RÁDIO REGIONAL
REGIÕES

VILA REAL: INEM INVESTIGA MORTE DE JOVEM APÓS AVARIA DE VIATURA MÉDICA

O Instituto Nacional de Emergência Médica está a investigar a morte de uma jovem de 20 anos, em Vila Real, ocorrida após a inoperacionalidade da Viatura Médica de Emergência e Reanimação local. O óbito foi confirmado no hospital após assistência inicial prestada por uma corporação de bombeiros.


O alerta foi recebido pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes às 12:58 de quinta-feira, reportando uma situação de dispneia numa mulher de 20 anos. Devido ao empenhamento dos meios locais noutras ocorrências, foram acionados os bombeiros de Santa Marta de Penaguião.

Após a confirmação de uma paragem cardiorrespiratória pela equipa no local, foi solicitada a intervenção da Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Hospital de Vila Real, que não conseguiu iniciar a marcha devido a uma falha técnica na chave do veículo.

Sem o apoio da equipa médica diferenciada, a assistência à vítima foi assegurada pelos bombeiros através de manobras de suporte básico de vida e utilização de um desfibrilhador automático externo. A jovem foi transportada para a unidade hospitalar sob reanimação contínua, onde o óbito foi declarado. O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar denunciou que a falta de manutenção de viaturas é um problema sistémico, alegando que dezenas de veículos aguardam reparação devido a constrangimentos na validação de verbas pelo conselho diretivo do instituto.

O INEM confirmou o apuramento das circunstâncias do incidente e apresentou condolências à família da vítima. O sindicato anunciou que enviará uma exposição detalhada sobre as falhas na frota à Ministra da Saúde e à Presidência da República. Este caso surge num contexto de relatos crescentes de avarias em viaturas médicas em várias regiões do país, colocando sob pressão a eficácia da rede de emergência pré-hospitalar.


Redação

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

CHAVES: NUNO VAZ APONTA PROMESSAS FALHADAS NA SAÚDE

Rádio Regional

SUB-21: SELECIONADOR EXIGE SERIEDADE NOS AÇORES PARA GARANTIR FASE FINAL

Rádio Regional

FORÇAS POLICIAIS DETÊM 139 PESSOAS EM OPERAÇÃO DE SEGURANÇA NACIONAL

Rádio Regional

VILA FLOR: AGRICULTORES APONTAM APOIO AO GASÓLEO COMO INSUFICIENTE

Rádio Regional

PORTO: IMÓVEIS PARA “MESQUITAS” COM NOVA FINALIDADE PÚBLICA

Rádio Regional

VILA REAL: RECEBE VIGÉSIMA OITAVA EDIÇÃO DO EVENTO CIENTÍFICO EIRI

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.