RÁDIO REGIONAL
MAGAZINE

SENTE-SE SEMPRE CANSADO ? ATENÇÃO ÀS HORMONAS

Todo o funcionamento do corpo humano depende das hormonas, secreções da glândula endócrina que se assumem como determinantes na saúde e bem-estar. Embora o sistema hormonal esteja sempre ativo, é à noite que o bom funcionamento é ‘decidido’, uma vez que a qualidade do sono vai determinar o quão boa será a produção das hormonas.

Mas se a qualidade do sono afecta as hormonas, também as hormonas afectam a qualidade do sono… e não só. Como explica o site Bustle, a sensação constante de cansaço em nada pode ter a ver com o trabalho ou até com a prática de actividade física, pode, sim, ser a consequência de um estado hormonal descontrolado, com especial destaque para o cortisol.

Aquela que é a hormona do stress é capaz de activar o estado de alerta, ansiedade e nervosismo, afectando a qualidade do sono e, por consequência, agravando a sensação de cansaço, podendo mesmo dar origem à fadiga adrenal.

A sensação constante de cansaço – e sem um motivo aparente – pode ainda ser causada por uma queda dos níveis de estrogénio ou quando se dá uma resistência à leptina, a hormona da saciedade. Como explica o site, a resistência à leptina é um trantorno que leva ao impedimento da produção desta hormona, causando uma sensação constante de fome, mas também a sensação de cansaço e até de doença.

Responsável pelo relógio circadiano, a melatonina é uma outra hormona com implicações diretas na sensação de cansaço, uma vez que tanto pode afectar a capacidade de dormir à noite, como pode aumentar a sensação de sono ao longo do dia.

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

MÉDICOS VETERINÁRIOS LANÇAM CAMPANHA POR MENOS IMPOSTOS NA SAÚDE ANIMAL

Rádio Regional

GOVERNO TRANSFERE 200 MILHÕES DE EUROS PARA PAGAMENTO DE DÍVIDAS DO SNS

Rádio Regional

MORTALIDADE POR AFOGAMENTO INFANTIL REGISTA AUMENTO PREOCUPANTE

Rádio Regional

AVISO VERMELHO DE CALOR ALARGADO ATÉ DOMINGO EM DEZ DISTRITOS

Rádio Regional

CONCENTRAÇÃO ELEVADA DE PÓLEN EM PORTUGAL CONTINENTAL ATÉ 2 DE JULHO

Rádio Regional

MIRANDELA: HOSPITAL (SNS) RECEBE RESPOSTA INÉDITA DE MEDICINA INTENSIVA

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.