NACIONAL
ENFERMEIROS QUEREM ESCLARECER 2605 MORTES EM “LISTAS DE ESPERA”
A Ordem dos Enfermeiros solicitou ao Ministério Público que investigue a morte das 2605 pessoas que estavam em lista de espera para cirurgia em 2016.
![](https://radioregional.pt/wp-content/uploads/2017/10/enfermeiros-querem-esclarecer-2605-mortes-em-listas-de-espera-2.jpg)
A Ordem dos Enfermeiros solicitou ao Ministério Público que investigue a morte das 2605 pessoas que estavam em lista de espera para cirurgia em 2016.
Num comunicado enviado esta quinta-feira às redacções, a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, afirma ter pedido ao Ministério Público uma investigação ao caso das 2605 pessoas que se encontravam em lista de espera, no Serviço Nacional de Saúde (SNS), e que morreram à espera de uma cirurgia, em 2016, como revelou uma auditoria feita pelo Tribunal de Contas.
“Julgo ser importante que o Ministério Público apure se existe ou não responsabilidade criminal da tutela, para salvaguarda do SNS e da vida dos portugueses. O tempo da vida não pode ser o tempo da política. E as decisões políticas não são imunes à ação da Justiça”, defende Ana Rita Cavaco, numa carta enviada à procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal, com conhecimento ao presidente da República e à Assembleia da República.
“Não sei se a acusação do Tribunal de Contas configura um crime, mas entendo que deveria haver uma investigação para cabal esclarecimento da verdade”, refere a bastonária.
Na quarta-feira, a presidente da ACSS, Marta Temido, chamada à Comissão de Saúde por causa do relatório do Tribunal de Contas, rejeitou a relação de causalidade entre as mortes e a espera para a cirurgia.
Marta Temido informou que 60% das 2605 cirurgias canceladas por óbito do utente eram das especialidades oftalmológica e ortopédica.
No mesmo comunicado, a bastonária da Ordem dos Enfermeiros diz ser contra a composição do grupo de trabalho formado pelo Ministério da Saúde para analisar os dados revelados pelo Tribunal de Contas.
Na sequência da publicação do relatório do Tribunal de Contas, na segunda-feira passada, foi publicada em Diário da República a nomeação de um grupo técnico para analisar a fiabilidade dos sistemas de gestão do acesso ao SNS, que será presidido pelo bastonário da Ordem dos Médicos (OM).
O bastonário da OM, Miguel Guimarães, já veio dizer, entretanto, que este grupo não corresponde à auditoria externa que tinha solicitado e que ainda será avaliado pela Ordem dos Médicos quem será o elemento mais indicado para presidir ao grupo de trabalho.
Além da OM, integram o grupo elementos da Entidade Reguladora da Saúde, Inspeção-Geral das Atividades em Saúde, Direção-Geral da Saúde, Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares, associações de doentes e comunidade académica.
“A Ordem dos Enfermeiros não vai solicitar a sua integração neste grupo, até porque considera que ele está ferido à partida pela sua composição. Quem avaliar esta questão tem de estar completamente fora das profissões da saúde e ter provas dadas de isenção e independência na área da auditoria financeira e de saúde”, refere.
Um auditoria do Tribunal de Contas ao acesso a cuidados de Saúde no SNS no triénio 2014-2016, divulgada no passado dia 17 de Outubro, fez duras críticas à gestão das listas de espera, acusou a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) de eliminar pedidos de consultas hospitalares falseando os resultados das listas e concluiu que o acesso a consultas e cirurgias se degradou naquele período.
![](https://radioregional.pt/wp-content/uploads/2024/06/radioregional-logo-275-70-site.png)
NACIONAL
GOVERNO APROVA NOVO REGIME DE CIBERSEGURANÇA
O Conselho de Ministros aprovou hoje a proposta de lei do novo regime de cibersegurança que vai ser enviada para o parlamento, anunciou o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, que a classificou de “reforma profunda”.
![](https://radioregional.pt/wp-content/uploads/2025/02/governo-aprova-novo-regime-de-ciberseguranca-3.jpg)
O Conselho de Ministros aprovou hoje a proposta de lei do novo regime de cibersegurança que vai ser enviada para o parlamento, anunciou o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, que a classificou de “reforma profunda”.
“Esta proposta de lei para enviar para o parlamento (…) reforça muito a capacidade e robustez dos sistemas informáticos e digitais e das defesas de empresa e das entidades públicas em Portugal, por um lado”, afirmou o ministro, na conferência de imprensa.
O novo regime “robustece o nível de segurança, aumenta os poderes de supervisão, alarga as obrigações e os deveres que as empresas e as entidades públicas têm para proteger a sua atividade” e os seus sistemas no espaço digital.
Por outro lado, uma “opção típica deste Governo, diferente de muitos governos europeus, queremos fazê-lo reduzindo ao máximo os custos de contexto, simplificando a legislação, facilitando a vida às empresas e aos cidadãos”, acrescentou.
NACIONAL
MÁRIO MACHADO: JUSTIÇA REJEITA MAIS UM RECUSO E PODERÁ SER PRESO
O Tribunal Constitucional (TC) rejeitou o recurso do militante neonazi Mário Machado contra a condenação por incitamento ao ódio e à violência, e se não houver novo recurso terá que se apresentar para cumprir pena até ao fim do mês.
![](https://radioregional.pt/wp-content/uploads/2024/05/mario-machado-condenado-a-dois-anos-e-10-meses-de-prisao-efetiva-1-scaled.jpg)
O Tribunal Constitucional (TC) rejeitou o recurso do militante neonazi Mário Machado contra a condenação por incitamento ao ódio e à violência, e se não houver novo recurso terá que se apresentar para cumprir pena até ao fim do mês.
O TC notificou hoje a defesa de Mário Machado sobre a rejeição do recurso, que não foi admitido para apreciação.
O advogado José Manuel Castro, que representa Mário Machado, disse à Lusa que ainda está a estudar com o seu cliente a hipótese de recurso para o plenário do TC para exigir a sua apreciação, mas se tal não acontecer, no prazo de 10 dias Mário Machado terá que se apresentar para cumprir a pena.
Mário Machado foi condenado a uma pena de prisão efetiva de dois anos e 10 meses por um crime de discriminação e incitamento ao ódio e à violência.
Em causa está o processo em que Mário Machado e Ricardo Pais, o outro arguido no caso, foram condenados por crimes de discriminação e incitamento ao ódio e à violência por publicações em redes sociais, nas quais o tribunal de julgamento deu como provado terem apelado ao ódio e à violência contra mulheres de esquerda que visaram em particular a professora e então dirigente do Movimento Alternativa Socialista (MAS) Renata Cambra.
- DESPORTO DIRETO3 dias atrás
DIRETO: RIO AVE FC X FC PORTO (20:45)
- REGIÕES4 semanas atrás
ANACOM E ERC RENOVAM LICENÇAS DA RÁDIO REGIONAL
- DESPORTO4 semanas atrás
TAÇA DA LIGA: BENFICA VENCE SPORTING NA FINAL PELA MARCAÇÃO DE PENÁLTIS (VÍDEO)
- DESPORTO4 semanas atrás
TAÇA DA LIGA: JOÃO PINHEIRO NOMEADO PARA A FINAL “SPORTING X BENFICA”
- DESPORTO DIRETO3 semanas atrás
DIRETO: GIL VICENTE FC X FC PORTO (20:30)
- DESPORTO DIRETO2 semanas atrás
DIRETO: FC PORTO X OLYMPIACOS FC (17:45)
- DESPORTO DIRETO2 semanas atrás
DIRETO: FC PORTO X CD SANTA CLARA (18:00)
- NACIONAL3 semanas atrás
JOSÉ MANUEL MOURA É O NOVO PRESIDENTE DA PROTEÇÃO CIVIL