Ligue-se a nós

DESPORTO

SOAM OS ALARMES NA SELECÇÃO NACIONAL

Portugal foi derrotado pela Holanda por 3 bolas sem resposta, num jogo amigável marcado por um exibição “pobre” dos campeões europeus.

Online há

em

Portugal foi goleado pela Holanda por 3-0, em jogo amigável realizado em Genebra, na Suíça. A selecção campeã da Europa viu uma péssima primeira parte ser castigada pela ‘Laranja Mecânica’, que encarou o jogo com outros olhos. Ao segundo encontro, Ronaldo Koenam vence ao comando da Holanda, depois da derrota com a Inglaterra na sexta-feira. Já Fernando Santos, que sofreu a pior derrota ao comando da seleção lusa, tem muito trabalho pela frente até ao Mundial2018.

Encarar um amigável frente a uma Holanda, qualquer que ela seja, como fez Portugal na primeira parte, é meio caminho andado para acabar goleado ou andar lá perto. Porque quem viu os primeiros 45 minutos, teria legalidade para questionar quem era o campeão da Europa e quem tinha falhado as últimas as fases finais das duas últimas grandes competições (Euro2016 e Mundial2018).

Parte da explicação para o descalabro luso pode ser explicado por um meio-campo a quatro (Adrien Silva, Bruno Fernandes, Manuel Fernandes e André Gomes), de jogadores muito idênticos, mas sem ligação, já que nunca jogaram juntos. Jogadores que quase nunca apareciam em zonas de finalização como pedia o 4-4-2, apesar de Bruno Fernandes ter tentado nos últimos minutos do primeiro tempo.

Outra explicação está na forma como os dois conjuntos encararam o jogo, principalmente na primeira parte. Para Portugal, era mais um amigável de preparação para o Mundial2018. Por isso, é normal que tenha havido pouca mobilidade, pouca intensidade, já que o jogo não contava para nada. A Holanda tinha outra missão. Depois de falhar os apuramentos para as fases finais do Euro2016 e Mundial2018, a ‘Laranja Mecânica’ tenta renascer para mostrar aos seus adeptos e ao Mundo uma nova face. No segundo jogo de Ronald Koeman (antigo treinador do Benfica) como selecionador, viu-se entrega, estratégia, simplicidade de processos e eficácia.

Pelos que os 3-0 ao intervalo só espantariam quem não estivesse a ver o jogo. Portugal só tinha feito dois remates nos primeiros 45 minutos, quase sempre inofensivos. A Holanda, quando subia, era para marcar. Aos 11, saiu em contra-ataque, a defensiva demorou muito a organizar-se. Memphis Depay apareceu entre os centrais a desviar um remate enrolado de Van de Beek. Aos 32 minutos é Ryan Babel, companheiro de Quaresma no Besiktas, a desviar, de cabeça, na pequena área, um centro de De Ligt para o2-0. E para piorar, Virgyl Van Dijk, o central mais caro da história do futebol, fezo 3-0 aos 45 minutos, num remate de pé esquerdo na área lusa, após primeiro desvio de De Ligt.

Fernando Santos deve ter deixado os jogadores com as ‘orelhas a arder’ ao intervalo porque, no regresso para o segundo tempo, Portugal fez mais em cinco minutos do que tinha produzido em toda a primeira parte. Com André Silva e Gonçalo Guedes na frente, nos lugares de Adrien Silva e André Gomes, a seleção campeão da Europa passou de um 4-4-2 para um quase 4-2-4, com muita presença na área, algo que tinha faltado no primeiro tempo. Duas defesas de Cillessen a remates de Ronaldo e Quaresma e um corte de Nathan Aké a remate de André Silva negaram o tento a Portugal, após uma reentrada em jogo já com ‘selo’ de Campeão da Europa.

E numa altura em que Portugal já tinha Gelson Martins no posto de Quaresma e tentava o golo a todo o custo, João Cancelo teve uma entrada fora de tempo sobre Wijnaldum, viu amarelo, o segundo, e foi expulso. Altura aproveitada por três adeptos para invadirem o relvado e tirar fotos com Cristiano Ronaldo, antes de serem recolocados nos seus lugares pelos seguranças.

Fernando Santos teve de refazer a equipa, com Gelson Martins a recuar para lateral, entrando depois João Moutinho e João Mário para o meio-campo. A Holanda também operou várias mexidas, entre elas a entrada de Justin Kluivert, filho de Patrick Kluivert, antiga estrela do Ajax, Barcelona e da Seleção Holandesa.

Um tiro de Mário Rui de fora da área que Cillessen defendeu para canto aos 74 e um bom trabalho de Gelson Martins na área aos 77 foi o melhor que Portugal produziu, após a expulsão de Cancelo. Aos 90 minutos, Cillessen voltou a estar em evidência, negando o golo a Gonçalo Guedes com uma grande defesa. Na sequência da jogada, Gelson serviu André Silva na pequena área, mas o remate do avançado português bateu nas pernas de Van de Beek e não entrou.

O resultado não é propriamente escandaloso, depois daquilo que Portugal produziu frente ao Egito. É certo que ganhou, com dois golos de Cristiano Ronaldo, aos 92 e 95 minutos, mas a exibição também tinha sido pobre, apesar de disfarçado com a vitória.

Com este resultado, fica adiado também o golo 1000 da Selecção de Portugal. Fernando Santos tem mesmo muito trabalho pela frente, no que toca a formação do meio-campo e da forma como poderá interligar com o ataque. Ainda falta muito tempo até ao Mundial2018, pelo que, até lá, muita coisa poderá ser corrigida.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

JORNALONLINE
RÁDIO ONLINE
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
GIL VICENTE X FC PORTO




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
SC BRAGA X HOFFENHEIM




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
SC BRAGA X SPORTING CP




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
SC BRAGA X VITÓRIA SC




SINTONIZADOR RÁDIO REGIONAL

Nacional
Nacional
NacionalNacional
Nacional HDNacional HD
Vila Real 94.5 FMVila Real 94.5 FM
Chaves 100.2 FMChaves 100.2 FM
Bragança 91.5 FMBragança 91.5 FM
Mirandela 100.2 FMMirandela 100.2 FM

SINTONIZADOR RÁDIO 100%

Rádio 100% Portugal
Rádio 100% Portugal
Rádio 100% PortugalRádio 100% Portugal
Rádio 100% PopularRádio 100% Popular
Rádio 100% BrasilRádio 100% Brasil
Rádio 100% Love SongsRádio 100% Love Songs
Rádio 100% OldiesRádio 100% Oldies
Rádio 100% DanceRádio 100% Dance
Rádio 100% RockRádio 100% Rock
Rádio 100% InspirationRádio 100% Inspiration
Rádio 100% ClássicaRádio 100% Clássica
Rádio 100% LatinaRádio 100% Latina

FABIO NEURAL @ ENCODING


BRAGA BRAGANÇA CHAVES CIÊNCIA COVID-19 CRIME CRISE DESPORTO DESPORTO DIRETO ECONOMIA EDUCAÇÃO EMPRESAS FC PORTO FOGOS E INCÊNDIOS FUTEBOL GNR GOVERNO DE PORTUGAL GREVES GUERRA IMPOSTOS INTERNACIONAL IPMA JUSTIÇA LIGA DOS CAMPEÕES LISBOA METEOROLOGIA NACIONAL PANDEMIA POLÍCIA POLÍCIA JUDICIÁRIA POLÍTICA PORTO PORTUGAL PRIMEIRA LIGA REGIÃO NORTE REGIÕES RÚSSIA SAÚDE SC BRAGA SEGURANÇA SEGURANÇA RODOVIÁRIA SL BENFICA SPORTING CP TECNOLOGIA TRABALHO TRÁS-OS-MONTES TURISMO UCRÂNIA VILA REAL VÍDEOS