RÁDIO REGIONAL
VACINA "UNIVERSAL" PARA O CANCRO
CIÊNCIA & TECNOLOGIA

VACINA “UNIVERSAL” PARA O CANCRO

Será esta a notícia do ano? As suspeitas apontam para isso. Segundo o britânico Independent, os cientistas acreditam ter encontrado a fórmula para desenvolver uma vacina “universal” para a luta contra o cancro.

Acredita-se que a solução passa por uma técnica que ensina o sistema imunitário a atacar os tumores e sem efeitos secundários, segundo um estudo hoje publicado na revista Nature.

Os investigadores da Universidade de Maguncia utilizaram nanopartículas com ARN de um tumor para simular a intrusão de um agente patogénico para a corrente sanguínea e desencadear uma resposta autoimune.

A revista sublinha que os investigadores alemães conseguiram induzir respostas antitumor em ratinhos e, numa primeira fase experimental em seres humanos, em três pacientes com melanoma avançado.

Os cientistas já descobriram que é difícil encontrar mecanismos de vacinação eficazes porque as células cancerígenas são semelhantes em muitos aspectos ao normal, de modo que o sistema imunológico evita atacar.

O método só produz uma resposta defensiva eficiente quando as células cancerígenas produzem antígenos — substâncias que fomentam a criação de anticorpos — distintos do que produzem as células saudáveis.

Outro dos factores que limita a resposta imune ao cancro é que o crescimento dos tumores não é acompanhado de sinais inflamatórios importantes, como as que ocorrem durante a infecção microbiana, que dispara a resposta autoimune.

Por aquele motivo, o sistema imunitário em ocasiões tolera, ou promove, a formação de um tumor.

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

MÉDICOS VETERINÁRIOS LANÇAM CAMPANHA POR MENOS IMPOSTOS NA SAÚDE ANIMAL

Rádio Regional

06 DE JULHO: LOUIS PASTEUR CRIA A PRIMEIRA VACINA CONTRA A RAIVA (1885)

Rádio Regional

GOVERNO TRANSFERE 200 MILHÕES DE EUROS PARA PAGAMENTO DE DÍVIDAS DO SNS

Rádio Regional

MORTALIDADE POR AFOGAMENTO INFANTIL REGISTA AUMENTO PREOCUPANTE

Rádio Regional

05 DE JULHO: ISAAC NEWTON PUBLICA “PRINCIPIA MATHEMATICA” (1687)

Rádio Regional

AVISO VERMELHO DE CALOR ALARGADO ATÉ DOMINGO EM DEZ DISTRITOS

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.