A cidade de Chaves vai ser a sede da próxima edição do Portugal Wine Trophy, entre os dias 5 e 7 de junho de 2026. A escolha de Trás-os-Montes para acolher este concurso internacional de vinhos é inédita e resulta de uma candidatura estratégica apresentada pela Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT) e pela Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes (CVRTM).
O evento, organizado pela alemã Deutsche Wein Marketing, trará à região cerca de 80 especialistas internacionais, entre enólogos e críticos, que avaliarão cerca de 1500 referências vínicas em provas cegas.
A iniciativa decorrerá em paralelo com a quarta edição do Aqua Wine Fest, potenciando a dinâmica turística e económica do território. Para os produtores transmontanos, esta edição oferece uma vantagem competitiva acrescida, uma vez que os vinhos a concurso terão acesso direto ao Asia Wine Trophy, facilitando a entrada em mercados orientais. Ramiro Gonçalves, da CIMAT, e Ana Alves, da CVRTM, sublinham que este evento é o reconhecimento definitivo da qualidade e autenticidade dos vinhos da região no panorama mundial.

