Ligue-se a nós

NACIONAL

A POLÍTICA VAI MARCAR PRESENÇA NA QUEIMA DAS FITAS DO PORTO

PSD, PAN, Aliança, Iniciativa Liberal, Livre e Nós Cidadãos são os partidos candidatos às eleições europeias que confirmaram participar em debates na Queima das Fitas do Porto, que arranca este domingo, avançou hoje fonte oficial.

Online há

em

PSD, PAN, Aliança, Iniciativa Liberal, Livre e Nós Cidadãos são os partidos candidatos às eleições europeias que confirmaram participar em debates na Queima das Fitas do Porto, que arranca este domingo, avançou hoje fonte oficial.

“Temos praticamente todas as noites preenchidas com pelo menos um partido ou coligação. Neste momento, confirmados temos o PSD, o Nós Cidadãos, o PAN (…), o Aliança, a Iniciativa Liberal, o Livre e estávamos a ver se conseguíamos alguém do PS, que ficou de nos dar uma resposta”, avançou à Lusa o presidente da Federação Académica do Porto (FAP), João Pedro Videira.

O presidente da FAP observou que o convite lançado aos partidos políticos no dia 16 de abril “foi positivo” e que já está agendado o partido Aliança na Queima das Fitas do Porto para domingo, com o candidato Bruno Ferreira Costa, bem como o PSD está programado para segunda-feira, com a candidata Lídia Pereira confirmada.

O Livre (ainda sem nome indicado) vai estar na terça-feira no evento dos estudantes universitários do Porto, enquanto a Iniciativa Liberal tem presença agendada para o dia 08 de maio, com Ricardo Arroja, e o Nós Cidadãos para dia 09 de maio, com a presença de Paulo Morais. O PAN está programado para se deslocar à noite da Queima no dia 10 de maio, com a candidata Bebiana Cunha.

Os candidatos vão estar numa “conversa informal” com o presidente da FAP, João Pedro Videia e/ou o presidente do Conselho Nacional da Juventude, Hugo Carvalho, a partir das 22:30, num espaço criado para receber os candidatos ao lado do palco principal do recinto da Queima das Fitas (Queimódromo).

“Acho que a política sem risco não tem piada e eu acredito convictamente que isto vai resultar. (…) Se nós conseguirmos através desta iniciativa ter mais um jovem, ter mais 20% dos jovens a votar nas próximas eleições europeias, eu acho que já estamos a fazer um bom trabalho, porque pelo menos acusados de não fazer não podemos ser”, assumiu o presidente da FAP, recordando que desde que lançou o convite aos candidatos tem ouvido muitos comentários de que é “arriscado” trazer para a esfera jovem “um assunto mais chato que é a política e a União Europeia”.

A 16 de abril, o presidente da FAP anunciava que ia convidar os cabeças de lista às eleições europeias marcadas para o dia 26 para discursar na Queima das Fitas do Porto, evento que arranca no domingo, na sequência de uma ideia que surgiu após uma viagem a Bruxelas, onde os representantes associativos da academia do Porto estiveram em contacto com alguns deputados europeus, que são novamente candidatos no sufrágio de maio.

João Pedro Videira declara que prefere “sempre 20% de alguma coisa, do que 100% de nada”.

“Por esse mesmo motivo entendemos que temos de promover esta ponte” e “aproximar o decisor político das novas gerações”, porque há um “afastamento” e há “faltas de espaço de prestação de contas”, e a “democracia não pode esgotar-se no dia das eleições”, considerou, acrescentando que a democracia é “fiscalização” e “prestação de contas de uma forma mais constante”.

A FAP está a aguardar uma resposta do PS, do BE e do PCP até hoje as 18:00, porque precisa de fechar o cartaz da Queima das Fitas, explicou João Pedro Videira.

Os candidatos são convidados a falar durante meia hora e antes dos concertos, agendados para começarem às 23:00.

Rui Veloso, Deejay Telio e David Carreira, Sam the Kid, Mundo Segundo, Richie Campbell, Insert Coin e Quim Barreiros ou David Fonseca e Wet Bed Gang são algumas das bandas que atuam na Queima das Fitas do Porto deste ano, que termina no dia 11 de maio.

Os concertos de 100 Aura e Rui Veloso abrem, pelas 00:01, a primeira noite da Queima da Fitas (domingo), e na segunda noite, pelas 22:00, atuarão Deejay Telio e David Carreira.

Na noite de segunda-feira está previsto subirem ao palco Sam the Kid, Mundo Segundo, terminado com o espetáculo de Richie Campbell.

Insert Coin e Quim Barreiros são os artistas convidados para a noite de terça-feira, sendo que no dia seguinte é a vez de David Fonseca e Wet Bed Gang. As últimas três noites, (dias 09, 10 e 11) vão ser animadas por “artistas internacionais”, mas ainda não desvendados pela organização.

À semelhança da edição de 2018, a Queima das Fitas volta a investir na “política de sustentabilidade e implementação de medidas ambientais”, uma iniciativa do Ministério do Ambiente e do Fundo Ambiental cujo objetivo é promover a adoção de “boas práticas ambientais nos grandes eventos, através de financiamento de medidas verdes adotadas nos espaços”.

A 41.ª edição da Queima das Fitas tem um orçamento entre “um a dois milhões de euros”, à semelhança do valor de 2018, e terá cerca de 100 barraquinhas de bebidas no Queimódromo.

LUSA

NACIONAL

PORTUGAL CONTINENTAL TEM QUASE UM MILHÃO DE ANIMAIS ERRANTES

Portugal continental tem mais de 930 mil animais errantes, entre os quais 830.541 gatos e 101.015 cães, segundo dados do primeiro Censo Nacional de Animais Errantes divulgado hoje pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Online há

em

Portugal continental tem mais de 930 mil animais errantes, entre os quais 830.541 gatos e 101.015 cães, segundo dados do primeiro Censo Nacional de Animais Errantes divulgado hoje pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

O Censo Nacional de Animais Errantes 2023 foi desenvolvido pela Universidade de Aveiro para Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e financiado pelo Fundo Ambiental.

Dados da Guarda Nacional Republicana (GNR), compilados no estudo e relacionados com a sinistralidade rodoviária, revelam que foram reportados 4.640 atropelamentos, sendo de 4.443 cães e 197 gatos entre 2019 e 2022, tendo 2020 sido o ano em que se reportaram mais atropelamentos (1.428 e 84, respetivamente).

Quanto aos gatos errantes, apenas 5,3% dos inquiridos referem que já se sentiram fisicamente ameaçados e 5,9% já foram efetivamente atacados.

No que diz respeito à prestação de cuidados a estes felinos, 83,4% dos inquiridos já providenciaram alimento, 78,6% água, 48,3% abrigo, e 14,1% já prestou outros cuidados.

Quanto aos cães errantes, 27,2% dos inquiridos referem já se terem sentido fisicamente ameaçados por um cão errante, dos quais 7,2% já foram atacados.

Mais de dois terços (70,5%) dos inquiridos já providenciaram alimento a cães errantes, 65,2% já providenciaram água, 37,1% abrigo, e 17,1% já prestaram outros cuidados

Este estudo refere também que os donos de gatos têm menores índices de responsabilidade do que os de cães, especialmente ao nível da identificação individual e do acesso ao exterior sem supervisão.

A maioria (26,8%) tem apenas um ou dois gatos, mas alguns detinham três (17,2%), quatro (7,8%), cinco (5,4%), ou mais de cinco (14,7%), sendo o principal motivo a companhia (78%).

“A obtenção de gatos foi referida como sendo principalmente de animais encontrados (68,6%), adotados em abrigos (29,5%) ou oferecidos por amigos ou familiares (19,6%)”, segundos dados.

Uma pequena parte dos inquiridos aponta a aquisição de animais a criadores (4%) através da internet (3,8%), ou por criação própria (2,7%).

Já os cães registam elevados índices de detenção responsável: 92% dos donos identificam e registam todos os seus animais e 92% nunca permitem o acesso ao exterior sem supervisão, enquanto 25% referem que não usam nenhuma forma de contraceção nos seus animais e 28% relatam que já caçaram.

A maioria dos inquiridos tinha apenas um (45,2%) ou dois (24,1%) cães e a principal motivação para a detenção de cães foi a companhia (88%).

Aproximadamente um em cada quatro pessoas (23,9%) adquiriu animais a criadores (17,2%), através da internet (5,3%) ou em lojas de animais (1,4%).

No âmbito deste estudo, foi ainda criada a aplicação Errantes que permite que cada utilizador registe os seus dados e os dados dos seus animais de estimação, bem como avistamentos de animais que circulam livremente, ou de presas capturadas por animais com ou sem detentor.

LER MAIS

NACIONAL

GOVERNO PROPÔS SUPLEMENTO DE MISSÃO PARA PSP E GNR ENTRE 365 E OS 625 EUROS

O Governo propôs hoje um suplemento de missão os elementos da PSP e da GNR entre os 365,13 e os 625,94 euros, significando um aumento até 75 euros, revelou o presidente da Associação dos Profissionais da Guarda.

Online há

em

O Governo propôs hoje um suplemento de missão os elementos da PSP e da GNR entre os 365,13 e os 625,94 euros, significando um aumento até 75 euros, revelou o presidente da Associação dos Profissionais da Guarda.

César Nogueira avançou aos jornalistas que este novo suplemento de missão, que tem como referência o vencimento base do comandante-geral da Guarda Nacional Republicana, vai substituir o atual suplemento por serviço e risco nas forças de segurança.

No final da reunião com a ministra da Administração Interna, o presidente da Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR) classificou esta primeira proposta do Governo de “muito má”, indicando que os elementos das forças de segurança teriam, com esta proposta, um aumento até 75 euros.

Segundo a proposta apresentada às cinco associações socioprofissionais da GNR, os oficiais passariam a ter um suplemento de missão de 12% da remuneração base do comandante-geral da GNR, que é de 5.216,23 euros, enquanto a percentagem para os sargentos é de 9% e para os guardas de 7%.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
Benecar - Cidade do Automóvel
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO

RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS