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VILA REAL: NOVO DRONE AJUDA BOMBEIROS NO COMBATE AOS INCÊNDIOS

Um drone equipado com uma câmara térmica é o novo “reforço” dos bombeiros da Cruz Branca, Vila Real, para auxiliar nas operações de combate aos incêndios, de busca e salvamento ou missões de reconhecimento, disse hoje o comandante.

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Um drone equipado com uma câmara térmica é o novo “reforço” dos bombeiros da Cruz Branca, Vila Real, para auxiliar nas operações de combate aos incêndios, de busca e salvamento ou missões de reconhecimento, disse hoje o comandante.

A corporação está, nesta altura, envolvida em ações de fogo controlado, promovidas pela Câmara de Vila Real, e, ao mesmo tempo, aproveita para testar e treinar o novo equipamento.

Numa ação de gestão do combustível que decorreu na serra do Alvão, na zona da aldeia de Paredes, o piloto Bruno Lousada levantou o drone, apelidado de “morcego”, para monitorizar a área do fogo, que foi visualizando em tempo real no ecrã instalado no comando do aparelho.

“A Cruz Branca fez uma aposta na tecnologia e adquirimos um drone industrial. A grande novidade é que tem câmara térmica e, com isso, conseguimos acompanhar as operações de combate aos incêndios e estas operações de fogo controlado, identificar pontos quentes e zonas de progressão das frentes de fogo”, explicou o comandante da corporação, Orlando Matos.

Para o responsável, uma “das mais-valias” do equipamento é que, por exemplo, em ações de rescaldo e vigilância, o drone pode ajudar a localizar os pontos mais quentes e, assim, os meios serem posicionados onde são mais necessários.

Segundo Orlando Matos, o aparelho vai auxiliar, também, em ações de busca e salvamento de pessoas e missões de reconhecimento.

Trata-se de um drone industrial portátil equipado com potentes câmaras visuais e térmicas, que faz a leitura de parâmetros de temperatura e vento, possui um radar que identifica outros meios aéreos e pode ainda ser reforçado com focos de luz e altifalantes.

Este drone, que tem um alcance de oito quilómetros de transmissão de imagem, pode realizar voos noturnos e voar em condições diurnas complexas como neblina e fumo.

Para operar, a Cruz Branca teve que registar o aparelho na Autoridade Aeronáutica Nacional e na Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), estando ainda inscrita na Associação Portuguesa de Aeronaves Não Tripuladas (APANT).

As ações de fogo controlado no concelho estão a ser promovidas pela Câmara de Vila Real, em colaboração com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), os bombeiros, os sapadores florestais, os conselhos diretivos de baldios, juntas de freguesia e os pastores.

“Acreditamos que vale mais prevenir do que remediar”, afirmou o presidente da autarquia, Rui Santos.

Estas operações estão incluídas numa candidatura de 600 mil euros ao Fundo Florestal Permanente e, segundo o autarca, em dois anos serão intervencionados entre “500 a 600 hectares”.

Este ano, decorrerão ações de gestão de combustível em cerca de 300 hectares, principalmente das serras do Alvão e Marão.

“Essa candidatura permite-nos (…) apoiar os pastores renovando as áreas de pasto e, por outro lado, prevenir os fogos de verão”, afirmou Rui Santos.

O presidente especificou que, com o fogo controlado, se está a proceder também à renovação das pastagens indo, assim, ao encontro da vontade e das necessidades dos pastores.

“Isto é o fogo controlado que permite agir, permite prevenir”, frisou.

Eduardo Carvalho, do ICNF, reforçou que este trabalho é importante “para o pastoreio” e para a criação de “zonas de descontinuidade” que vão permitir o “apoio ao combate no verão”.

As queimadas controladas são realizadas, explicou, em dias em que se alinhem os “fatores que permitem fazer o trabalho em segurança”, e que estão relacionados com a temperatura e a humidade.

Orlando Matos referiu que estas ações de prevenção criam áreas de “descontinuidade” que ajudam, depois, no combate aos incêndios.

Salientou ainda que a corporação aproveita estas operações de fogo controlado para dar cursos de operacional de queima aos voluntários, estando já formados 36 bombeiros.

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PÓVOA DE VARZIM: LIPOR ABRE NOVO EQUIPAMENTO PARA COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS VERDES

A Lipor, empresa intermunicipal de tratamento de resíduos do Grande Porto, vai inaugurar na segunda-feira, na Póvoa de Varzim, um novo equipamento para a reciclagem de biorresíduos.

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A Lipor, empresa intermunicipal de tratamento de resíduos do Grande Porto, vai inaugurar na segunda-feira, na Póvoa de Varzim, um novo equipamento para a reciclagem de biorresíduos.

A infraestrutura, localizada na freguesia de Laúndos, servirá como um parque de compostagem de resíduos verdes, provenientes da recolha seletiva, que serão transformados numa espécie de adubo que pode ser utilizado como corretivo agrícola.

O equipamento, que representa um investimento de cerca de dois milhões de euros, apoiado por fundos comunitários, insere-se na estratégia de valorização orgânica de biorresíduos, recolhidos seletivamente, e pretende contribuir para o cumprir da meta de preparação para reutilização e reciclagem, que em 2030 terá de atingir 60% do total de resíduos produzidos.

“Este tipo de infraestrutura já existe muito em França e nos Países Baixos, mas será a primeira de algumas que a Lipor pretende construir. Neste momento, a fábrica, em Ermesinde [Valongo], não consegue valorizar estes resíduos verdes, e com este parque estamos a contribuir para a melhoria do ambiente”, explicou Aires Pereira, presidente da Câmara da Póvoa de Varzim.

O autarca e também administrador da Lipor explicou que o parque vai aceitar, por exemplo, resíduos de jardins e outros materiais orgânicos, e que, através de um processo de compostagem, vai transformá-los em adubos que serão distribuídos gratuitamente à população.

“A recolha dos resíduos será feita através dos sacos que já existem para a recolha seletiva na cidade, ou, caso se tratem de profissionais, podem ser depositados no local. Depois de tratados, esses resíduos dão lugar a um adubo que qualquer um pode levantar, gratuitamente, para aplicar nos seus jardins”, explicou Aires Pereira.

O Parque de Compostagem de Resíduos Verdes de Laúndos terá uma capacidade estimada de 8.000 toneladas por ano de resíduos verdes provenientes de recolha seletiva dos municípios da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, prevendo-se a produção de mais de 2.000 tonelada por ano de composto.

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ALTO MINHO: EMPRESÁRIOS CONGRATULAM-SE COM FIM DE PORTAGENS NA A28

A Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) congratulou-se esta sexta-feira com a aprovação, na generalidade, do projeto de lei do PS que prevê a eliminação de portagens na autoestrada A28, entre pórticos de Viana do Castelo e Esposende.

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A Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) congratulou-se esta sexta-feira com a aprovação, na generalidade, do projeto de lei do PS que prevê a eliminação de portagens na autoestrada A28, entre pórticos de Viana do Castelo e Esposende.

A proposta do PS, aprovada na quinta-feira, pretende acabar com as portagens na A4 – Transmontana e Túnel do Marão, A13 e A13-1 -Pinhal Interior, A22 – Algarve, A23 – Beira Interior, A24 – Interior Norte, A25 – Beiras Litoral e Alta e A28 — Minho nos troços entre Esposende e Antas e entre Neiva e Darque.

A proposta foi aprovada com os votos a favor dos socialistas, Chega, BE, PCP, Livre e PAN.

A proposta aprovada, na quinta-feira, na generalidade – que de acordo com os socialistas tem um impacto orçamental de 157 milhões de euros – entrará em vigor em 1 de janeiro de 2025, segundo o projeto de lei do PS.

Esta sexta-feira, em comunicado, a CEVAL, que representa cerca de 5.000 empresas do distrito de Viana do Castelo que empregam mais de 19.000 trabalhadores, sublinha que a decisão “cumpre um velho anseio de transformar o Alto Minho mais competitivo”.

“Fez-se justiça para com o Alto Minho, pois sempre nos mostrámos contra a existência de pórtico junto à zona industrial do Neiva, em Viana do Castelo. Sempre quisemos a eliminação do pórtico para nunca empurrar o problema para o concelho vizinho de Esposende e, depois de tanta luta, finalmente houve uma aprovação que, assim que se concretizar, virá impulsionar o desenvolvimento reforçando a competitividade deste território”, defende o presidente da CEVAL, Luís Ceia, citado na nota.

Segundo a CEVAL, “o Alto Minho perdeu capacidade competitiva com a introdução de portagens nesta ex-SCUT (vias sem custo para o utilizador), em 2011, que obrigou as empresas e empresários a reinventarem-se em busca de soluções para fazer face às dificuldades”.

“Os constrangimentos causados pela existência do pórtico do Neiva sempre foram muitos, condicionando a mobilidade de quem diariamente precisa circular na A28 e, obrigando as empresas a maiores despesas de deslocação, uma vez que esta é uma via de comunicação essencial para Viana do Castelo, sem que existam outras vias capazes de facilitar as deslocações rodoviárias”.

A CEVAL espera que “a medida possa ser aplicada o quanto antes para que seja reposta a justiça que este território merece”.

Desde a implementação da cobrança de portagens, a luta pela sua eliminação tem mobilizado movimentos cívicos e partidos políticos, e resultou, em 2021, por proposta do PSD, na aplicação de um desconto de 50% no valor da taxa.

Em fevereiro de 2020, uma recomendação do BE ao Governo para a abolição do pagamento de portagens na Autoestrada 28 (A28), entre Viana do Castelo e o Porto, foi chumbada no parlamento, com os votos contra do PS.

PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberam abstiveram-se, enquanto BE, PCP, PAN, PEV e a deputada não inscrita Joacine Katar Moreira votaram a favor.

A eliminação ou relocalização do pórtico de Neiva da A28, outra batalha de empresários, autarquias e partidos políticos, ganhou forma de recomendação ao Governo, também em 2021, após a aprovação de um projeto de resolução do PSD.

Já antes, em 2017, a petição “Pela eliminação do pórtico de Neiva, pórtico 4 da A28, entre Neiva e Darque”, promovida pela Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL), falhou o objetivo.

Situado junto à zona industrial de Neiva, em Viana do Castelo, aquele pórtico tem sido considerado um entrave à atividade empresarial do distrito.

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