Ligue-se a nós

REGIÕES

AÇOREANOS REVOLTADOS COM A SATA

Um grupo de cidadãos que defende melhorias no aeroporto da Horta, nos Açores, acusou hoje o presidente da transportadora SATA de estar a “tentar dividir” ilhas, ao anunciar o aumento de ligações para umas e a redução para outras. Vê mais aqui. Partilha com os teus amigos !

Online há

em

acoreanos-revoltados-sata-2

Um grupo de cidadãos que defende melhorias no aeroporto da Horta, nos Açores, acusou hoje o presidente da transportadora SATA de estar a “tentar dividir” ilhas, ao anunciar o aumento de ligações para umas e a redução para outras.

“Não aceitamos que o presidente da SATA, uma empresa pública, paga com o dinheiro dos nossos impostos, ande a desempenhar, presume-se que a mando de alguém, o papel de tentar dividir o Faial e o Pico com o objetivo claro de, no fim, nos impor um modelo de transporte aéreo que sirva interesses e simpatias que não os destas ilhas”, disse Dejalme Vargas, porta-voz do grupo designado “Aeroporto da Horta”, em conferência de imprensa, na Horta, ilha do Faial.

Dejalme Vargas referia-se ao anúncio do presidente da SATA, Paulo Meneses, de uma redução de dois voos semanais entre Lisboa e a Horta, no Faial, no verão de 2017 e o aumento de dois voos entre Lisboa e o Pico no verão de 2018.

A agência Lusa contactou o presidente da SATA, que não quis comentar as declarações.

“Enquanto na Horta a ordem é penalizar o Faial e os faialenses, o senhor presidente do grupo SATA mostrou-se muito recetivo a introduzir melhorias, pelos vistos justas, na operação da SATA na ilha do Pico, pedidas pelos autarcas”, declarou Dejalme Vargas.

O representante disse não compreender por que razão Paulo Meneses justificou a redução de voos da SATA para a Horta com os alegados “milhões de euros de prejuízo” naquela rota, mas já não tenha apresentado números que justificassem o reforço de ligações no Pico.

“Desafiamos, pois, o senhor presidente da SATA a revelar publicamente todas as taxas de ocupação, rota a rota, com números auditados por entidade independente, para sabermos bem quem contribuiu com o quê para o estado das contas da SATA”, declarou.

O grupo “Aeroporto da Horta” continua a reivindicar o reforço das ligações aéreas diretas entre Lisboa e a Horta de 12 para 14 voos semanais nos meses de julho e agosto, período em que existe maior procura e, simultaneamente, maior dificuldade de conseguir uma passagem aérea.

“Já são dois anos consecutivos em que, nos meses de julho e agosto, há semanas seguidas em que é quase impossível chegar ou sair do Faial por avião, pois está tudo lotado”, sustentou Dejalme Vargas.

Recentemente, a Assembleia Municipal da Horta aprovou, por unanimidade, uma moção da autoria do PSD que, entre outras coisas, reivindica o aumento do número de ligações aéreas entre Lisboa e Horta durante o verão.

Entretanto, o grupo “Aeroporto da Horta” continua a recolher assinaturas para uma petição, que pretende entregar no parlamento dos Açores, a reivindicar o aumento da pista do aeroporto faialense.

A Câmara Municipal da Horta criou também um grupo de trabalho para elaborar um estudo técnico sobre a eventual ampliação da infraestrutura aeroportuária com a intenção de encontrar soluções de financiamento para a obra.

LUSA

REGIÕES

MOGADOURO: PROTOLO COM CENTRO HÍPICO PARA ATIVIDADES EQUESTRES

O município de Mogadouro e a Associação Centro Hípico assinaram um protocolo de colaboração para o fomento das várias atividades equestres, contando com 30 alunos inscritos, neste concelho, foi hoje divulgado.

Online há

em

O município de Mogadouro e a Associação Centro Hípico assinaram um protocolo de colaboração para o fomento das várias atividades equestres, contando com 30 alunos inscritos, neste concelho, foi hoje divulgado.

Este Centro Hípico, certificado pela Federação Equestre Portuguesa, é o primeiro da região do Planalto Mirandês e vai funcionar no Espaço de Promoção e Valorização das Associações e Raças Autóctones (EPVARA) com capacidade para 500 pessoas sentadas, numa arena com cerca 1.618 metros quadrados de área útil.

A vereadora do município de Mogadouro, Márcia Barros, disse à Lusa que o espaço exterior do EPVARA foi cedido à Associação Centro Hípico de Mogadouro, um edificado já existente e cuja atividade era diminuta e que poderá passar a abarcar a hipoterapia, além do ensino da equitação, em diferentes formatos.

“O município de Mogadouro, através do associativismo, apoia esta iniciativa de forma a promover uma modalidade desportiva que, pela sua arte e contacto com o cavalo – animal cuja nobreza é inquestionável, potencia a formação equilibrada do indivíduo e alarga ainda mais o leque de opções a nível de atividades culturais e desportivas”, indicou a autarca.

João Moreira, membro da Associação Centro Hípico de Mogadouro, avançou que a ideia de criar um centro hípico nesta vila transmontana surgiu no ano de 2018 aquando da fundação da associação.

“Com a inauguração do EPVARA em outubro de 2023, surgiu um espaço onde o Centro Hípico poderia tornar-se uma realidade. A associação propôs um protocolo de parceria com o município que foi imediatamente bem recebido e encarado com todo o entusiasmo”, descreveu o também cavaleiro.

O Centro Hípico de Mogadouro encontra-se federado na Federação Equestre Portuguesa.

No plano de atividades estão incluídas aulas de equitação, já há cerca de 30 alunos inscritos, passeios a cavalo e de charrete, galas e participação em diversas iniciativas equestres.

Para já os cavalos são transportados para o local nos dias das atividades, prometendo a autarquia de Mogadouro a instalação de alojamentos para os cavalos para que possam permanecer no local, onde se encontra instalado o Centro Equestre.

O município de Mogadouro investiu 1,3 milhões de euros no EPVARA destinado à promoção das raças autóctones destinadas às atividades ligadas à agropecuária e mercados de gado, e agora ganha novas competências.

LER MAIS

REGIÕES

LEIRIA: IDOSA FOGE DE CASA APÓS VIOLÊNCIA FÍSICA CONTINUADA PELO PRÓPRIO FILHO

O Tribunal Judicial de Leiria decretou a prisão preventiva a um homem, que foi detido duas vezes em 15 dias, por agredir a mãe, informou hoje o Comando Distrital da PSP de Leiria.

Online há

em

O Tribunal Judicial de Leiria decretou a prisão preventiva a um homem, que foi detido duas vezes em 15 dias, por agredir a mãe, informou hoje o Comando Distrital da PSP de Leiria.

Segundo o comunicado da PSP, o homem de 56 anos foi detido na segunda-feira pela Esquadra de Marrazes, na localidade de Gândara dos Olivais, por violência doméstica.

O suspeito, filho da vítima, uma senhora de 83 anos, foi detido, cerca das 3h30, depois de a irmã ter dado o alerta às autoridades de que a sua mãe teria fugido de casa, descalça, por receio de que o próprio filho lhe pudesse fazer mal.

“Os polícias deslocaram-se de imediato para o local, deparando-se com o suspeito, bastante alterado, ameaçando e intimidando a vítima. Perante esta situação, os polícias procederam à detenção imediata do suspeito, que tinha sido já detido no passado dia 1 de abril, fora de flagrante delito, após episódio de violência física e emocional sobre a sua mãe”, referiu a PSP.

Da primeira detenção, o tribunal tinha aplicado a medida de coação de afastamento do arguido, quer da residência, quer da própria vítima.

“Trata-se de uma situação que se tem arrastado já há vários anos, com episódios de violência física e psicológica, originados por uma forte dependência de álcool e de estupefacientes, o que, constantemente, vem fazendo com que o suspeito se aproprie da pensão da mãe para alimentar o seu próprio vício, retirando-lhe, por diversas vezes, quer o telemóvel, quer o cartão bancário”.

Na segunda-feira, após nova detenção, o homem voltou a ser presente ao juiz de Instrução Criminal do Tribunal Judicial da Comarca de Leiria, que lhe decretou a prisão preventiva.

Esta é já a décima detenção efetuada pelo Comando Distrital de Leiria em 2024, por situações decorrentes de violência doméstica, adiantou a PSP.

LER MAIS
RÁDIO ONLINE
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X VIZELA




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
AROUCA X SPORTING




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X BENFICA




RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% INSPIRATION


WEBRADIO 100% DANCE

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS