RÁDIO REGIONAL
MAGAZINE

ACREDITAR NO “PAI NATAL” INFLUÊNCIA AS CRIANÇAS ?

nbsp| RÁDIO REGIONAL

Quando se aproxima Dezembro os miúdos acreditam que a sua carta chega ao “velhinho de barbas brancas” que lhe trará o seu presente favorito. Em qualquer lado encontramos um “pai natal” (quase sempre num centro comercial), numa “materialização” da magia do natal que contagia os mais novos, e inevitavelmente os mais velhos.

Entre enfeites e presentes, os pais dividem-se. E na comunidade científica também as opiniões diferem – alguns acreditam favorecer a criança e outros que pode ser prejudicial, na medida em que influencia negativamente a confiança entre pais e filhos.

Num ensaio recente publicado por Christopher Boyle e Kathy McKay, um psicólogo da Universidade de Exter e uma investigadora de saúde mental, ouvidos pelo Washington Post, o veredito é que o mito do Pai Natal pode levar os miúdos a questionarem o que mais será mentira. Por outro lado, Jacqueline Wooley, psicóloga na Universidade do Texas, crê que as crianças têm ferramentas para descobrir a verdade, e que o envolvimento numa história como esta pode ser uma forma de praticar essa astúcia. Acrescenta ainda que não há evidência de que a crença no Pai Natal abale a confiança nos pais de forma significativa.

Mário Cordeiro, pediatra, comenta que a lenda do Natal deve continuar a fazer parte das vidas dos nossos pequenos: “Não é uma mentira. O Pai Natal existe, na bondade e nas virtudes humanas. É de carne e osso como nós, e é essa transição que as crianças fazem.” Além disso, o especialista defende que as crianças de facto acreditam nele por ter um carácter lúdico e simbólico, tal como acreditam no papão e nas princesas encantadas. E mesmo quando descobrem ou já desconfiam que não é real, considera que é sempre bom saber que, não havendo Pai Natal de carne e osso, há-o dentro de nós.

Na verdade há até alguns estudos que comprovam que as crianças são consumidoras racionais de informação, tal como os adultos, e que quando acreditam em histórias como as do Pai Natal estão a aperfeiçoar as suas capacidades de pensamento científico, procurando provas e questionando tudo o que lhes é contado.

nbsp| RÁDIO REGIONAL

VEJA AINDA:

AVEIRO: SUSPEITO CONFESSA ASSALTOS, MAS NEGA SEQUESTRO DE CRIANÇAS

Lusa

COVID-19: PAIS VOLTAM A ENTRAR NAS CRECHES E SAPATOS DEIXAM DE FICAR À PORTA DA SALA

Lusa

TERRORISMO: MAIS DE 12 MILHÕES DE CRIANÇAS TRAUMATIZADAS NA NIGÉRIA

Lusa

LAMEGO: POLÍCIA JUDICIÁRIA DETEVE SUSPEITO DE ABUSO SEXUAL DE CRIANÇA

Lusa

EXCESSO DE PESO E OBESIDADE INFANTIL DIMINUEM PORTUGAL MAS AINDA ATINGE 30% DAS CRIANÇAS

Lusa

PORTO: ALA PEDIÁTRICA DO HOSPITAL DE SÃO JOÃO NO PORTO COMEÇA A RECEBER CRIANÇAS EM NOVEMBRO

Lusa

Moschee Teppich

Moschee teppiche werden nicht kurzfristig gewechselt, d.h. das ein Moschee teppich sehr hohe Anforderungen erfüllen muβ. Speziell entworfene Moschee Teppiche zeichnen sich durch Design und Farben aus. Mit der Weiterentwicklung der Technologie werden heute Tausende von Farben und Modellen in Teppichen hergestellt, die mit Moscheen kompatibel sind.

100% Reine Schurwollteppich kaufen: Schurwollteppiche sind Schwerentflammbar, Robust, Strapazierfahig, Antibakteriel und Schmuzabweisend.

Canlı Maç Sonuçları Run 3 Play Snake Friv Atari Breakout cookie clicker unblocked games Düğün Paketleri uygunsigara.com/ Umzug Basel
saç ekimi hair transplant
Umzug Basel
seslendirme santral anons santral seslendirme