Ligue-se a nós

DESPORTO

SOAM OS ALARMES NA SELECÇÃO NACIONAL

Portugal foi derrotado pela Holanda por 3 bolas sem resposta, num jogo amigável marcado por um exibição “pobre” dos campeões europeus.

Online há

em

Portugal foi goleado pela Holanda por 3-0, em jogo amigável realizado em Genebra, na Suíça. A selecção campeã da Europa viu uma péssima primeira parte ser castigada pela ‘Laranja Mecânica’, que encarou o jogo com outros olhos. Ao segundo encontro, Ronaldo Koenam vence ao comando da Holanda, depois da derrota com a Inglaterra na sexta-feira. Já Fernando Santos, que sofreu a pior derrota ao comando da seleção lusa, tem muito trabalho pela frente até ao Mundial2018.

Encarar um amigável frente a uma Holanda, qualquer que ela seja, como fez Portugal na primeira parte, é meio caminho andado para acabar goleado ou andar lá perto. Porque quem viu os primeiros 45 minutos, teria legalidade para questionar quem era o campeão da Europa e quem tinha falhado as últimas as fases finais das duas últimas grandes competições (Euro2016 e Mundial2018).

Parte da explicação para o descalabro luso pode ser explicado por um meio-campo a quatro (Adrien Silva, Bruno Fernandes, Manuel Fernandes e André Gomes), de jogadores muito idênticos, mas sem ligação, já que nunca jogaram juntos. Jogadores que quase nunca apareciam em zonas de finalização como pedia o 4-4-2, apesar de Bruno Fernandes ter tentado nos últimos minutos do primeiro tempo.

Outra explicação está na forma como os dois conjuntos encararam o jogo, principalmente na primeira parte. Para Portugal, era mais um amigável de preparação para o Mundial2018. Por isso, é normal que tenha havido pouca mobilidade, pouca intensidade, já que o jogo não contava para nada. A Holanda tinha outra missão. Depois de falhar os apuramentos para as fases finais do Euro2016 e Mundial2018, a ‘Laranja Mecânica’ tenta renascer para mostrar aos seus adeptos e ao Mundo uma nova face. No segundo jogo de Ronald Koeman (antigo treinador do Benfica) como selecionador, viu-se entrega, estratégia, simplicidade de processos e eficácia.

Pelos que os 3-0 ao intervalo só espantariam quem não estivesse a ver o jogo. Portugal só tinha feito dois remates nos primeiros 45 minutos, quase sempre inofensivos. A Holanda, quando subia, era para marcar. Aos 11, saiu em contra-ataque, a defensiva demorou muito a organizar-se. Memphis Depay apareceu entre os centrais a desviar um remate enrolado de Van de Beek. Aos 32 minutos é Ryan Babel, companheiro de Quaresma no Besiktas, a desviar, de cabeça, na pequena área, um centro de De Ligt para o2-0. E para piorar, Virgyl Van Dijk, o central mais caro da história do futebol, fezo 3-0 aos 45 minutos, num remate de pé esquerdo na área lusa, após primeiro desvio de De Ligt.

Fernando Santos deve ter deixado os jogadores com as ‘orelhas a arder’ ao intervalo porque, no regresso para o segundo tempo, Portugal fez mais em cinco minutos do que tinha produzido em toda a primeira parte. Com André Silva e Gonçalo Guedes na frente, nos lugares de Adrien Silva e André Gomes, a seleção campeão da Europa passou de um 4-4-2 para um quase 4-2-4, com muita presença na área, algo que tinha faltado no primeiro tempo. Duas defesas de Cillessen a remates de Ronaldo e Quaresma e um corte de Nathan Aké a remate de André Silva negaram o tento a Portugal, após uma reentrada em jogo já com ‘selo’ de Campeão da Europa.

E numa altura em que Portugal já tinha Gelson Martins no posto de Quaresma e tentava o golo a todo o custo, João Cancelo teve uma entrada fora de tempo sobre Wijnaldum, viu amarelo, o segundo, e foi expulso. Altura aproveitada por três adeptos para invadirem o relvado e tirar fotos com Cristiano Ronaldo, antes de serem recolocados nos seus lugares pelos seguranças.

Fernando Santos teve de refazer a equipa, com Gelson Martins a recuar para lateral, entrando depois João Moutinho e João Mário para o meio-campo. A Holanda também operou várias mexidas, entre elas a entrada de Justin Kluivert, filho de Patrick Kluivert, antiga estrela do Ajax, Barcelona e da Seleção Holandesa.

Um tiro de Mário Rui de fora da área que Cillessen defendeu para canto aos 74 e um bom trabalho de Gelson Martins na área aos 77 foi o melhor que Portugal produziu, após a expulsão de Cancelo. Aos 90 minutos, Cillessen voltou a estar em evidência, negando o golo a Gonçalo Guedes com uma grande defesa. Na sequência da jogada, Gelson serviu André Silva na pequena área, mas o remate do avançado português bateu nas pernas de Van de Beek e não entrou.

O resultado não é propriamente escandaloso, depois daquilo que Portugal produziu frente ao Egito. É certo que ganhou, com dois golos de Cristiano Ronaldo, aos 92 e 95 minutos, mas a exibição também tinha sido pobre, apesar de disfarçado com a vitória.

Com este resultado, fica adiado também o golo 1000 da Selecção de Portugal. Fernando Santos tem mesmo muito trabalho pela frente, no que toca a formação do meio-campo e da forma como poderá interligar com o ataque. Ainda falta muito tempo até ao Mundial2018, pelo que, até lá, muita coisa poderá ser corrigida.

DESPORTO

BENFICA VENCE SPORTING E CONQUISTA TAÇA DA LIGA FEMININA PELA QUARTA VEZ

O Benfica conquistou hoje a Taça da Liga feminina de futebol pela quarta vez, depois de vencer na final o Sporting por 1-0, num jogo decidido com um golo de Chandra Davidson.

Online há

em

O Benfica conquistou hoje a Taça da Liga feminina de futebol pela quarta vez, depois de vencer na final o Sporting por 1-0, num jogo decidido com um golo de Chandra Davidson.

No Estádio do Restelo, a avançada canadiana marcou o único golo da partida aos 83 minutos, um minuto depois de ter entrado em campo, garantindo a conquista do troféu para as ‘encarnadas’.

O Benfica venceu quatro das cinco edições da Taça da Liga feminina, juntando o título hoje conseguido aos obtidos em 2019/20, 2020/21 e 2022/23, enquanto em 2021/22 foi o Sporting de Braga que triunfou, numa final frente às ‘encarnadas’.

Já as ‘leoas’ disputaram a final da Taça da Liga pela segunda vez, mas continuam sem nenhuma vitória na competição.

LER MAIS

DESPORTO

JOSÉ MOURINHO CONSIDERA PORTUGAL UM DOS FAVORITOS A VENCER O EURO2024

O treinador de futebol José Mourinho englobou, hoje, Portugal no lote das três seleções favoritas a vencer o Campeonato da Europa, que se disputa este ano, na Alemanha.

Online há

em

O treinador de futebol José Mourinho englobou, hoje, Portugal no lote das três seleções favoritas a vencer o Campeonato da Europa, que se disputa este ano, na Alemanha.

“Para mim, Portugal, França e Inglaterra são as três seleções mais fortes. Podem haver surpresas, mas, olhando para a qualidade dos jogadores, têm tudo para ganhar”, disse o técnico.

O treinador, de 61 anos, que está sem clube desde que deixou o comando dos italianos da Roma, em janeiro, confessou ter tido um convite para orientar a seleção e não descartou essa possibilidade.

“Tive a possibilidade de treinar a seleção, e foi uma possibilidade muito real. Mas, agora, estamos no Euro com um treinador que tem feito um ótimo trabalho, com uma geração ótima de jogadores e quero que tudo corra muito bem, que é ganhar. Ganhando, ele vai continuar e vão até ao próximo Mundial. Se tiver de acontecer, algum dia vai acontecer”, disse José Mourinho.

O treinador, que hoje esteve nas comemorações dos 40 anos da equipa do Rio Ave, orientada pelo seu pai Félix Mourinho, ter chegado, pela primeira vez, à final da Taça de Portugal, acedeu a comentar o alegado interesse de clubes ingleses no técnico do Sporting, Rúben Amorim.

“Gosto dele como pessoa e treinador. Acho que tem condições para treinar em qualquer liga e clube. Mas está numa liga boa e num grande clube. A decisão é dele e dos clubes que o queiram. Aquilo que fica claro é que gosto da pessoa e do treinador”, afirmou.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
Benecar - Cidade do Automóvel
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO

RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS