A seleção espanhola garantiu, na noite de terça-feira, o apuramento para a final do Campeonato do Mundo de 2026 ao vencer a França por 2-0, em Dallas. Golos de Oyarzabal e Pedro Porro sentenciaram o encontro, permitindo à equipa de Luis de la Fuente regressar à decisão do título 16 anos depois.
A seleção espanhola assegurou o regresso a uma final do Campeonato do Mundo, dezasseis anos após a conquista na África do Sul, ao derrotar a França por duas bolas a zero no Estádio de Dallas. Numa partida onde o favoritismo recaía sobre a formação gaulesa, a equipa orientada por Luis de la Fuente impôs o seu ritmo desde os minutos iniciais, neutralizando as investidas ofensivas do conjunto de Didier Deschamps.
O primeiro golo surgiu aos 22 minutos, na sequência de uma grande penalidade. Lucas Digne cometeu falta sobre Lamine Yamal na área francesa e Mikel Oyarzabal, encarregue da marcação, não desperdiçou a oportunidade, batendo Mike Maignan. Pouco depois, a França sofreu nova contrariedade com a lesão de William Saliba, que obrigou à entrada precoce de Lacroix para o setor defensivo.
Na segunda parte, apesar das alterações introduzidas por Deschamps, a Espanha manteve o controlo tático. Aos 58 minutos, Pedro Porro ampliou a vantagem após uma combinação com Dani Olmo, rematando sem hipótese para o guardião francês. A solidez defensiva espanhola impediu qualquer reação eficaz da França, que disputará agora o jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares. A Espanha aguarda o desfecho da outra meia-final, entre Inglaterra e Argentina, para conhecer o seu adversário na final de domingo.

