Ligue-se a nós

REGIÕES

FESTIVAL INTERNACIONAL DE BANDA DESENHADA DE BEJA ARRANCA HOJE

O 14.º Festival Internacional de Banda Desenhada (BD) de Beja começa hoje com mais de 50 autores de dez países, como o sueco Max Andersson e o italiano Manuele Fior.

Online há

em

O 14.º Festival Internacional de Banda Desenhada (BD) de Beja começa hoje com mais de 50 autores de dez países, como o sueco Max Andersson e o italiano Manuele Fior.

A edição deste ano do festival, que é organizado pela Câmara de Beja para divulgar um pouco de todos os formatos, géneros e estilos de BD, vai mostrar obras de autores de Argentina, Bélgica, Brasil, Canadá, Espanha, Estados Unidos da América, França, Itália, Portugal e Suécia, disse à agência Lusa esta semana o diretor do festival, Paulo Monteiro.

Até 10 de junho, os amantes de BD vão poder apreciar pranchas, desenhos e ilustrações de autores consagrados e novos talentos da Nona Arte, através de 21 exposições, 15 individuais e seis coletivas, espalhadas por oito espaços do centro histórico de Beja.

A maior parte das exposições — 14 – vai estar patente ao público na Casa da Cultura, que este ano volta a ser o centro do festival, e as restantes sete vão poder ser apreciadas no Teatro Municipal Pax Julia, no Museu Regional, no Núcleo Museológico da Rua do Sembrano, no Centro Unesco, no Forno da Ti Bia Gadelha, na Galeria da Rua dos Infantes e no Palacete Vilhena.

Os portugueses Jayme Cortez, José Ruy, Luís Guerreiro, Mosi, Luís Cruz Guerreiro, Cristina Matos e Vilas, os italianos Manuele Fior, Fabio Celoni, Marco Gervasio e Rossano Rossi, o sueco Max Andersson, o francês Pierre-Henry Gomont e os brasileiros Tainan Rocha e Wagner William são os autores que vão expor individualmente.

Além das exposições, o festival vai incluir, nas arcadas exteriores da Casa da Cultura, o Mercado do Livro, com mais de 70 editores representados e cinco lojas e livrarias para venda de livros e arte original.

O festival vai ter também uma programação com várias iniciativas, como lançamentos e apresentações de livros, revistas e projetos, sessões de autógrafos e conversas com autores de BD, visitas guiadas às exposições, oficinas e ateliês de BD e “concertos desenhados”.

Ao todo, este ano, vão ser lançados 16 livros, o “recorde” do festival, frisou Paulo Monteiro, destacando os lançamentos de “5.000 quilómetros por segundo”, o novo e primeiro livro publicado em Portugal de Manuele Fior, e “Afirma Pereira”, a adaptação de Pierre-Henry Gomont do romance homónimo do escritor italiano Antonio Tabucchi.

Da programação destaca-se duas sessões, no sábado, para doação de conjuntos de obras originais dos autores portugueses Eduardo Teixeira Coelho e Fernando Relvas para o espólio do Museu da BD de Beja, que vai ser criado pelo município.

O conjunto “espetacular e de valor incalculável de cerca de 150 pranchas” de Eduardo Teixeira Coelho, “o maior autor português de BD de sempre”, vai ser doado por Fabio Moraes, disse Paulo Monteiro.

Já o conjunto de obras originais de Fernando Relvas, “o autor de BD mais importante dos anos 80 do século XX em Portugal”, vai ser doado pela viúva do autor, Nina Govedarica.

O festival vai incluir também a entrega, no sábado, do Prémio Geraldes Lino 2018 ao alentejano Luís Guerreiro, que nasceu em Beja e vive em Sines e é “um autor de BD com um grande potencial”, disse Paulo Monteiro.

LUSA

REGIÕES

AMARANTE: DOIS HOMENS DETIDOS POR SUSPEITA DE ROUBO DE AUTOMÓVEIS

A GNR de Amarante deteve, no sábado, dois homens suspeitos da prática de crimes relacionados com automóveis, incluindo furtos e burla informática, tendo sido possível recuperar duas viaturas, informou esta quinta-feira a autoridade.

Online há

em

A GNR de Amarante deteve, no sábado, dois homens suspeitos da prática de crimes relacionados com automóveis, incluindo furtos e burla informática, tendo sido possível recuperar duas viaturas, informou esta quinta-feira a autoridade.

Em comunicado, a GNR refere que os suspeitos, de 29 e 34 anos, terão furtado e usado veículos, além de alegada prática de burla informática e falsificação de matrículas.

As viaturas terão sido furtadas em várias localidades do norte e centro do país.

Durante a ação de investigação, apurou-se que os suspeitos atuavam principalmente em locais junto a igrejas e cemitérios, aproveitando a ausência das pessoas nas horas dos cultos”, lê-se na informação.

Os militares realizaram duas buscas domiciliárias e duas em veículos, resultando na apreensão e recuperação de diverso material, nomeadamente quatro viaturas.

Dois desses automóveis tinham sido furtados nos dias 15 de outubro e 10 de dezembro de 2023, nas localidades de Vidago (Chaves, distrito de Vila Real) e Sever do Vouga (distrito de Aveiro), respetivamente.

A GNR também apreendeu três telemóveis, seis chapas de matrículas falsas, artigos de vestuário, diversos documentos, duas máquinas fotográficas, uma caixa de ferramentas, um saco com raquetes de ténis, vinte baterias, duas coleiras de animais, uma catana e 100 euros em dinheiro.

Além dos homens detidos, foi constituído arguido um terceiro suspeito, de 44 anos.

O arguido de 34 anos vai aguardar o decurso do processo judicial em prisão preventiva até colocação de pulseira eletrónica.

Ao suspeito de 29 anos foi decretada a medida de coação de apresentações periódicas no posto policial da área de residência e proibição de contactos com os demais arguidos.

LER MAIS

REGIÕES

AUTOESTRADAS: PARLAMENTO APROVA O FIM DAS PORTAGENS NAS EX-SCUT

O parlamento aprovou hoje na generalidade o projeto de lei do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT com os votos a favor dos socialistas, Chega, BE, PCP, Livre e PAN.

Online há

em

O parlamento aprovou hoje na generalidade o projeto de lei do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT com os votos a favor dos socialistas, Chega, BE, PCP, Livre e PAN.

Nas votações deste projeto, PSD e CDS-PP votaram contra e a IL absteve-se.

Depois de um debate tenso e com muitas trocas de acusações, acabou por ser aprovada a iniciativa do PS para eliminar as taxas de portagem nos lanços e sublanços das autoestradas do Interior (ex-SCUT) ou onde não existam vias alternativas que permitam um uso em qualidade e segurança, seguindo agora para o processo de especialidade.

A proposta do PS pretende acabar com as portagens na A4 – Transmontana e Túnel do Marão, A13 e A13-1 -Pinhal Interior, A22 – Algarve, A23 – Beira Interior, A24 – Interior Norte, A25 – Beiras Litoral e Alta e A28 — Minho nos troços entre Esposende e Antas e entre Neiva e Darque.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
Benecar - Cidade do Automóvel
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO

RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS