Ligue-se a nós

DESPORTO

PORTO VENCE E ESTÁ MAIS PRÓXIMO DO JAMOR

Online há

em

O FC Porto venceu, esta quarta-feira, o Sporting por 1-0 na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, disputado no Estádio do Dragão. Tiquinho Soares marcou o único golo de uma partida que ficou aquém das expectativas.

As chamadas de Casillas e Soares ao onze foram o destaque no lado do FC Porto. Em sentido inverso, Aboubakar, Paulinho e Waris não ficaram sequer no banco de suplentes dos Dragões. No lado do Sporting destaque para a presença de Gelson Martins na equipa inicial. Havia a dúvida se o extremo estaria apto para o clássico, na sequência de uma lesão, mas o internacional português recuperou e jogou os 90 minutos. Já William Carvalho fica de fora das opções.

A primeira parte ficou marcada pelo baixo ritmo, com poucas oportunidades de golo, com destaque para o remate ao poste da baliza de Rui Patrício aos 28 minutos, num libre cobrado por Sérgio Oliveira.

Pouco depois, o FC Porto ficou a pedir mão de Acuña, mas o árbitro não interrompeu a jogada e o argentino serviu Gelson, que por sua vez colocou em Ristovski, que atirou com intenção à baliza portista, obrigando Casillas a aplicar-se na defesa.

Na segunda parte, aos 60 minutos, surgiu o único golo da partida, num bom cabeceamento de Soares, após um preciso cruzamento de Sérgio Oliveira.

Os Dragões podiam ter aumentado a vantagem logo de seguida, novamente com um passe de Sérgio Oliveira e cabeceamento de Soares, mas pela frente tinham um acrobático Rui Patrício.

Já em tempo de compensação, Acuña foi expulso por acumulação de cartões amarelos, após falta sobre Hernâni. O árbitro João Pinheiro não teve dúvidas na decisão.

A 18 de Abril – data ainda a confirmar –, o FC Porto partirá em vantagem no apuramento para a final da Taça de Portugal, na segunda mão das meias-finais, que se disputa em Alvalade, já depois de se terem reencontrado no Dragão, em 02 de Março, na 25.ª jornada da I Liga.

Na outra meia-final, defrontam-se os estreantes Desportivo das Aves e o Caldas, do Campeonato de Portugal, que visita o lanterna vermelha da I Liga a 28 de Fevereiro, antes de fechar a eliminatória no seu campo, também a 18 de Abril.

Bruno de Carvalho e Jorge Nuno Pinto da Costa no Camarote Presidencial.

JOGO AO MINUTO:

94′ + 4 Apito final, termina a partida! Triunfo por 1-0 do FC Porto no clássico frente ao Sporting, jogo a contar para a 1.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal. Estiveram melhor os portistas, mas a vantagem mínima deixa tudo em aberto para a 2.ª mão, agendada para Abril.
94′ + 4 Canto já marcado, Patrício segura a dois tempos.
93′ + 3 Sérgio Oliveira a bater de pé esquerdo o livre, a bola ia para fora, mas Rui Patrício ainda toca e cede canto.
92′ + 2 Acuña já tinha um amarelo, faz falta sobre Hernâni e João Pinheiro exibe o segundo e consequente vermelho.
92′ + 2 Sporting CP: M. Acuña recebe o segundo cartão amarelo e é expulso.
91′ + 1 Sporting perto do empate! Ricardo deixa-se surpreender por Rúben Ribeiro que lhe rouba a bola, este tentava servir Doumbia, mas Felipe corta e Casillas afasta definitivamente.
90′ Quatro minutos de compensação.
90′ Bruno Fernandes a desarmar Marega quando este aparecia com perigo na área leonina.
87′ Gelson Martins a perder o tempo de remate e desperdiça o bom posicionamento. Acaba por atrasar para Bruno Fernandes, mas o remate é interceptado.
86′ FC Porto: Hernâni recebe cartão amarelo.
86′ Sporting CP: Entra Bruno César e sai Rodrigo Battaglia.
85′ Valeu o corte providencial de Mathieu, a travar o remate perigoso de Hernâni.
84′ Remate de Hernâni do meio da rua, a tentar surpreender Rui Patrício, mas sai ao lado.
83′ Sporting CP: Entra Montero e sai Fábio Coentrão.
83′ FC Porto: Entra Gonçalo Paciência e sai Soares.
83′ Aplausos para Soares na sua saída.
80′ FC Porto: Entra Hernâni e sai Brahimi.
78′ Brahimi aparece na cara de Rui Patrício, mas o guarda-redes consegue tirar. O argelino acaba por chocar com o internacional português e o árbitro assinala falta ofensiva.
74′ Sporting CP: Entra Rúben Ribeiro e sai S. Ristovski.
71′ FC Porto: Entra Otávio e sai Corona.
67′ Sporting CP: Cartão amarelo para M. Acuña.
65′ Enorme Rui Patrício! Mais um cruzamento de Sérgio Oliveira, Soares a aparecer ao segundo poste a cabecear, mas o guarda-redes do Sporting a negar o bis do brasileiro.
62′ Estão 32.855 espectadores esta noite no Estádio do Dragão.
60′ FC Porto: Golo de Soares! Excelente cabeceamento do brasileiro, após um grande cruzamento de Sérgio Oliveira, a abrir as hostilidades e a colocar o FC Porto na frente do marcador.
58′ Por cima! Bruno Fernandes a bater o livre, a bola não sai longe e Casillas estava a controlar, mas bem batido.
57′ Gelson cai num lance com Brahimi, mas o árbitro interrompe a partida para assinalar uma falta de Alex Telles sobre Acuña.
55′ Alex Telles a bater o livre, a bola bate na frente de Patrício, mas o guarda-redes do Sporting segura.
54′ Sporting CP: Cartão amarelo para S. Coates.
54′ Falta de Coates sobre Soares. Vai sair amarelo.
50′ Coentrão fica caído, queixas físicas do jogador leonino depois de um lance com Corona.
48′ Ao lado! Cruzamento de Bruno Fernandes, Doumbia na área a atirar rasteiro, valeu o desvio em Ricardo. Canto para o Sporting!
46′ Recomeçou o jogo. As equipas regressaram sem alterações.
46′ + 1 O árbitro assinala o intervalo, o Sporting CP reclama a marcação de um livre, mas João Pinheiro manda toda a gente para os balneários.
45′ Um minuto de compensação.
45′ Brahimi ainda consegue o cruzamento, mas a bola já tinha ultrapassado a linha de fundo.
43′ Falta de Battaglia sobre Marega.
43′ Sporting CP: Cartão amarelo para Rodrigo Battaglia.
40′ Defende Iker Casillas! O FC Porto fica a pedir mão de Acuña, mas o árbitro não interrompe a jogada e o argentino serve Gelson, que por sua vez mete em Ristovski que atira com intenção à baliza portista, a obrigar Casillas a aplicar-se na defesa!
36′ Remate fraco de Soares, para as mãos de Rui Patrício.
31′ Corona a picar para a área onde estava Herrera, mas o mexicano acerta mal na bola e Rui Patrício segura.
28′ Ao poste! Livre cobrado por Sérgio Oliveira, que acerta no poste esquerdo com estrondo!
27′ Sporting CP: Cartão amarelo para C. Piccini.
27′ Falta de Piccini sobre Marega quando este seguia para a área, amarelo para o jogador do Sporting CP e livre perigoso para os portistas.
26′ Lance entre Fábio Coentrão e Felipe, com o árbitro a exibir o amarelo a ambos para acalmar os ânimos.
25′ Sporting CP: Fábio Coentrão recebe cartão amarelo.
25′ FC Porto: Felipe recebe cartão amarelo.
24′ Bruno Fernandes! Remate de fora da área para o jogador leonino, Casillas defende para a frente. Na recarga, fora-de-jogo assinalado a Doumbia.
20′ Patrício! Excelente o guarda-redes leonino a fazer bem a mancha e a travar o remate de Brahimi.
19′ Gelson! Remate rasteiro do jogador leonino, fácil para Iker Casillas.
15′ Livre de Alex Telles, Felipe falha por pouco o desvio, Rui Patrício antecipa-se e agarra a bola.
14′ Jogo perigoso de Coentrão, falta sobre Ricardo. Livre para os portistas.
13′ Corta Coates! Brahimi para Soares, este cruza para a área onde estava Marega, mas o central leonino a tirar para canto.
10′ Corona melhor que Coentrão, a deixar o jogador leonino para trás, mas o árbitro entende que houve falta.
7′ Cruza Herrera, Soares à vontade a cabecear na área, mas atira por cima da baliza de Rui Patrício.
5′ Tentava chegar Soares ao cruzamento de Ricardo, Rui Patrício a segurar.
4′ Ristovski cai no duelo com Soares, o árbitro manda seguir.
1′ Arranca a partida no Dragão!
0′ FC Porto (Suplentes): José Sá, Maxi Pereira, Osorio, Óliver, Otávio, Hernâni e Gonçalo Paciência.
0′ FC Porto (Onze inicial): Iker Casillas, Ricardo, Reyes, Felipe, Alex Telles, Corona, Herrera, Sérgio Oliveira, Brahimi, Marega e Soares.
0′ Sporting CP (Suplentes): Salin, André Pinto, Palhinha, Bruno César, Bryan Ruiz, Rúben Ribeiro e Montero.
0′ Sporting CP (Onze inicial): Rui Patrício, Piccini, Coates, Mathieu, Fábio Coentrão, Battaglia, Acuña, Ristovski, Gelson, Bruno Fernandes e Doumbia.
0′ João Pinheiro, da AF Braga, foi o árbitro designado pelo Conselho de Arbitragem da FPF para dirigir o jogo da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, entre o FC Porto e o Sporting CP.

DESPORTO

BOAVISTA FC: DEPOIS DO “CONTROLO SALARIAL” UM NOVO PEDIDO DE INSOLVÊNCIA

A sangria de processos executivos e pedidos de insolvência de pessoa coletiva parece não ter fim à vista. Depois do “Controlo Salarial” relativo aos meses de Março e Abril, funcionários (inclui atletas e/ou treinadores) avançam com novos pedidos de Insolvência de Pessoa Coletiva.

Online há

em

A sangria de processos executivos e pedidos de insolvência de pessoa coletiva parece não ter fim à vista. Depois do “Controlo Salarial” relativo aos meses de março e abril, funcionários (inclui atletas e/ou treinadores) avançam com novos pedidos de Insolvência de Pessoa Coletiva.

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (Liga) considerou regularizadas as obrigações salariais relativas aos meses de Março e Abril de 2024 após – também em abril – ter dado entrada na justiça de mais um Processo Especial de Revitalização por incumprimento e/ou insolvência iminente perante mais de 50 credores, nomeadamente e precisamente funcionários (inclui atletas e/ou treinadores).


COMO FUNCIONA O CONTROLO SALARIAL DOS CLUBES ?

O Controlo Salarial está previsto no Artigo 78-A do Regulamento das Competições Profissionais. Periodicamente os clubes estão obrigados a demonstrar a inexistência de dívidas correspondentes a retribuições-base e compensações mensais a jogadores e treinadores com contrato de trabalho ou formação.

Este controlo ocorre em três momentos:

  • Até 15 de setembro relativo aos salários de maio a agosto.
  • Até 15 de dezembro relativo aos salários de setembro a novembro.
  • Até 15 de março relativo aos salários de dezembro a fevereiro.
  • Até 15 de maio relativo aos salários de março e abril.

A demonstração do cumprimento de obrigações salariais é efetuada através de declaração do próprio clube que o ateste, subscrita pelos legais representantes e certificada por ROC ou SROC, contendo uma relação discriminada dos jogadores e treinadores a que respeita.

A demonstração do cumprimento de obrigações salariais também pode ser efetuada por via de simples acordos de pagamento entre clube e credor (funcionário, atleta ou treinador), ou seja, ainda que existam dívidas salariais pode o clube e credor chegar a um acordo de pagamento, cabendo apenas aos Tribunais a competência executiva do cumprimento desses acordos.


SINDICATO DOS JOGADORES ALERTA

No passado dia 10 de maio o Sindicato dos Jogadores alertou para as práticas irregulares a que os atletas estão sujeitos sempre que um determinado clube pretende fazer prova da regularização salarial.

O Sindicato dos Jogadores alerta os futebolistas para que procurem aconselhamento jurídico, se forem abordados para a assinatura de documentos que traduzam a confirmação de pagamentos não recebidos ou acordo para o adiamento do pagamento dos créditos laborais vencidos” pode ler-se no comunicado do Sindicato dos Jogadores.

Joaquim Evangelista, Presidente do Sindicato dos Jogadores, tem tido uma voz ativa na defesa dos direitos dos atletas. Em finais de 2023 tomou posição publica ao pedir uma “resposta à altura das exigências” especificamente em relação aos clubes incumpridores, nomeadamente Boavista, Leixões e Lank Vilaverdense após falharem mais que uma vez o controlo das obrigações salariais.

Vítor Fernandes


VEJA AINDA:

BOAVISTA FC: DEPOIS DO “CONTROLO SALARIAL” UM NOVO PEDIDO DE INSOLVÊNCIA

BOAVISTA EM INCUMPRIMENTO ARRISCA INSOLVÊNCIA E EXCLUSÃO DA LIGA – INVESTIGAÇÃO

BOAVISTA: ASSEMBLEIA GERAL ELEGE FARY FAYE PRESIDENTE

BOAVISTA EM RISCO DE EXCLUSÃO DA PRIMEIRA LIGA – CHAVES E VIZELA ATENTOS

LER MAIS

DESPORTO

PRIMEIRA LIGA: BENFICA DESPEDE-SE DA ÉPOCA 23/24 EM CASA DO RIO AVE

O Benfica, campeão cessante, disputa hoje o último jogo na época futebolística 2023/24, ao defrontar o Rio Ave na 34.ª e derradeira jornada da I Liga, com a certeza de terminar no segundo lugar, atrás do Sporting.

Online há

em

O Benfica, campeão cessante, disputa hoje o último jogo na época futebolística 2023/24, ao defrontar o Rio Ave na 34.ª e derradeira jornada da I Liga, com a certeza de terminar no segundo lugar, atrás do Sporting.

Os ‘encarnados’ têm oito pontos de atraso em relação aos ‘leões’ e já não poderão evitar a passagem do testemunho ao rival lisboeta, enquanto o FC Porto, terceiro classificado, está ainda mais distante, a 10 pontos, pelo que o campeão da época passada se limitará a cumprir calendário no estádio do 10.º colocado.

O jogo entre Rio Ave e Benfica começa a disputar-se às 20:45, duas horas depois do início do confronto entre Famalicão, também já sem possibilidade de deixar a atual oitava posição, e Casa Pia, 12.º posicionado, que ainda pode subir ou descer na classificação, mas já tem a manutenção assegurada.

O Sporting despede-se no domingo do campeonato que conquistou, ao receber o lanterna-vermelha Desportivo de Chaves, no mesmo dia em que se decidirá a última equipa do pódio, no embate entre Sporting de Braga e FC Porto, com vantagem para os portuenses, que estão um ponto acima dos bracarenses.

Programa da 34.ª e última jornada da I Liga:

– Sexta-feira, 17 mai:

Famalicão – Casa Pia, 18:45

Rio Ave — Benfica, 20:45

– Sábado, 18 mai:

Boavista — Vizela, 15:30

Estrela da Amadora – Gil Vicente, 15:30

Farense — Portimonense, 15:30

Arouca – Vitória de Guimarães, 15:30

Sporting – Desportivo de Chaves, 18:00

Moreirense – Estoril Praia, 18:00

Sporting de Braga – FC Porto, 20:30 (Direto na Rádio Regional)

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
FAMALICÃO X BENFICA


RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS