RÁDIO REGIONAL
REGIÕES

AÇORES: BOMBEIROS E PROTEÇÃO CIVIL UNEM ESFORÇOS PARA RESPONDER AO FURACÃO

Os Bombeiros Voluntários do Faial e a Comissão Local de Proteção Civil reúnem-se na tarde de hoje para ultimarem as medidas de prevenção necessárias perante a aproximação aos Açores do furação ‘Lorenzo’.

“Será uma reunião para limar arestas, porque, em boa verdade, já fizemos todos o nosso trabalho de casa”, explicou à agência Lusa Nuno Henriques, comandante do corpo de Bombeiros Voluntários do Faial, uma das ilhas que, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), serão atingidas pelo mau tempo.

O furação “Lorenzo” deverá atravessar o arquipélago dos Açores a partir da noite de terça-feira (01 de outubro) e na madrugada de quarta-feira (dia 02), muito próximo das ilhas das Flores e do Corvo (grupo Ocidental), embora os seus efeitos se façam sentir também com intensidade nas ilhas do grupo Central (Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Terceira).

“Mantendo-se as previsões da trajetória, o centro do furacão deverá passar muito próximo do grupo Ocidental, afetando assim todo o arquipélago na próxima quarta-feira”, adianta hoje o IPMA, em comunicado, acrescentando que o furacão tem vindo a perder intensidade, devendo atravessar as ilhas já em categoria 2.

Apesar disso, está previsto vento de sueste rodando para noroeste com rajadas na ordem dos 190 quilómetros/hora (km/h) nas Flores e no Corvo (podendo chegar aos 200 km/h), além de chuva por vezes forte e ondas de sul, passando a sudoeste, de 10 a 15 metros, podendo mesmo atingir os 25 metros.

“Aqui, no grupo Central, as previsões indicam alguma melhoria das condições do tempo, em relação à expectativa inicial, mas vamos, mesmo assim, duplicar o número de efetivos de prevenção no quartel de bombeiros e montar um centro de operações de emergência, a partir das 00:00 de quarta-feira”, adiantou o comandante dos Bombeiros Voluntários do Faial.

De acordo com o IPMA, a passagem pelos Açores do “Lorenzo” deverá provocar, no grupo Central, vento sudoeste com rajadas até 160 km/h e ondas de sudoeste passando a oeste entre 9 e 12 metros, podendo atingir os 22 metros.

“As zonas mais preocupantes são a costa sul da ilha, sobretudo as freguesias das Angústias, Feteira e Castelo Branco, bem como a zona do Varadouro [freguesia do Capelo], cujo acesso à orla costeira será interditado, por razões de segurança”, explicou Nuno Henriques.

Entretanto, a Câmara Municipal da Horta decidiu retirar os taipais que circundam o Largo do Infante (uma das principais salas de visita da ilha), que está a ser intervencionado no âmbito do projeto de requalificação da frente-mar da cidade, para evitar que possam voar e atingir pessoas ou viaturas.

As ilhas do grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria) serão as menos afetadas pelos efeitos do furacão “Lorenzo”, devendo registar ondas de oeste de sete a oito metros e vento com rajadas da ordem dos 85 km/h.

O comandante dos Bombeiros Voluntários do Faial lembrou que os habitantes da região devem continuar a acompanhar os avisos do Serviço Regional de Proteção Civil dos Açores e tomar todas as medidas de prevenção nas suas casas, para evitar que alguns objetos possam voar e provocar danos.

O IMPA já colocou as ilhas dos grupos Ocidental e Central sob aviso vermelho e a autoridade marítima já lançou um alerta aos pescadores para que tomem medidas de prevenção, que podem passar, por exemplo, pela verificação e reforço de amarrações, pela colocação das embarcações a seco em lugar seguro, e, no caso de embarcações de maior porte, pela deslocação para portos de abrigo afastados do trajeto da tempestade.

“Chama-se particular atenção para a subida do nível do mar, relacionado com a abrupta descida da pressão atmosférica aquando da passagem da tempestade, e ao efeito da maré”, adverte, em comunicado, o capitão do Porto da Horta, Rafael da Silva, que superintende também os portos das ilhas do Pico, São Jorge, Flores e do Corvo.

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

MIRANDELA: INCÊNDIO EM POVOAMENTO FLORESTAL ENTRA EM RESOLUÇÃO

Rádio Regional

ATUALIZAÇÃO: BOLSA DE AR FRIO TRAVA SUBIDA DAS TEMPERATURAS

Rádio Regional

VINHAIS: INCÊNDIO ALASTRA A ESPANHA E MOBILIZA MEIOS AÉREOS

Rádio Regional

DISTRITOS DE BRAGANÇA GUARDA E VILA REAL SOB AVISO LARANJA DEVIDO AO CALOR

Rádio Regional

GNR REFORÇA DISPOSITIVO CONTRA INCÊNDIOS PERANTE RISCO METEOROLÓGICO

Rádio Regional

DGS ATIVA NÍVEL UM DE CONTINGÊNCIA PERANTE CALOR EXTREMO

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.