REGIÕES
PORTUGUESES PROTESTAM À PORTA DE MARCELO
Centenas de pessoas juntaram-se esta noite em frente da Presidência da República, em Lisboa, para mostrar indignação pelo facto de mais de uma centena de pessoas ter morrido este ano nos incêndios.
Centenas de pessoas juntaram-se esta noite em frente da Presidência da República, em Lisboa, para mostrar indignação pelo facto de mais de uma centena de pessoas ter morrido este ano nos incêndios.
Apesar da chuva, a adesão à manifestação superou as expectativas dos organizadores, que a convocaram através da rede social Facebook e que, como disseram à Lusa, apenas quiseram mostrar que as pessoas estão “saturadas e revoltadas” com o que aconteceu.
Centenas de incêndios deflagraram domingo e provocaram pelo menos 41 mortos e 70 feridos. Em junho já tinham morrido mais 64 pessoas também na sequência de incêndios na zona de Pedrógão Grande.
A vigília desta noite, na qual estiveram presentes alguns familiares de vítimas mortais dos incêndios e em que alguns dos presentes empunhavam uma vela acesa, foi convocada em duas páginas diferentes da rede social e os seus organizadores nem se conheciam, como disseram à Lusa.
Paulo Gorjão, professor universitário, foi um deles. À Lusa disse que teve a iniciativa para mostrar pesar por mais de uma centena de mortes, mas também para sensibilizar o Presidente da República “para que faça uso dos poderes constitucionais”, nomeadamente “a palavra”, no sentido “de por um ponto final” ao que aconteceu, que “é uma vergonha”.
Para Paulo Gorjão, a equipa do Ministério da Administração Interna “não tem condições para continuar” e também a Autoridade Nacional de Proteção Civil tem de ser “revista de alto a baixo”.
“Tem de ser tudo revisto”, disse à Lusa, acrescentando que a ministra da Administração Interna não tem legitimidade para ocupar o cargo.
Perante a grande adesão à vigília, que o surpreendeu, Paulo Gorjão concluiu: “a leitura que faço é que há uma enorme saturação das pessoas com tudo isto, uma insatisfação pela inoperância”.
Nuno Pereira da Cruz, advogado, foi outro dos organizadores da manifestação, que inicialmente nem estava convocada para a Presidência. “Pensei que tínhamos de fazer alguma coisa. Criámos um grupo no FaceBook e em duas horas tínhamos centenas de adesões”, disse à Lusa.
Foi Jorge Santos, enólogo, amigo de Nuno Cruz, quem criou o grupo. “Foi espontâneo, sem qualquer expectativa, o que interessa foi o que senti nesse momento, e a verdade é que muitos estavam a sentir o mesmo que eu”, disse à Lusa.
Nuno Cruz tem também uma leitura da grande adesão à iniciativa: “mostra que não nos resignamos, que não estamos inertes e que exigimos mais e melhor dos decisores. É demasiado grave para que não se tomem iniciativas”.
Ainda que o Presidente da República estivesse fora, se fosse possível, disse Nuno Cruz, diria a Marcelo Rebelo de Sousa que “é tempo de agir e de utilizar o capital político que tem”.
E Paulo Gorjão, lembrando que não foi pedida qualquer audiência ao Presidente, dir-lhe-ia, como explicou à Lusa, que os portugueses estão fartos “de beijos, abraços e selfies”.
A ideia estava escrita também num cartaz de um dos manifestantes, “chega de afetos”, com outros a dizer frases como “governo do 3.º mundo”, “não sou de esquerda, não sou de direita, sou por um Estado integro e com valores”, ou ainda “Vai de férias MAI”, numa referência à ministra da Administração Interna.
Os participantes na vigília haveriam de gritar também a frase “Vai de férias” e “Demissão”, depois de entoarem o hino nacional.
REGIÕES
PORTO: TINO DE RANS CONFIRMA NOVA CANDIDATURA À AUTARQUIA
O calceteiro Vitorino Silva, mais conhecido como Tino de Rans, é candidato à Câmara Municipal do Porto para trazer frescura e movimento à cidade e dar voz às pessoas.
O calceteiro Vitorino Silva, mais conhecido como Tino de Rans, é candidato à Câmara Municipal do Porto para trazer frescura e movimento à cidade e dar voz às pessoas.
“O Porto precisa de movimento, precisa de frescura e é isto que esta candidatura vai trazer”, afirmou Tino de Rans na Estação de São Bento, no Porto, a segurar uma mala de viagem onde se lia o lema da campanha “Porto a Bom Porto”.
O candidato à autarquia, liderada pelo independente Rui Moreira que não pode recandidatar-se devido à limitação de mandatos, disse pretender ainda dar voz às pessoas, fixar os jovens e respeitar os idosos.
Na sua opinião, o Porto tem coisas “muito importantes”, mas falta-lhe algo simples que é fixar as pessoas na cidade.
“Fico triste quando um concelho com este potencial tem vindo a perder muita gente”, referiu.
Segundo Tino de Rans, é importante criar condições, nomeadamente habitação a preços acessíveis, para fixar os jovens no Porto.
Além disso, acrescentou, é necessário ouvir as pessoas para saber o que estas veem, querem e pensam para a cidade.
“O Porto tem potencial e futuro”, atirou o candidato, de 53 anos.
Tino de Rans, que diz conhecer o Porto muito bem fruto da sua profissão, assumiu que também quer voltar a ver as pessoas felizes com a cidade.
Entretanto, a Direção Política Nacional do Reagir, Incluir e Reciclar (RIR), partido fundado por Tino de Rans, manifestou “enorme surpresa” pela candidatura deste às eleições autárquicas.
O RIR revelou que Tino de Rans nunca apresentou à direção do partido qualquer projeto de candidatura à Câmara do Porto, nem expressou interesse nisso.
Considerando-se “totalmente desrespeitado” pelo fundador do partido, o RIR vincou que “não tem donos, nem pode ficar manietado à vontade e à vaidade do seu fundador”.
Motivo pelo qual irá reunir, a seu tempo, para decidir se apoiará ou não a candidatura de Tino de Rans às eleições autárquicas de 2025.
As eleições autárquicas deverão decorrer entre setembro e outubro deste ano.
REGIÕES
LEÇA DA PALMEIRA: PERNAS HUMANAS DERAM À COSTA NA PRAIA DO ATERRO
As pernas de um cadáver deram à costa da praia do aterro, em Leça da Palmeira, esta quinta-feira, avançou o Notícias ao Minuto, que cita fonte dos Bombeiros Voluntários de Leixões.
As pernas de um cadáver deram à costa da praia do aterro, em Leça da Palmeira, esta quinta-feira, avançou o Notícias ao Minuto, que cita fonte dos Bombeiros Voluntários de Leixões.
A parte do corpo foi removida do local e enviada para o Instituto de Medicina Legal do Porto para autópsia.
O alerta aos meios de socorro foi dado pelas 13h26.
De acordo com a mesma fonte, estiveram no local os Bombeiros Voluntários de Leixões, a Polícia Marítima e a Polícia Judiciária.
-
REGIÕES3 semanas atrás
ANACOM E ERC RENOVAM LICENÇAS DA RÁDIO REGIONAL
-
DESPORTO4 semanas atrás
PRIMEIRA LIGA: BOAVISTA EM ÚLTIMO APÓS DERROTA COM O AROUCA (VÍDEO)
-
DESPORTO3 semanas atrás
TAÇA DA LIGA: BENFICA VENCE SPORTING NA FINAL PELA MARCAÇÃO DE PENÁLTIS (VÍDEO)
-
DESPORTO3 semanas atrás
TAÇA DA LIGA: JOÃO PINHEIRO NOMEADO PARA A FINAL “SPORTING X BENFICA”
-
DESPORTO DIRETO2 semanas atrás
DIRETO: GIL VICENTE FC X FC PORTO (20:30)
-
NACIONAL2 semanas atrás
JOSÉ MANUEL MOURA É O NOVO PRESIDENTE DA PROTEÇÃO CIVIL
-
DESPORTO DIRETO1 semana atrás
DIRETO: FC PORTO X OLYMPIACOS FC (17:45)
-
DESPORTO DIRETO6 dias atrás
DIRETO: FC PORTO X CD SANTA CLARA (18:00)