NACIONAL

ALERTA DE CHUVA E VENTO FORTE

ALERTA DE CHUVA E VENTO FORTE

Quinze distritos de Portugal continental estão hoje sob ‘Aviso Amarelo’ devido à previsão de vento forte e agitação marítima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o instituto, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra Leiria e Castelo Branco estão hoje sob ‘Aviso Amarelo’, devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 80 quilómetros por hora do quadrante oeste, sendo de 100 quilómetros por hora nas terras altas.

O aviso de vento vai estar em vigor, segundo o IPMA, até às 10:00 de hoje.

O instituto colocou também sob ‘Aviso Amarelo’ os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro por causa da agitação marítima forte, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros até às 10:00 de hoje.

Segundo informação disponível na página da Internet da Marinha portuguesa, estão fechadas toda a navegação as barras de São Martinho do Porto, Douro, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Vila Praia de Âncora e Caminha.

As barras de Viana do Castelo, Figueira da Foz e Aveiro estão condicionadas a algumas embarcações.

Também a Madeira vai estar sob ‘Aviso Amarelo’ devido à previsão de agitação marítima forte, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros entre as 19:00 de hoje e as 19:00 de quarta-feira.

O ‘Aviso Amarelo’ corresponde a uma “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.

O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, chuva, por vezes forte, passando gradualmente a regime de aguaceiros até ao meio da manhã, que poderão ser por vezes fortes e de granizo nas regiões Norte e Centro até ao final da tarde.

Está também prevista queda de neve acima de 1500 metros de altitude, baixando gradualmente a cota para 1000/1200 metros até ao final da manhã e condições favoráveis à ocorrência de trovoada.

A previsão aponta também para vento moderado a forte do quadrante oeste com rajadas até 80 quilómetros por hora e, nas terras altas, forte com rajadas até 90 quilómetros por hora, tornando-se fraco a moderado durante a manhã.

O instituto prevê ainda pequena descida da temperatura mínima nas regiões Norte e Centro e pequena descida da máxima.

Para a Madeira prevê-se céu geralmente muito nublado, períodos de chuva, em especial durante a tarde e nas vertentes norte e terras altas, passando a regime de aguaceiros a partir do final da tarde e vento moderado a forte de oeste, soprando forte nas terras altas, rodando para noroeste a partir do início da tarde.

O IPMA prevê para os Açores períodos de céu muito nublado com abertas, descida da temperatura, aguaceiros fracos e vento norte moderado, rodando para nordeste.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 13 e 16 graus Celsius, no Porto entre 11 e 14, em Vila Real entre 07 e 10, em Viseu entre 08 e 10, em Bragança entre 05 e 09, na Guarda entre 05 e 08, em Coimbra entre 09 e 15, em Castelo Branco entre 09 e 13, em Santarém entre 11 e 16, em Évora e Beja entre 12 e 16, em Faro entre 15 e 19, no Funchal entre 17 e 22, em Ponta Delgada e Santa Cruz das Flores entre 13 e 16 e na Horta entre 12 e 16.

LUSA

VEJA AINDA:

AMARES: MINISTÉRIO PÚBLICO ACUSA IPSS PELO CRIME DE CORRUPÇÃO

Lusa

MACEDO DE CAVALEIROS: 12 CASOS DE COVID-19 EM LAR DE IDOSOS

Lusa

GUARDA: ESCOLA ENCERRA DEVIDO À INFEÇÃO DE DUAS FUNCIONÁRIAS

Lusa

SÃO BRÁS DE ALPORTEL: SETE INFETADOS EM LAR DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA

Lusa

BRAGA: CASAL ‘INVENTA’ QUATRO FILHOS PARA RECEBER SUBSÍDIOS

Lusa

COIMBRA: UNIVERSIDADE LANÇA PROJETO DE TESTES RÁPIDOS PARA O COVID-19

Lusa