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INTERNACIONAL

UBER ABANDONA ACTIVIDADE NA DINAMARCA

A Uber viu-se obrigada a abandonar as suas operações na Dinamarca, colocando um ponto final nas suas atividades no próximo dia 18 de abril depois de não ter chegado a acordo com o governo local para a alteração do enquadramento legislativo dos transportes.

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A Uber viu-se obrigada a abandonar as suas operações na Dinamarca, colocando um ponto final nas suas atividades no próximo dia 18 de abril depois de não ter chegado a acordo com o governo local para a alteração do enquadramento legislativo dos transportes.

Foco de polémica em quase todos os países onde opera, a Uber tem vindo a colocar em causa o modelo tradicional de transportes, mais propriamente o dos táxis, acabando por obrigar em diversos mercado a uma revisão legislativa para se atingir um enquadramento da sua atividade, algo que na Dinamarca não foi conseguido.

Face à obrigatoriedade de instalação de taxímetros e funções de vigilância nos táxis ou veículos de transporte, um porta-voz da Uber, Harry Porter, considerou que as alterações previstas tornavam o negócio da companhia “insustentável”. Outra justificação prende-se com a limitação de licenças a 125 motoristas por cada trimestre, o que também contribuiu para esta decisão da Uber.

Presente unicamente na cidade de Copenhaga, a Uber contava com cerca de 2.000 condutores e 300.000 passageiros naquela cidade, de acordo com informações avançadas pela CNN, pelo que o final das suas operações pressupõe igualmente o fim de atividade para esses trabalhadores.

Apesar de não ter visto a sua legalidade reconhecida naquele país, a Uber pretende manter o seu esforço de conversações com os responsáveis pela área dos transportes na Dinamarca de forma a alterar a situação, ao mesmo tempo que mantém ativo um centro de informações em Aarhus.

Lei em discussão em Portugal:

Em Portugal, a autorização destes novos serviços digitais está ainda em debate, estando em apreciação pelo Parlamento um projeto de lei para o transporte de passageiros em veículos descaracterizados com base em plataformas digitais, com o Governo a procurar que os operadores deixem de ser entidades individuais e passem a ser colectivas, que o horário máximo de condução não supere as seis horas contínuas, veículos com idade inferior a sete anos de idade e formação para os motoristas, entre outros pontos, que mereceram dos restantes partidos de Esquerda pedidos de reapreciação.

Em declarações à agência Lusa, Bruno Dias, do PCP, defendeu a ideia de que estas empresas não podem colocar os veículos “que quiserem e onde quiserem”.

A atividade da Uber e da Cabify tem sido alvo de muita contestação da parte dos taxistas, que pretendem um maior controlo sobre estas aplicações, apontando que os operadores destas plataformas não estão obrigados a cumprir os mesmos requisitos que as empresas de táxis ou ao pagamento de taxas do mesmo género.

Há, ainda, uma apreciação no Tribunal Europeu que irá determinar qual o enquadramento legal que se dará à Uber, podendo vir a ser declarada como um serviço de transportes ou como uma plataforma digital, sendo essa classificação importante para a sua posterior avaliação dos estados-membros da União Europeia (UE).

Caso a Uber seja considerada um serviço de transportes, terá de cumprir com os requisitos legais e laborais do setor, enquanto uma classificação como aplicação digital que tem por fim a conexão entre condutores independentes e passageiros ao abrigo de uma abordagem da sociedade de informação tenderá a facilitar a vida à companhia americana e retirar-lhe muitos dos entraves.

INTERNACIONAL

ARPÃO É PRIMEIRO SUBMARINO PORTUGUÊS A NAVEGAR DEBAIXO DE GELO NO ÁRTICO

O submarino Arpão navegou durante quatro dias debaixo da placa de gelo do Ártico, tornando-se no primeiro navio português a fazê-lo, informou hoje a Marinha.

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O submarino Arpão navegou durante quatro dias debaixo da placa de gelo do Ártico, tornando-se no primeiro navio português a fazê-lo, informou hoje a Marinha.

“O NRP Arpão tornou-se, se não no primeiro, num dos muito poucos submarinos convencionais a navegar debaixo do gelo, uma área normalmente reservada aos submarinos de propulsão nuclear. Permaneceu debaixo da placa de gelo num total de cerca de quatro dias, tendo também explorado a operação na Marginal Ice Zone, com grande densidade de gelo solto, zona essa com elevado valor tácito, área em que nenhum outro submarino do ocidente se atreveu a operar, desde a II grande Guerra, com total sucesso”, indica aquele ramo.

O submarino ‘Arpão’ partiu da Base Naval de Lisboa no dia 03 de abril, com 36 militares a bordo, para participar na operação ‘Brilliant Shield’, da Aliança Atlântica. Na ocasião, o Chefe do Estado-Maior da Armada, almirante Henrique Gouveia e Melo, salientou que a “importância elevada” desta missão por se tratar da primeira vez que um submarino português vai operar “por baixo do gelo Ártico”.

Em comunicado, a Marinha indica que em 28 de abril, o ‘Arpão’ largou do porto de Nuuk, na Gronelândia, “para a realização da Operação ÁRTICO 2024”, que contou com a presença a bordo de Gouveia e Melo, “decano dos submarinistas no ativo”.

No dia seguinte, passou o “mítico paralelo 66º33’N, que marca a fronteira do Círculo Polar Ártico, algo que à semelhança da passagem do Equador, é uma marca relevante para todos os marinheiros”, destaca a Marinha, assinalando que “esta marca ainda não tinha sido alcançada pelos submarinistas portugueses”.

O submarino voltou à superfície “em segurança” em 03 de abril e a Marinha salienta que esta foi “uma das maiores aventuras” deste navio até à data.

A nota divulgada aos jornalistas refere que, “além de adicionar uma nova capacidade aos submarinos portugueses e, consequentemente, à Marinha, o Arpão pôs mais uma vez em prática a “arte de bem fazer”, o que demonstrou que mesmo com todas as condicionantes, mas com dedicação, competência e força de vontade é possível continuar a ultrapassar novos desafios alcançando objetivos considerados por muitos, incluindo aliados, inultrapassáveis”.

A Martinha explica que para navegar debaixo do gelo “foi necessário um intenso período de preparação e estudo, em que a guarnição quase que teve que ‘reaprender’ a operar o navio, uma vez que a navegação submarina nas altas latitudes apresenta condições ambientais, sonoras e perigos à navegação, como a existência de icebergs e gelo solto, obrigando assim a adaptar muitos dos normais procedimentos e técnicas normalmente usadas pelos submarinos, quando a navegar em latitudes mais baixas”.

No comunicado, é indicado também que nos “quase sete meses de preparação”, o Arpão passou por um processo de manutenção “adaptado para fazer face às especificidades da missão, nomeadamente a instalação de uma proteção na torre para os mastros” e de “um sonar de alta frequência na torre do submarino”.

A Marinha refere ainda que no ano passado “o Arpão navegou 212 dias, atravessou o Atlântico duas vezes, esteve presente em sítios tão longínquos como o Rio de Janeiro, no Brasil e a Cidade do Cabo, na África do Sul, e ainda terminou o ano operacional com uma patrulha no Mediterrâneo”.

Nesta operação, os militares portugueses contaram com o apoio das marinhas dos Estados Unidos da América, Dinamarca e Canadá.

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INTERNACIONAL

GUERRA: RÚSSIA NEGA ACUSAÇÕES DE ATAQUES INFORMÁTICOS À ALEMANHA

A Rússia considerou hoje “infundadas” as acusações do Governo alemão de que um grupo de piratas informáticos russos, controlado por Moscovo, teria levado a cabo uma recente campanha de ciberataques na Alemanha.

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A Rússia considerou hoje “infundadas” as acusações do Governo alemão de que um grupo de piratas informáticos russos, controlado por Moscovo, teria levado a cabo uma recente campanha de ciberataques na Alemanha.

“[A Rússia] rejeita as acusações de envolvimento de estruturas estatais russas no caso em questão, e as atividades do grupo APT 28 em geral, como não provadas e infundadas”, publicou o encarregado de negócios da embaixada russa em Berlim na rede social Telegram.

 O Governo alemão convocou hoje o encarregado de negócios da embaixada da Rússia em Berlim depois de ter acusado os serviços secretos russos de um ataque informático.

“É um sinal diplomático claro convocar o encarregado de negócios para deixar claro ao Governo russo que não aceitamos estas ações”, disse um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, citado pela agência francesa AFP.

O alegado ataque ocorreu em 2023, e visou membros do Partido Social-Democrata (SPD), de Scholz, o principal partido da coligação governamental, segundo as autoridades alemãs.

Também a República Checa acusou hoje Moscovo de visar frequentemente Praga com ataques informáticos orquestrados por um grupo com ligações aos serviços secretos militares russos.

“Certas instituições checas foram alvo de ciberataques que exploraram uma vulnerabilidade desconhecida do Microsoft Outlook a partir de 2023”, declarou o ministério em comunicado.

De visita à Austrália, a ministra dos Negócios Estrangeiros alemã, Annalena Baerbock, afirmou horas antes que a Rússia terá de enfrentar consequências devido ao ataque informático.

“Os piratas informáticos russos atacaram a Alemanha no ciberespaço”, afirmou a ministra durante uma conferência de imprensa em Adelaide, no centro-sul da Austrália.

Baerbock atribuiu o ataque ao grupo APT28, que disse ser “dirigido pelos serviços secretos militares da Rússia”.

“Isto é absolutamente intolerável e inaceitável e terá consequências”, afirmou, sem especificar.

As relações entre os dois países europeus já eram tensas antes das acusações de hoje, por a Alemanha estar a prestar apoio militar à Ucrânia na guerra com a Rússia.

Baerbock está a visitar a Austrália, a Nova Zelândia e as Ilhas Fiji, com a agenda centrada na política de segurança, numa altura em que a China está a tentar exercer influência na região do Pacífico.

O grupo APT28, também conhecido como Fancy Bear, é acusado de ser responsável por dezenas de ciberataques em todo o mundo.

Em fevereiro, o Ministério do Interior alemão anunciou que as forças de segurança realizaram uma operação contra o APT28, numa iniciativa liderada pela agência de segurança dos Estados Unidos, o FBI.

O grupo de piratas informáticos terá instalado ‘malware’ (‘software’ destrutivo) em centenas de postos de acesso à Internet (‘routers’) em escritórios e residências particulares, criando uma rede que terá sido usada como plataforma global de ciberespionagem.

De acordo com o FBI, os alvos das atividades de espionagem eram governos, militares, agências de segurança e empresas dos Estados Unidos e de outros países.

O APT28 está ativo a nível global desde pelo menos 2004 e o Ministério do Interior alemão considera-o um dos grupos criminosos informáticos mais perigosos do mundo.

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