Ligue-se a nós

DESTAQUE

A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL CHEGOU À COMUNICAÇÃO SOCIAL

A Inteligência Artificial (AI) chegou à comunicação social portuguesa. Um grupo de comunicação social regional sediado na região norte anunciou no passado dia 6 de março o desenvolvimento e integração com sucesso de tecnologia assente em Inteligência Artificial.

Online há

em

nbsp| RÁDIO REGIONAL

A Inteligência Artificial (AI) chegou à comunicação social portuguesa. Um grupo de comunicação social regional sediado na região norte detentor da estação de rádio radioregional.pt e da publicação nacional jornalonline.pt anunciou no passado dia 6 de março o desenvolvimento e integração com sucesso de tecnologia assente em Inteligência Artificial.

Hoje fez-se história em Portugal, pela primeira vez a Inteligência Artificial escreveu integralmente um artigo noticioso sem qualquer intervenção humana” disse Vítor Fernandes, Diretor de Informação do grupo.

Segundo o gestor, o primeiro artigo integralmente redigido em português de Portugal por inteligência artificial e sem qualquer intervenção humana foi “merecidamente” dedicado à breve história do Dia Internacional da Mulher que pode ser visto AQUI ou AQUI.

A Inteligência Artificial não é nem será nos próximos anos um substituto dos jornalistas humanos, mas seguramente para lá caminhamos num horizonte de 10 anos (…) claro que a AI ainda está em modo de aperfeiçoamento e sob supervisão jornalística humana mas admito que à velocidade a que estamos a trabalhar acredito que tudo vai ser mais rápido que pensamos, vejam os avanços incríveis nesta área que a Google acaba de anunciar ao nível do serviço de workspace” sublinhou o diretor que cumulativamente gere o desenvolvimento tecnológico da empresa.

“Isto é só o princípio de algo incrível e maravilhoso para a generalidade das atividades profissionais, mas temos um longo caminho pela frente (…) nos ensaios registamos que é possível gerar vários artigos noticiosos a uma velocidade incrível conforme o poder de processamento disponível dado que a AI vive num surpreendente metaverso de algoritmos (…) numa experiência pedi à Inteligência Artificial que escrevesse um artigo sobre um certo tema polémico da atualidade, para meu espanto recusou-se terminantemente a cumprir a minha ordem porque não tinha fontes credíveis suficientes, confesso que fiquei surpreendido e acredito que se existir regulação pode ser o princípio do fim das fake-news (…) acho que estamos no bom caminho apesar dos novos riscos que agora se colocam” sublinhou Vítor Fernandes.

Publicidade

Sobre questões éticas e deontológicas que se impõem às atividades reguladas, “Estamos a quebrar uma barreira que até agora se julgava exclusivamente humana e por isso vou dialogar com as autoridades reguladoras da Comunicação Social em Portugal para avaliar as novas fronteiras éticas e deontológicas que a AI trazem ao mundo” disse Vítor Fernandes.

A Inteligência Artificial já esta a ser usada desde 2020 na gestão diária das tarefas de monitorização avançada e manutenção da empresa, nomeadamente emissões, gestão do parque tecnológico de emissores e servidores da Rádio Regional e JornalOnline. O investimento não foi revelado mas segundo Vítor Fernandes trata-se de uma opção “muito inteligente” a médio e longo prazo.

A Rádio Regional foi a primeira rádio local/regional portuguesa a disponibilizar emissão online no ano 2000 aquando da sua fundação, foi também das primeiras empresas a trabalhar em cloud online desde 2009 e é detentora de infraestrutura própria localizada em datacenters internacionais, cujo investimento tecnológico, sem apoios ou subsídios, é uma prioridade para a Administração.

Publicidade
DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

DESTAQUE

GUERRA: RÚSSIA DEPORTOU 20 MIL CRIANÇAS UCRANIANAS ILEGALMENTE

O Ministério da Reintegração da Ucrânia informou, na terça-feira, que um total de 19.514 crianças ucranianas foram deportadas ilegalmente pela Rússia, enquanto 4.390 encontram-se nos territórios ocupados.

Online há

em

nbsp| RÁDIO REGIONAL

O Ministério da Reintegração da Ucrânia informou, na terça-feira, que um total de 19.514 crianças ucranianas foram deportadas ilegalmente pela Rússia, enquanto 4.390 encontram-se nos territórios ocupados.

“Os dados recolhidos serão usados por investigadores ucranianos e internacionais para processar os responsáveis pela deportação ilegal de crianças ucranianas”, escreveu o ministério na rede social Telegram.

Na semana passada, a Ucrânia afirmou que Moscovo tem bloqueado “de forma repetida” o retorno de menores ucranianos, depois de terem sido deportados para território russo, isto apesar de admitir ter recebido sinais de que a Rússia poderia começar a devolver as crianças, segundo relatou a agência ucraniana Ukrinform.

A Rússia garantiu que 56 crianças ucranianas, internadas em centros para menores na Crimeia e em Krasnodar, estão preparadas para regressar para junto das famílias.

Os dados foram divulgados poucos dias depois de o Tribunal Penal Internacional ter emitido um mandado de prisão contra o Presidente russo, Vladimir Putin, e a comissária presidencial para os direitos da criança da Rússia, Maria Alekseievna Lvova-Belovapor, por supostos crimes de guerra relacionados com a deportação forçada de menores ucranianos.

Publicidade
LER MAIS

DESTAQUE

GOVERNO APROVA HOJE PROPOSTA DE LEI PARA IVA ZERO SOBRE ALIMENTOS

O Conselho de Ministros vai reunir-se hoje para aprovar a proposta de lei de redução do IVA sobre os bens alimentares, anunciou o primeiro-ministro, que disse contar com o empenho dos partidos para a sua tramitação rápida.

Online há

em

nbsp| RÁDIO REGIONAL

O Conselho de Ministros vai reunir-se hoje para aprovar a proposta de lei de redução do IVA sobre os bens alimentares, anunciou o primeiro-ministro, que disse contar com o empenho dos partidos para a sua tramitação rápida.

“O que eu posso garantir é que hoje mesmo o Conselho de Ministros reunirá por via eletrónica para aprovar a proposta de lei que amanhã [terça-feira] mesmo entrará na Assembleia da República”, declarou o primeiro-ministro.

António Costa falava no Palácio Foz, em Lisboa, após ter assinado um pacto para a estabilização e redução de preços dos bens alimentares com o diretor-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), Gonçalo Lobo Xavier, e com o presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Eduardo Oliveira e Sousa.

O chefe do executivo disse contar com “o empenho de todas as forças políticas para que a Assembleia da República possa agendar, com a maior rapidez possível, esta proposta de lei”, que a tramite “com a maior urgência possível e que o senhor Presidente da República a possa promulgar”.

O primeiro-ministro acrescentou ainda que a APED assumiu o compromisso de, “15 dias depois da publicação do diploma no Diário da República”, o retalho alimentar ajustar os preços em função da redução do IVA.

Publicidade

“Essa é a primeira garantia que todos podemos dar: nós, Governo, aprovaremos hoje mesmo a proposta de lei. O retalho alimentar, quinze dias após a publicação da lei, procederá à redução do preço em conformidade com a redução do IVA”, afirmou.

LER MAIS

JORNAL ONLINE


RÁDIO ONLINE


LINHA CANCRO


DESPORTO DIRETO


RÁDIO REGIONAL: SD | HD





RÁDIO REGIONAL VILA REAL




RÁDIO REGIONAL CHAVES




RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA




RÁDIO REGIONAL MIRANDELA



MUSICBOX


WEBRADIO 100% PORTUGAL




WEBRADIO 100% POP-ROCK




WEBRADIO 100% OLDIES




WEBRADIO 100% LOVE SONGS




WEBRADIO 100% DANCE


PAGAMENTO PONTUAL






KEYWORDS

PAGAMENTO PONTUAL

MAIS LIDAS