RÁDIO REGIONAL
INTERNACIONAL

DIÓXIDO DE CARBONO NA ATMOSFERA EM MÁXIMOS HISTÓRICOS

A quantidade de dióxido de carbono na atmosfera tornou a atingir um novo máximo este ano, alertaram cientistas na quinta-feira.

A agência dos EUA para o Oceano e a Atmosfera (NOAA, na sigla em inglês) divulgou na quinta-feira que os níveis de dióxido de carbono atingiram as 411,25 partes por milhão em maio, no observatório federal instalado em Mauna Loa, no Estado do Havai, acima dos 409,65 registados há um ano.

A Instituição Scripps de Oceanografia, onde os cientistas começaram a seguir este gás com efeito de estufa, apurou um aumento similar.

Maio é tradicionalmente o mês com os níveis mais elevados de dióxido de carbono, uma vez que, no final da Primavera e durante o Verão, as plantas diminuem, em termos líquidos, a presença deste gás da atmosfera.

A quantidade de dióxido de carbono na atmosfera cresceu cerca de 26% em 50 anos. A queima de carvão, gás e petróleo emite dióxido de carbono, que é um dos principais gases com efeito de estufa.

O chefe do serviço de monitorização destes gases na NOAA, Pieter Tans, disse que a taxa de crescimento no último ano foi um pouco menor do que nos anos mais recentes, mas muito acima da dos anos de 1990.

“As emissões que estamos a provocar hoje vão continuar no sistema atmosfera-oceano durante milhares de anos, a partir de agora”, afirmou Tans.

LUSA

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

PLÁSTICO E BEATAS DE CIGARRO DOMINAM RESÍDUOS EM PRAIAS

Rádio Regional

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL TESTADA NO COMBATE A INCÊNDIOS

Rádio Regional

TRÁS-OS-MONTES: PRODUTORES DE VINHO E AZEITE COM PERDAS AVULTADAS

Rádio Regional

VILA REAL: SISTEMA DE 125 CÂMARAS PARA INVESTIGAR INCÊNDIOS

Rádio Regional

VIMIOSO: PROJETO DE CENTRAL EÓLICA AVANÇA PARA CONSULTA PÚBLICA

Rádio Regional

ATAQUES DE LOBOS INTENSIFICAM-SE EM TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.