Ligue-se a nós

ARTE & CULTURA

ACORDO ORTOGRÁFICO VOLTA AO DEBATE

A Academia das Ciências de Lisboa concorda que é preciso renovar o debate em torno do acordo ortográfico de 1990 e quer fazer parte desse movimento. O plenário de sócios efetivos, os membros mais antigos deste órgão consultivo do governo, aprovou esta quinta-feira um documento com sugestões para o aperfeiçoamento do acordo. Vê mais aqui. Partilha com os teus amigos !

Online há

em

A Academia das Ciências de Lisboa concorda que é preciso renovar o debate em torno do acordo ortográfico de 1990 e quer fazer parte desse movimento. O plenário de sócios efetivos, os membros mais antigos deste órgão consultivo do governo, aprovou esta quinta-feira um documento com sugestões para o aperfeiçoamento do acordo.

Fonte académica explicou ao i que, mais do que as questões de caráter técnico, como acentuações e situações ambíguas que resultam da aplicação do acordo assinado pelos países de língua portuguesa em 1990, o documento é uma manifestação da vontade da Academia das Ciências de Lisboa de ser parceira do governo e do parlamento na avaliação do acordo.

O plenário de sócios efetivos, um painel de 36 peritos que inclui nomes como Artur Anselmo, Manuel Alegre, José Barata-Moura, Adriano Moreira ou Jorge Braga de Macedo, começou a discutir o tema pelas 18h e às 19h houve uma votação. Foram feitas intervenções com base no documento que antes circulara pelos sócios efetivos, elaborado pelo Instituto de Lexicologia e Lexicografia da Língua Portuguesa, que acompanha tecnicamente o assunto. “Há os apaixonadamente contra o acordo e os apaixonadamente a favor, mas a grande maioria foi unânime ao considerar que a Academia das Ciências deve ser parceira neste processo de acompanhamento e aperfeiçoamento”, disse a mesma fonte ao i.

A apresentação do documento estava ontem, ao fecho desta edição, prevista para o dia de hoje (sexta-feira).

No site da Academia das Ciências de Lisboa, uma das últimas notas públicas, de novembro do ano passado, prende-se precisamente com esta matéria.

O Acordo Ortográfico de 1990 “é um problema científico e não político”, afirmou na altura o Presidente da Academia de Ciências de Lisboa, Artur Anselmo. Ana Salgado, coordenadora do novo Dicionário da Academia, salientava, por sua vez, a importância de um aperfeiçoamento para fixar a nomenclatura do Dicionário e do Vocabulário da Academia. “O Acordo Ortográfico, assinado em 1990, não estabelece uma ortografia única e inequívoca, deixando várias possibilidades de interpretação em muitos casos, o que tem provocado alguma instabilidade ortográfica”, manifestou a especialista, defendendo que o intuito da intervenção da academia seria pôr fim à “instabilidade ortográfica”.

Recorde-se que a comissão parlamentar de Cultura aprovou, nos últimos dias, a criação de um grupo de trabalho para avaliar o impacto da aplicação do acordo. Foi também aprovada a audição do presidente da Academia das Ciências de Lisboa, Artur Anselmo, que com o escrutínio de ontem fica com um voto de confiança dos sócios para levar a análise dos peritos em lexicologia ao parlamento.

ARTE & CULTURA

PORTO: CONCERTOS PROMENADE REGRESSAM AO COLISEU

A nova temporada dos Concertos Promenade do Coliseu do Porto, um ciclo de concertos comentados para famílias, inicia-se no próximo domingo e prolonga-se até novembro, com um programa que abordará Tchaikovsky, Gershwin, Ravel e A Garota Não.

Online há

em

A nova temporada dos Concertos Promenade do Coliseu do Porto, um ciclo de concertos comentados para famílias, inicia-se no próximo domingo e prolonga-se até novembro, com um programa que abordará Tchaikovsky, Gershwin, Ravel e A Garota Não.

No total serão seis concertos “muito especiais”, o primeiro dos quais já no domingo com o Pulsat Percussion Group que apresenta “… Até ao Mar”, uma viagem musical baseada na curta-metragem infantil “Paddle to the Sea”, que será exibida ao longo do concerto, refere a organização em comunicado.

“Paddle to the Sea”, de Bill Mason, é uma jornada pelo mundo aquático e “um verdadeiro hino à natureza”, chamando a atenção dos mais novos para a ecologia.

O segundo concerto, “Canções da Liberdade”, acontece na semana em que se assinalam os 50 anos do 25 de Abril e é sob inspiração da Revolução dos Cravos que a Orquestra de Jazz de Espinho lançou o repto a oito compositores para criar “obras inéditas sobre canções icónicas que, à volta do globo, materializaram o protesto, a luta pela liberdade, a defesa dos direitos humanos, da justiça e dos mais elementares princípios da dignidade humana”.

De José Afonso a Nina Simone, de Lluis Llach à Liberation Music Orchestra, de Sérgio Godinho a Sam Cooke, o repertório deste concerto, marcado para 28 de abril, propõe uma visão da música “como motor para a mudança, mediação coletiva, grito de liberdade”.

“Romeu e Julieta”, de Tchaikovsky, apresenta-se a 26 de maio, e é inspirado na obra de Shakespeare, aqui interpretada pela Orquestra Sinfónica Artave.

Após a pausa de verão, os Promenade retomam a 15 de setembro com “Um Americano em Paris”, onde o compositor George Gershwin mostra, através da música, a sua visão sobre a capital francesa, com música interpretada pela Orquestra Sinfónica Ensemble.

No mês seguinte, a 13 de outubro, A Garota Não recebe “Carta Branca” para um concerto com obras da sua preferência e também a interpretação de canções do seu repertório, tocadas pela Orquestra Clássica de Espinho, salienta a organização.

Ainda de acordo com o Coliseu, a temporada despede-se, a 24 de novembro, com a Orquestra Clássica da ESMAE, ao ritmo de “O Bolero”, de Maurice Ravel, “uma das mais amadas pelos melómanos e que importa dar a conhecer aos mais novos”.

O Coliseu do Porto recorda que foi em março de 2022, que os Concertos Promenade foram adaptados para se apresentarem enquanto sessões descontraídas (pensadas para as pessoas e famílias que preferem ou beneficiam de um ambiente mais descontraído num espaço cultural, por exemplo, pessoas com défice de atenção, pessoas com deficiência intelectual, pessoas com condições do espetro autista, pessoas com deficiências sensoriais ou de comunicação, bem como a famílias com crianças pequenas).

LER MAIS

ARTE & CULTURA

BRYAN ADAMS EM PORTUGAL COM CONCERTOS EM LISBOA E PORTO (NOVEMBRO DE 2024)

O músico canadiano Bryan Adams vai dar dois concertos no final do ano em Portugal, a 19 de novembro em Gondomar e no dia seguinte em Lisboa, revelou hoje a promotora.

Online há

em

O músico canadiano Bryan Adams vai dar dois concertos no final do ano em Portugal, a 19 de novembro em Gondomar e no dia seguinte em Lisboa, revelou hoje a promotora.

De acordo a Ritmos & Blues, o concerto a 19 de novembro será no Multiusos de Gondomar e o de dia 20 vai ser no Meo Arena (antigo Pavilhão Atlântico), precisamente as mesmas salas onde esteve pela última vez, em 2022.

Os bilhetes serão colocados à venda a partir da próxima sexta-feira.

O regresso de Bryan Adams a Portugal dar-se-á no contexto da digressão “So happy it hurts”, iniciada em 2022, quando o músico lançou um álbum com o mesmo título.

Para este ano, e de acordo com o calendário publicado na página oficial, Bryan Adams tem mais de 40 atuações previstas, a maioria na Europa.

Em 2022, além das atuações em Gondomar e Lisboa, Bryan Adams também esteve no festival Marés Vivas, em Vila Nova de Gaia.

Músico, produtor, filantropo e ativista, Bryan Adams, de 64 anos, é um dos artistas canadianos mais conhecidos e premiados internacionalmente.

Com uma presença regular em palcos nacionais há pelo menos três décadas, Bryan Adams também já teve patente em Portugal uma exposição de fotografia – em 2014 em Cascais – com uma centena de retratos a personalidades do entretenimento, desporto, cultura e moda, nomeadamente o treinador José Mourinho e as fadistas Gisela João, Ana Moura, Aldina Duarte, Cuca Roseta e Carminho.

LER MAIS
RÁDIO ONLINE

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X VIZELA




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
AROUCA X SPORTING




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X BENFICA




RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% INSPIRATION


WEBRADIO 100% DANCE


FABIO NEURAL @ ENCODING

KEYWORDS

NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS