A Unidade de Ação Fiscal da Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve um homem de 54 anos, na cidade de Vila Real, após a apreensão de mais de um milhão de cigarros ilegais.
A operação, revelada esta quinta-feira, incidiu sobre mercadoria que não possuía a estampilha fiscal obrigatória nem documentação que comprovasse a sua origem legal. De acordo com a força de segurança, o valor comercial do tabaco apreendido é superior a 310 mil euros.
As autoridades estimam que a comercialização ilícita destes cigarros causaria um prejuízo ao erário público de aproximadamente 226 mil euros, em sede de Imposto Especial de Consumo. Além do tabaco, foram também apreendidos dois telemóveis que se encontravam na posse do indivíduo.
O detido foi constituído arguido pelo crime de introdução fraudulenta no consumo e já foi notificado para se apresentar no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Vila Real.
Esta ação inseriu-se no âmbito do combate à fraude e evasão fiscal no setor do tabaco, uma das áreas prioritárias de intervenção da Unidade de Ação Fiscal.

