Ligue-se a nós

DESPORTO

FC PORTO X FC FAMALICÃO: ANÁLISE DE JOSÉ AUGUSTO SANTOS

Famalicão quase fazia história com uma bela primeira parte, mas a reação portista na segunda justificou a igualdade final. Sérgio Conceição arriscou ao optar por jogadores com pouco ritmo de jogo e esses jogadores não corresponderam.

Online há

em

Famalicão quase fazia história com uma bela primeira parte, mas a reação portista na segunda justificou a igualdade final. Sérgio Conceição arriscou ao optar por jogadores com pouco ritmo de jogo e esses jogadores não corresponderam.

Muitas dificuldades defensivas de Jorge Sánchez, Zé Pedro e Otávio e a aposta em Marco Grujic para dar mais solidez defensiva e presença no jogo aéreo também não resultou. Para agravar, a titularidade de Iván Jaime, que teve oportunidade contra o seu ex-clube de demonstrar todos os atributos que levaram o FC Porto à sua contratação foi desastrosa porque o espanhol perdeu todos os duelos e nem uma vez conseguiu mostrar a sua excelente mudança de velocidade, aliada à qualidade técnica, que lhe permitiam fazer remates e cruzamentos letais, na época passada.

O treinador portista corrigiu ao intervalo e a equipa teve uma dinâmica ofensiva e defensiva que lhe permitiu controlar as transições contrárias e lhe proporcionou fazer uma boa segunda parte, jogar rápido, criar oportunidades e empatar. Boa entrada de Galeno e em especial de Mehdi Taremi que dinamizou o ataque portista e deu presença perto da baliza de Luiz Júnior.

O clube de Vila Nova de Famalicão começa a justificar com resultados o forte investimento e qualidade de um plantel que podia e devia estar melhor classificado. Com uma boa organização defensiva conseguiu, com maior ou menor dificuldade, controlar todas as iniciativas portistas, à exceção do golo em que facilitou um primeiro momento em que Evanilson conseguiu recuperar uma bola, que Francisco Conceição aproveitou na perfeição para empatar.

Nas transições e contra-ataques foi criterioso e conseguiu impor a qualidade técnica e física dos seus jogadores mais adiantados, Puma Rodriguez, Sorriso e em especial Jhonder Cádiz e Gustavo Sá. Faltou na segunda parte frescura física para explorar o contra-ataque e marcar o 3º golo que só por uma vez poderia ter acontecido na excelente jogada de Puma Rodriguez que não conseguiu desfeitear Diogo Costa.

Num clube que nos últimos anos baseia a sua política desportiva na venda de jogadores, ter Luiz Júnior, Francisco Moura, Topic, Zaydú Youssouf, Sorriso, Puma Rodriguez e em especial Gustavo Sá vai corresponder à entrada de muitos euros no Famalicão.

No Porto só Francisco Conceição, Taremi, Galeno e Nico González se exibiram bem, teve em Evanilson o elemento a menos, com atitude que prejudicou a equipa neste jogo e no próximo, quando até estava a ser dos melhores em campo.

Jhonder Cádiz fez 2 golos e foi o melhor no Estádio do Dragão. Sorriso aproveitou a oportunidade para jogar no lugar do castigado Chiquinho e esteve bem na dupla função de apoio defensivo a Francisco Moura e dar profundidade ofensiva. Puma Rodriguez e Gustavo Sá também se exibiram bem num jogo em que todos os jogadores do Fama tiveram rendimento médio/alto.

O árbitro Gustavo Correia complicou na segunda parte na apreciação da lei da vantagem, na vertente disciplinar e no tempo de compensação.


José Augusto Santos, Comentador Desportivo e Treinador de Futebol Nível IV UEFA Pro.

Fonte: Vídeo Sport TV

DESPORTO

VINHAIS: AUTARQUIA AUMENTOU O VALOR DAS BOLSAS DE ESTUDO

A Câmara Municipal de Vinhais, liderada por Luís Fernandes, decidiu aumentar o montante das bolsas de estudo para o Ensino Superior de 700 para 1000 euros.

Online há

em

A Câmara Municipal de Vinhais, liderada por Luís Fernandes, decidiu aumentar o montante das bolsas de estudo para o Ensino Superior de 700 para 1000 euros.

Esta medida visa dar resposta ao crescente custo de vida, em particular no que diz respeito ao alojamento, que tem impactado o orçamento dos estudantes e das suas famílias.

Segundo nota da autarquia, o objetivo deste aumento é proporcionar um apoio financeiro mais significativo às famílias dos estudantes, ajudando a diminuir os seus encargos. Esta ação demonstra o compromisso do município com a educação e com o bem-estar dos seus cidadãos, através da atribuição de 40 bolsas de estudo, um número considerado relevante.

O reajuste do valor das bolsas abrange tanto as bolsas destinadas a estudantes com dificuldades financeiras como as bolsas de mérito académico, garantindo que 5 alunos com desempenho académico excecional também sejam beneficiados com o montante de 1000 euros.


Vítor Fernandes

LER MAIS

DESPORTO

PRIMEIRA LIGA: JOÃO PINHEIRO APITA O CLÁSSICO “PORTO X SPORTING”

O árbitro João Pinheiro vai dirigir pela nona vez um clássico entre FC Porto e Sporting, na sexta-feira, na 21.ª jornada da I Liga, informou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Online há

em

O árbitro João Pinheiro vai dirigir pela nona vez um clássico entre FC Porto e Sporting, na sexta-feira, na 21.ª jornada da I Liga, informou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

O árbitro da associação de Braga, de 37 anos e internacional desde 2016, vai estar pela 16.ª vez num clássico, naquele que vai ser o seu nono embate entre ‘dragões’ e ‘leões’, depois de, esta temporada, já ter dirigido o encontro entre os dois clubes para a Supertaça Cândido Oliveira, que terminou com uma vitória dos ‘azuis e brancos’, por 4-3, após prolongamento.

No jogo ‘grande’ da 21.ª ronda da I Liga, João Pinheiro vai ter como assistentes Bruno Jesus e Luciano Maia, o quarto árbitro vai ser David Silva, enquanto no videoárbitro (VAR) vai estar Tiago Martins, coadjuvado por Hugo Ribeiro (AVAR).

O Sporting, campeão em título e líder do campeonato, com 50 pontos, visita o FC Porto, terceiro classificado, com 42, a dois pontos do Benfica, segundo classificado, na sexta-feira, a partir das 20:15, no Estádio do Dragão, no Porto.

LER MAIS

MAIS LIDAS