RÁDIO REGIONAL
INTERNACIONAL

EUA E CHINA ACORDAM TRÉGUA COM COMPRAS DE PETRÓLEO E SOJA

A cimeira diplomática entre o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o seu homólogo da China, Xi Jinping, culminou com o anúncio de acordos comerciais de grande alcance no setor das matérias-primas e bens agrícolas.

O entendimento sinaliza o enterramento provisório da guerra tarifária que escalou após o regresso de Trump à Casa Branca em janeiro de 2025. O novo compromisso estabelece que Pequim vai expandir massivamente as compras de petróleo bruto produzido nos Estados Unidos e direcionar investimentos de larga escala para o setor da soja norte-americana, em troca de uma trégua na política fiscal de Washington.

A inclusão do crude norte-americano no pacote reveste-se de relevância geopolítica, configurando uma alteração nos circuitos de distribuição de energia. Historicamente, a China importava a maioria do petróleo do Irão, mas o conflito no Médio Oriente e o condicionamento no estreito de Ormuz começaram a estrangular essa via. O armistício abre caminho a exportações inéditas de Washington para a China.


Redação

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

COMBUSTÍVEIS: GASÓLEO DESCE 5,5 CÊNTIMOS E GASOLINA SOBE 1,5 CÊNTIMOS

Rádio Regional

BRENT SOBE PARA QUASE 89 DÓLARES COM FALHA DE ACORDO IRÃO-EUA

Rádio Regional

BRAGANÇA: MERCADO MUNICIPAL RECEBE 130 MIL EUROS DE INVESTIMENTO

Rádio Regional

ESTUDO INTERNACIONAL APONTA PERCEÇÃO ERRADA NA LUTA CLIMÁTICA

Rádio Regional

VIMIOSO: PROJETO DE CENTRAL EÓLICA AVANÇA PARA CONSULTA PÚBLICA

Rádio Regional

COTAÇÕES DO DIA: QUARTA-FEIRA 29 DE JULHO DE 2026

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.