O Governo aprovou esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, uma medida que promete facilitar a vida aos condutores do interior do país. A partir de agora, os municípios ganham autonomia para lançar concursos para a abertura de novos Centros de Inspeção Automóvel, deixando de depender da iniciativa do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).
A decisão visa acabar com situações como a de Miranda do Douro, onde a autarquia teve de exercer “pressão constante” durante anos para conseguir um centro, obrigando os munícipes a deslocações longas a Macedo de Cavaleiros ou Bragança. “Queremos facilitar, abrir o mercado (…) nomeadamente em territórios de baixa densidade”, afirmou o Ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz.
Além desta descentralização, foi aprovada a transferência de competências: os centros de inspeção privados passam a poder realizar vistorias a reboques e veículos específicos que, até agora, eram exclusivos do IMT, libertando o instituto de cerca de 20 mil inspeções anuais.

