, ainda pelo Rio Ave, terceiro em 2020/21 e segundo em 2021/22 -, não conseguiu mais do que seis golos.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
FAMALICÃO X BENFICA


RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS