Ligue-se a nós

NACIONAL

PAREDES DE COURA ARRANCA HOJE

A 25.ª edição do Paredes de Coura, festival de música na região do Minho, arranca hoje com Kate Tempest e Future Islands, como cabeças-de-cartaz, terminando no sábado, dia 19, com Benjamim Clementine e Ty Segall.

Online há

em

A 25.ª edição do Paredes de Coura, festival de música na região do Minho, arranca hoje com Kate Tempest e Future Islands, como cabeças-de-cartaz, terminando no sábado, dia 19, com Benjamim Clementine e Ty Segall.

Com um quarto de século de existência, o Paredes de Coura abre esta tarde, pelas 19:30, com um concerto da Escola de Rock, agrupamento composto por uma turma de cerca de 40 músicos, que aborda repertório dos Motorhead, Arcade Fire, dEUS, Nine Inch Nails, PJ Harvey, Queen of Stone Age, Sonic Youth, Pixies, entre outros.

Este primeiro dia do Paredes de Coura fecha com o concerto da ‘rapper’, ‘performer’ e escritora britânica Kate Tempest, que tem espetáculo marcado para a 01:55.

Antes de Kate Tempest, às 00:30, é a vez dos norte-americanos Future Islands subirem ao palco Vodafone, junto às margens da praia fluvial do Taboão.

Os britânicos Beak atuam a partir das 23:20 e os portugueses Mão Morta começam a tocar pelas 21:55, para a “celebração dos 25 anos da edição de ‘Mutantes S.21′”, álbum lançado em 1992.

Os britânicos The Wedding Present são a segunda banda a atuar no primeiro dia, a partir das 20:40.

O recinto do Paredes de Coura tem na edição deste ano uma nova área de descanso, na antiga zona de imprensa, e a zona de produção também troca de lugar com a zona de restauração, dando “mais espaço e melhores condições para a áreas das ofertas de comida” aos festivaleiros, disse à agência Lusa fonte da organização.

Os campistas de Paredes de Coura ganham também uma nova zona de higiene, com secadores, mais chuveiros, mais casas de banho e mais lava-loiças, “ligada à rede de saneamento”, acrescentou a organização.

O festival termina no próximo sábado, dia 19, e durante os quatro dias vai acolher bandas como Beach House, Car Seat Headrest, Nick Murphy (Chet Faker), Young Fathers, Andy Shauf, You Can’t Win, Charlie Brown.

Benjamim Clementine (21:20), Ty Segall (23:15) e Foals (01:00) fecham o palco principal do último dia da 25.ª edição do Paredes de Coura, mas o programa continua com o ‘after-hours’ e os Throes + The Shine, uma mistura de ‘rock and roll’ e kuduro, e o DJ Nuno Lopes, a partir das 02:45.

NACIONAL

PORTUGAL CONTINENTAL TEM QUASE UM MILHÃO DE ANIMAIS ERRANTES

Portugal continental tem mais de 930 mil animais errantes, entre os quais 830.541 gatos e 101.015 cães, segundo dados do primeiro Censo Nacional de Animais Errantes divulgado hoje pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Online há

em

Portugal continental tem mais de 930 mil animais errantes, entre os quais 830.541 gatos e 101.015 cães, segundo dados do primeiro Censo Nacional de Animais Errantes divulgado hoje pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

O Censo Nacional de Animais Errantes 2023 foi desenvolvido pela Universidade de Aveiro para Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e financiado pelo Fundo Ambiental.

Dados da Guarda Nacional Republicana (GNR), compilados no estudo e relacionados com a sinistralidade rodoviária, revelam que foram reportados 4.640 atropelamentos, sendo de 4.443 cães e 197 gatos entre 2019 e 2022, tendo 2020 sido o ano em que se reportaram mais atropelamentos (1.428 e 84, respetivamente).

Quanto aos gatos errantes, apenas 5,3% dos inquiridos referem que já se sentiram fisicamente ameaçados e 5,9% já foram efetivamente atacados.

No que diz respeito à prestação de cuidados a estes felinos, 83,4% dos inquiridos já providenciaram alimento, 78,6% água, 48,3% abrigo, e 14,1% já prestou outros cuidados.

Quanto aos cães errantes, 27,2% dos inquiridos referem já se terem sentido fisicamente ameaçados por um cão errante, dos quais 7,2% já foram atacados.

Mais de dois terços (70,5%) dos inquiridos já providenciaram alimento a cães errantes, 65,2% já providenciaram água, 37,1% abrigo, e 17,1% já prestaram outros cuidados

Este estudo refere também que os donos de gatos têm menores índices de responsabilidade do que os de cães, especialmente ao nível da identificação individual e do acesso ao exterior sem supervisão.

A maioria (26,8%) tem apenas um ou dois gatos, mas alguns detinham três (17,2%), quatro (7,8%), cinco (5,4%), ou mais de cinco (14,7%), sendo o principal motivo a companhia (78%).

“A obtenção de gatos foi referida como sendo principalmente de animais encontrados (68,6%), adotados em abrigos (29,5%) ou oferecidos por amigos ou familiares (19,6%)”, segundos dados.

Uma pequena parte dos inquiridos aponta a aquisição de animais a criadores (4%) através da internet (3,8%), ou por criação própria (2,7%).

Já os cães registam elevados índices de detenção responsável: 92% dos donos identificam e registam todos os seus animais e 92% nunca permitem o acesso ao exterior sem supervisão, enquanto 25% referem que não usam nenhuma forma de contraceção nos seus animais e 28% relatam que já caçaram.

A maioria dos inquiridos tinha apenas um (45,2%) ou dois (24,1%) cães e a principal motivação para a detenção de cães foi a companhia (88%).

Aproximadamente um em cada quatro pessoas (23,9%) adquiriu animais a criadores (17,2%), através da internet (5,3%) ou em lojas de animais (1,4%).

No âmbito deste estudo, foi ainda criada a aplicação Errantes que permite que cada utilizador registe os seus dados e os dados dos seus animais de estimação, bem como avistamentos de animais que circulam livremente, ou de presas capturadas por animais com ou sem detentor.

LER MAIS

NACIONAL

GOVERNO PROPÔS SUPLEMENTO DE MISSÃO PARA PSP E GNR ENTRE 365 E OS 625 EUROS

O Governo propôs hoje um suplemento de missão os elementos da PSP e da GNR entre os 365,13 e os 625,94 euros, significando um aumento até 75 euros, revelou o presidente da Associação dos Profissionais da Guarda.

Online há

em

O Governo propôs hoje um suplemento de missão os elementos da PSP e da GNR entre os 365,13 e os 625,94 euros, significando um aumento até 75 euros, revelou o presidente da Associação dos Profissionais da Guarda.

César Nogueira avançou aos jornalistas que este novo suplemento de missão, que tem como referência o vencimento base do comandante-geral da Guarda Nacional Republicana, vai substituir o atual suplemento por serviço e risco nas forças de segurança.

No final da reunião com a ministra da Administração Interna, o presidente da Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR) classificou esta primeira proposta do Governo de “muito má”, indicando que os elementos das forças de segurança teriam, com esta proposta, um aumento até 75 euros.

Segundo a proposta apresentada às cinco associações socioprofissionais da GNR, os oficiais passariam a ter um suplemento de missão de 12% da remuneração base do comandante-geral da GNR, que é de 5.216,23 euros, enquanto a percentagem para os sargentos é de 9% e para os guardas de 7%.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
Benecar - Cidade do Automóvel
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO

RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS