RÁDIO REGIONAL
ECONOMIA & FINANÇAS

MAIS DE 60% DA ELETRICIDADE GERADA EM AGOSTO TEVE ORIGEM RENOVÁVEL

Cerca de 60% dos 3.177 GWh (gigawatts-hora) de eletricidade gerada em agosto em Portugal continental teve origem renovável, segundo dados hoje divulgados pela Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN).

“Em Portugal continental foram gerados 3.177 GWh de eletricidade em agosto de 2023, dos quais 60,7% tiveram origem renovável”, informou a APREN em comunicado, explicando que o aumento de 5,9 % face a agosto de 2022 “deve-se ao aumento da incorporação solar em 9,4%, produzindo respetivamente 425 GWh, face aos 157 GWh em agosto de 2022”.

No acumulado de janeiro a agosto, o setor eletroprodutor emitiu um total de 2,6 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente (MtCO2eq), sendo que o setor da eletricidade renovável evitou a emissão de 6,2 MtCO2eq e o gasto de 1.251 e de 385 milhões de euros na importação de gás natural e de eletricidade, respetivamente, indicou a associação.

No mês de agosto, registou-se um preço médio horário no Mercado Ibérico de Eletricidade (Mibel) em Portugal de 97,9 euros por megawatt-hora (MWh), tendo-se esse valor situado nos 91,3 MWh no acumulado dos primeiros oito meses do ano.

De acordo com a APREN, desde 15 de junho de 2022, quando o mecanismo ibérico de limite do preço do gás natural entrou em funcionamento, até 31 de agosto deste ano, o mesmo gerou uma poupança de 22,8 euros/MWh, o que equivaleu a uma redução de 13,6% no preço horário médio no Mibel.

Analisando a poupança devido ao limite do preço do gás natural, correspondente à diferença entre o preço sem o mecanismo e o preço com a compensação a pagar às centrais a gás natural, verifica-se que, durante os meses de abril a agosto, o mecanismo não provocou alterações no preço da eletricidade.

No total, 245,1 dos 332,1 terawatts-hora (TWh) produzidos foram sujeitos ao mecanismo de ajuste dos consumidores na Península Ibérica.

Os dados da APREN indicam ainda que o Sistema Elétrico Nacional registou, entre janeiro e agosto, um saldo importador de 7.538 GWh, com exportações de eletricidade de 1.902 GWh e importações de 9.440 GWh.

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

CONSUMO DE COMBUSTÍVEIS SOBE APESAR DE PREÇOS RECORDE

Rádio Regional

BOTICAS INVESTE 117 MIL EUROS NA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DO VALE DO TERVA

Rádio Regional

ACEMEL ADMITE REVISÃO DOS PREÇOS DA ELETRICIDADE NO MERCADO LIBERALIZADO

Rádio Regional

GOVERNO APELA À POUPANÇA APÓS SUBIDA NO CONSUMO DE COMBUSTÍVEIS

Rádio Regional

UNIVERSIDADE DO MINHO CRIA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA REGA DO OLIVAL

Rádio Regional

PREÇOS DO GASÓLEO E DA GASOLINA VOLTAM A SUBIR EM PORTUGAL CONTINENTAL

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.