Ligue-se a nós

INTERNACIONAL

CHINA ENCERRA FÁBRICAS DEVIDO À POLUIÇÃO

A China está a fechar todas as fábricas que violem os padrões de emissão de poluição. Dezenas de milhares de fábricas foram fechadas, num enorme esforço do país para enfrentar os seus catastróficos problemas de poluição.

Online há

em

A China está a fechar todas as fábricas que violem os padrões de emissão de poluição. Dezenas de milhares de fábricas foram fechadas, num enorme esforço do país para enfrentar os seus catastróficos problemas de poluição.

Cerca de 40% das fábricas da China foram temporariamente encerradas por inspectores de segurança, e os responsáveis por mais de 80.000 fábricas terão que responder por infracções penais relativas a violações dos limites de emissões no ano passado.

A campanha de um mês coincide com o anúncio feito a semana passada, durante o Congresso do Partido Comunista, do plano de reduzir a concentração de partículas perigosas, chamadas PM2.5, dos 47 microgramas por metro cúbico em 2016 para os 35 microgramas até 2035.

“Será muito difícil atingir este objectivo, e precisamos de fazer mais esforços para o alcançar”, afirma o ministro chinês da Protecção Ambiental, Li Ganjie. Os esforços actuais da China para combater a poluição doméstica tiveram início em 2013, quando a nação anunciou 10 medidas para limpar o ar do país, incluindo a redução das emissões de indústrias altamente poluentes em 30% até ao fim de 2017.

Para ajudar a atingir estes objectivos, a China aumentou as inspecções em fábricas e centrais eléctricas nos últimos dois anos, em várias províncias, para garantir que milhares de empresas não violem as leis de emissões.

“Esses inspetores vão às fábricas para inspeções surpresa”, diz o consultor da cadeia de suprimentos Gary Huang, da 80/20 Sourcing. “Eles estão instituindo multas diárias, e, nos casos mais graves, aplicação criminal. As pessoas estão sendo colocadas na prisão”.

Estas acções – que podem acarretar o risco de prejudicar o forte crescimento económico da China, apesar de o governo desmentir – não resultarão apenas em céus mais azuis. Ao reprimir os poluidores, a China espera ter também água mais limpa, uma vasta gama de benefícios ecológicos – e claro, respirar com mais facilidade.

“Para as áreas que sofreram danos ecológicos, os gestores e quadros de topo das empresas serão responsabilizados”, garante o vice-diretor do Escritório do Grupo Líder Central de Assuntos Financeiros e Econômicos do Partido Comunista, Yang Weimin. “O nosso povo poderá ver novamente as estrelas à noite e ouvir os pássaros cantar”.

Em invernos anteriores, as autoridades municipais foram instruídas a encerrar as empresas algumas semanas de cada vez, mas com as metas de 2017 a poucos meses de distância, a China está a fechar os poluidores a uma taxa que Li chama de “sem precedentes”.

“Estas campanhas especiais não são únicas. São um teste a mecanismos de longo prazo”, anunciou Li. “Elas provaram ser eficazes, vamos continuar com estas medidas”.

HypeScience | Science Alert | Futurism

INTERNACIONAL

RÚSSIA: “PUTIN SUCEDE A PUTIN” E INICIA QUINTO MANDATO COMO PRESIDENTE

O Presidente russo, Vladimir Putin, no poder desde 2000, tomou hoje posse no Kremlin, em Moscovo, para um quinto mandato de seis anos à frente da Rússia.

Online há

em

O Presidente russo, Vladimir Putin, no poder desde 2000, tomou hoje posse no Kremlin, em Moscovo, para um quinto mandato de seis anos à frente da Rússia.

“Juro (…) respeitar e proteger os direitos humanos e civis e as liberdades, respeitar e proteger a Constituição, a soberania, a independência, a segurança e a integridade do governo”, declarou Putin, citado pela agência francesa AFP.

Putin disse que liderar a Rússia “é um dever sagrado” e prometeu que o país saíra “mais forte” do “período difícil” que atravessa.

A Rússia está em guerra com a Ucrânia, que invadiu em 2022, e é alvo de sanções internacionais por causa da ofensiva contra o país vizinho.

LER MAIS

INTERNACIONAL

GUERRA: RÚSSIA “ALERTA” QUE F-16 NA UCRÂNIA SERÁ CONSIDERADO “PROVOCAÇÃO”

A Rússia advertiu hoje que o envio de caças F-16 à Ucrânia será considerado uma provocação dos Estados Unidos e da NATO, estejam ou não capacitados para transportar armamento nuclear.

Online há

em

A Rússia advertiu hoje que o envio de caças F-16 à Ucrânia será considerado uma provocação dos Estados Unidos e da NATO, estejam ou não capacitados para transportar armamento nuclear.

“Independentemente das alterações efetuadas aos aviões entregues, serão por nós considerados como portadores de armas nucleares e consideramos esse passo dos Estados Unidos e da NATO como uma deliberada provocação”, assinalou em comunicado o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo.

Moscovo tem sublinhado desde há vários anos que este tipo de aviões tem sido utilizados nas designadas “missões nucleares conjuntas” da NATO.

“Espera-se que surjam em breve no teatro de operações da Ucrânia aviões polivalentes F-16 de fabrico norte-americano (…), não podemos ignorar o facto de esses aviões pertencerem às plataformas de duplo equipamento: nuclear e não nuclear”, assinala o texto.

A Ucrânia insiste desde há semanas na necessidade de apressar o envio destes aviões face aos contínuos bombardeamentos das forças russas contra infraestruturas civis e posições do seu Exército.

A coligação de países ocidentais que há um ano se comprometeu em disponibilizar F-16 a Kiev inclui a Dinamarca, que se propõe enviar os primeiros aviões este verão, a Bélgica, Países Baixos e Noruega.

Moscovo tem condenado os planos ocidentais sobre o aumento do apoio de armamento a Kiev e a suas implicações nos combates na Ucrânia, que podem sugerir novas ameaças militares ocidentais dirigidas à Rússia.

Em particular, Moscovo acusa o ocidente de apoiar abertamente ações de sabotagem da Ucrânia em território russo, para além de fornecer a Kiev mísseis de longo alcance franceses e britânicos, e os novos ATACMS norte-americanos, que podem alcançar território russo.

A Rússia também acusa os EUA de prosseguir com os seus planos de utilização de mísseis de curto e médio alcance “em diversas regiões do mundo” e acrescenta que, quando esse armamento for efetivamente disponibilizado, responderá suspendendo a sua própria moratória sobre estes envios.

O MNE russo também denuncia as afirmações do Presidente francês, Emmanuel Macron, sobre o possível envio à Ucrânia de contingentes da NATO e salienta as informações sobre a presença no terreno de efetivos da Legião Estrangeira francesa.

A diplomacia russa acusa o bloco ocidental de procurar “uma maior escalada da crise ucraniana até um confronto militar direto dos países da NATO e Rússia” com o objetivo de provocar uma “derrota estratégica” a Moscovo.

Este cenário, segundo Moscovo, justifica a ordem emitida pelo Presidente russo Vladimir Putin às Forças Armadas sobre a realização “em breve” de manobras com armas nucleares táticas.

Caso se concretizem, estes exercícios — com o envolvimento da Força Aérea e Marinha –, poderão ocorrer em território ucraniano, pelo facto de o Distrito militar sul incluir as quatro regiões ucranianas ocupadas (Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporijia).

Moscovo também lamenta que a situação se encontre próximo do descalabro devido à acumulação de “decisões irracionais” por parte de Kiev e aliados ocidentais, e frisa que estas ameaças estão “especificamente” contempladas na doutrina de dissuasão nuclear da Rússia.

A Ucrânia tem garantido uma substancial ajuda financeira e armamento dos aliados ocidentais desde que a Rússia invadiu o país, em 24 de fevereiro de 2022.

Os aliados de Kiev também têm decretado sanções contra setores-chave da economia russa para tentar diminuir a capacidade de Moscovo de financiar o esforço de guerra na Ucrânia.

Já no terceiro ano de guerra, as Forças Armadas ucranianas têm-se confrontado com falta de armamento e munições, apesar das reiteradas promessas de ajuda dos aliados ocidentais e que agora parecem estar ultrapassadas.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
FAMALICÃO X BENFICA


RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS