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TRANSPORTE GRATUITO VAI LIGAR AS CIDADES CHAVES E VERÍN

A eurocidade Chaves-Verín arranca a 09 de agosto com um projeto “piloto e inovador” de um serviço de transporte gratuito e ocasional que vai ligar estas cidades portuguesa e espanhola, anunciou hoje a organização transfronteiriça.

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A eurocidade Chaves-Verín arranca a 09 de agosto com um projeto “piloto e inovador” de um serviço de transporte gratuito e ocasional que vai ligar estas cidades portuguesa e espanhola, anunciou hoje a organização transfronteiriça.

“A partir do dia 9 deste mês vai ser possível utilizar estes autocarros, são gratuitos e asseguram de forma cómoda, rápida e eficaz o transporte entre Chaves e Verín”, afirmou o presidente da Câmara de Chaves e da eurocidade, Nuno Vaz.

O autarca falava aos jornalistas na sede do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) eurocidade Chaves-Verín, instalada na antiga alfândega espanhola, na zona da fronteira entre os dois países.

O Transporte Urbano Transfronteiriço Chaves-Verín (TUT), que tem como lema “A tua eurocidade já se conectou, e tu?”, vai estar em funcionamento até ao dia 31 de dezembro de 2019.

Até lá, os cidadãos terão ao dispor um serviço de transportes nos dias de maior necessidade de mobilidade entre os “dois bairros desta eurocidade”, nomeadamente, nos dias de feira ou aquando da realização dos principais eventos nos dois municípios.

A viagem demora entre “15 a 20 minutos” e tem três paragens: na “estación buses” de Verín, em Feces de Abaixo, na sede da eurocidade, e no largo da estação de Chaves.

Com esta iniciativa, a eurocidade pretende calcular a afluência do transporte dos eurocidadãos com o objetivo de avaliar a viabilidade de uma futura linha regular entre Chaves e Verín.

Nuno Vaz afirmou que o que se pretende com este “projeto-piloto é perceber efetivamente se há uma procura dos cidadãos nesta mobilidade entre os dois bairros desta eurocidade”.

Segundo o autarca, o projeto “vem dar resposta a uma necessidade que foi identificada já há alguns anos” e “resolver um problema de mobilidade” que existe no território.

“Temos consciência de que os territórios do Interior têm problemas de mobilidade porque a rede de transportes públicos não responde às necessidades. As pessoas que precisam de mais resposta são aquelas que possuem menos resposta”, salientou.

O presidente do município espanhol de Verín, Gerardo Seoane Fidalgo, afirmou que o projeto não “procura uma rentabilidade económica, mas sim uma rentabilidade social” e elencou o envelhecimento da população e as dificuldades de mobilidade.

Gerardo Seoane Fidalgo destacou ainda o intercâmbio de residentes entre os dois territórios, que “é estável” e que é feito com diferentes objetivos como, por exemplo, para lazer, gastronomia ou compras.

O serviço de transportes, vai ser efetuado por duas empresas, uma portuguesa e uma espanhola.

A iniciativa está a ser desenvolvida no âmbito do projeto Eurocidade 2020, aprovado pelo programa Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020, com cofinanciamento FEDER.

Os dois municípios, que estão unidos desde 2007 no AECT, já partilham um cartão de cidadão que dá acesso a piscinas, bibliotecas, eventos, formações ou concursos, bem como uma sede, uma agenda cultural, instalações desportivas e recreativas e atividades conjuntas.

PLI // MSP

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PÓVOA DE VARZIM: LIPOR ABRE NOVO EQUIPAMENTO PARA COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS VERDES

A Lipor, empresa intermunicipal de tratamento de resíduos do Grande Porto, vai inaugurar na segunda-feira, na Póvoa de Varzim, um novo equipamento para a reciclagem de biorresíduos.

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A Lipor, empresa intermunicipal de tratamento de resíduos do Grande Porto, vai inaugurar na segunda-feira, na Póvoa de Varzim, um novo equipamento para a reciclagem de biorresíduos.

A infraestrutura, localizada na freguesia de Laúndos, servirá como um parque de compostagem de resíduos verdes, provenientes da recolha seletiva, que serão transformados numa espécie de adubo que pode ser utilizado como corretivo agrícola.

O equipamento, que representa um investimento de cerca de dois milhões de euros, apoiado por fundos comunitários, insere-se na estratégia de valorização orgânica de biorresíduos, recolhidos seletivamente, e pretende contribuir para o cumprir da meta de preparação para reutilização e reciclagem, que em 2030 terá de atingir 60% do total de resíduos produzidos.

“Este tipo de infraestrutura já existe muito em França e nos Países Baixos, mas será a primeira de algumas que a Lipor pretende construir. Neste momento, a fábrica, em Ermesinde [Valongo], não consegue valorizar estes resíduos verdes, e com este parque estamos a contribuir para a melhoria do ambiente”, explicou Aires Pereira, presidente da Câmara da Póvoa de Varzim.

O autarca e também administrador da Lipor explicou que o parque vai aceitar, por exemplo, resíduos de jardins e outros materiais orgânicos, e que, através de um processo de compostagem, vai transformá-los em adubos que serão distribuídos gratuitamente à população.

“A recolha dos resíduos será feita através dos sacos que já existem para a recolha seletiva na cidade, ou, caso se tratem de profissionais, podem ser depositados no local. Depois de tratados, esses resíduos dão lugar a um adubo que qualquer um pode levantar, gratuitamente, para aplicar nos seus jardins”, explicou Aires Pereira.

O Parque de Compostagem de Resíduos Verdes de Laúndos terá uma capacidade estimada de 8.000 toneladas por ano de resíduos verdes provenientes de recolha seletiva dos municípios da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, prevendo-se a produção de mais de 2.000 tonelada por ano de composto.

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ALTO MINHO: EMPRESÁRIOS CONGRATULAM-SE COM FIM DE PORTAGENS NA A28

A Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) congratulou-se esta sexta-feira com a aprovação, na generalidade, do projeto de lei do PS que prevê a eliminação de portagens na autoestrada A28, entre pórticos de Viana do Castelo e Esposende.

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A Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) congratulou-se esta sexta-feira com a aprovação, na generalidade, do projeto de lei do PS que prevê a eliminação de portagens na autoestrada A28, entre pórticos de Viana do Castelo e Esposende.

A proposta do PS, aprovada na quinta-feira, pretende acabar com as portagens na A4 – Transmontana e Túnel do Marão, A13 e A13-1 -Pinhal Interior, A22 – Algarve, A23 – Beira Interior, A24 – Interior Norte, A25 – Beiras Litoral e Alta e A28 — Minho nos troços entre Esposende e Antas e entre Neiva e Darque.

A proposta foi aprovada com os votos a favor dos socialistas, Chega, BE, PCP, Livre e PAN.

A proposta aprovada, na quinta-feira, na generalidade – que de acordo com os socialistas tem um impacto orçamental de 157 milhões de euros – entrará em vigor em 1 de janeiro de 2025, segundo o projeto de lei do PS.

Esta sexta-feira, em comunicado, a CEVAL, que representa cerca de 5.000 empresas do distrito de Viana do Castelo que empregam mais de 19.000 trabalhadores, sublinha que a decisão “cumpre um velho anseio de transformar o Alto Minho mais competitivo”.

“Fez-se justiça para com o Alto Minho, pois sempre nos mostrámos contra a existência de pórtico junto à zona industrial do Neiva, em Viana do Castelo. Sempre quisemos a eliminação do pórtico para nunca empurrar o problema para o concelho vizinho de Esposende e, depois de tanta luta, finalmente houve uma aprovação que, assim que se concretizar, virá impulsionar o desenvolvimento reforçando a competitividade deste território”, defende o presidente da CEVAL, Luís Ceia, citado na nota.

Segundo a CEVAL, “o Alto Minho perdeu capacidade competitiva com a introdução de portagens nesta ex-SCUT (vias sem custo para o utilizador), em 2011, que obrigou as empresas e empresários a reinventarem-se em busca de soluções para fazer face às dificuldades”.

“Os constrangimentos causados pela existência do pórtico do Neiva sempre foram muitos, condicionando a mobilidade de quem diariamente precisa circular na A28 e, obrigando as empresas a maiores despesas de deslocação, uma vez que esta é uma via de comunicação essencial para Viana do Castelo, sem que existam outras vias capazes de facilitar as deslocações rodoviárias”.

A CEVAL espera que “a medida possa ser aplicada o quanto antes para que seja reposta a justiça que este território merece”.

Desde a implementação da cobrança de portagens, a luta pela sua eliminação tem mobilizado movimentos cívicos e partidos políticos, e resultou, em 2021, por proposta do PSD, na aplicação de um desconto de 50% no valor da taxa.

Em fevereiro de 2020, uma recomendação do BE ao Governo para a abolição do pagamento de portagens na Autoestrada 28 (A28), entre Viana do Castelo e o Porto, foi chumbada no parlamento, com os votos contra do PS.

PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberam abstiveram-se, enquanto BE, PCP, PAN, PEV e a deputada não inscrita Joacine Katar Moreira votaram a favor.

A eliminação ou relocalização do pórtico de Neiva da A28, outra batalha de empresários, autarquias e partidos políticos, ganhou forma de recomendação ao Governo, também em 2021, após a aprovação de um projeto de resolução do PSD.

Já antes, em 2017, a petição “Pela eliminação do pórtico de Neiva, pórtico 4 da A28, entre Neiva e Darque”, promovida pela Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL), falhou o objetivo.

Situado junto à zona industrial de Neiva, em Viana do Castelo, aquele pórtico tem sido considerado um entrave à atividade empresarial do distrito.

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