Ligue-se a nós

ECONOMIA & FINANÇAS

ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS AFECTAM TURISMO

Alterações climáticas ameaçam Veneza e Stonehenge. O turismo é um dos maiores sectores de actividade a nível mundial, gerando 9% do produto mundial bruto, dando emprego a uma em cada 11 pessoas. Vê mais aqui. Partilha com os teus amigos !

Online há

em

ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS AFECTAM TURISMO

As alterações climáticas estão a a ameaçar o turismo em zonas de património mundial. Um relatório divulgado esta quinta-feira pela UNESCO revela que alguns dos mais famosos sítios protegidos correm riscos devido às temperaturas extremas.

É o caso da a lagoa de Veneza, em Itália, onde só em 2013 pernoitaram cerca de 10 milhões de visitantes. A subida do nível da água pode vir a danificar seriamente a estrutura dos edifícios, numa cidade quase totalmente entregue a turismo, hoje em dia com apenas 55 mil habitantes. Já em décadas passadas, enormes cheias levaram à destruição de elementos culturais da cidade e várias pessoas ficaram presas em casa.

Após longos anos de discussões foi criado um sistema de controlo de cheias que está para terminar no próximo ano. Mas ainda assim, não altera o facto de que ao longo do último século, o nível de água da lagoa de Veneza subiu cerca de 30 centímetros.

Já no sul do Reino Unido, o misterioso círculo de pedras Stonehenge cuja construção data da pré-história é também apresentado no relatório da UNESCO. Os especialistas dizem que as alterações climáticas tendem a subir a temperatura ao mesmo tempo que causam inundações podendo atrair, por um lado, maiores populações de mamíferos escavadores, incluindo texugos e toupeiras, que desestabilizam a pedra e perturbam depósitos arqueológicos enterrados. Por outro lado, cheias repentinas podem resultar em danos através da erosão do solo e da própria pedra ou, no pior dos casos, a própria erosão da costa inglesa pode mesmo significar a perda destes monumentos no mar.

O relatório vira as atenções também para outros países, como o Nepal ou o Uganda, onde as populações subsistem através das economias do turismo. O documento conclui que nestes casos o risco é muito maior porque afecta a sustento dos povos.

De acordo com os dados avançados pela UNESCO e o Programa Ambiental das Nações Unidas, o turismo, à larga escala, é um dos maiores sectores de actividade, gerando 9% do produto mundial bruto, dando emprego a uma em cada 11 pessoas.

Enquanto a má gestão do turismo pode danificar os sítios do património mundial, as drásticas mudanças climáticas multiplicam o risco desses mesmos sítios perderem os atributos que os tornam atractivos, do ponto de vista turístico.

Para manter os sítios do Património Mundial, a UNESCO considera essencial manter a subida da temperatura média global inferior a 2 graus, tal como foi acordado em Dezembro do ano passado, numa conferência ambiental em Paris, que reuniu 196 países.

ECONOMIA & FINANÇAS

TESLA: LUCROS RECUARAM 55% ATÉ MARÇO PARA 1.058 MILHÕES

A Tesla registou 1.130 milhões de dólares (cerca de 1.058 milhões de euros) de lucro no primeiro trimestre, um recuo de 55% face ao mesmo período de 2023, foi anunciado.

Online há

em

A Tesla registou 1.130 milhões de dólares (cerca de 1.058 milhões de euros) de lucro no primeiro trimestre, um recuo de 55% face ao mesmo período de 2023, foi anunciado.

Por sua vez, as receitas da fabricante automobilística ficaram em 21.300 milhões de dólares (19.946 milhões de euros), uma queda homóloga de 9%.

As vendas mundiais também apresentaram, no período em análise, uma quebra de 9%, justificada com o aumento da concorrência e a diminuição da procura por veículos elétricos.

Já as receitas exclusivamente provenientes da venda de automóveis cederam 13%, passando de 19.963 dólares para 17.378 dólares (16.273 euros), uma evolução justificada pela empresa com a baixa nos preços dos seus veículos nos Estados Unidos.

Num comunicado enviado aos investidores, a Tesla disse ainda que sofreu “numerosos problemas” devido ao conflito no Mar Vermelho e a um incêndio em uma das suas fábricas, em Berlim.

A fabricante defendeu ainda que a venda mundial de veículos elétricos está “sob pressão”, uma vez que está a ser dada prioridade aos veículos híbridos.

Apesar de não avançar datas, a empresa anunciou que vai acelerar o lançamento de novos modelos, que, inicialmente, estavam previstos para o segundo semestre de 2025.

A Tesla acredita ainda que o crescimento das vendas de veículos poderá ser “notavelmente menor” no corrente ano.

Os analistas consultados pena Associated Press (AP) acreditam que esta perda esperada levanta questões sobre a procura de Teslas e outros veículos elétricos.

Na semana passada, a Tesla anunciou uma diminuição de 10% entre os seus 140.000 funcionários.

LER MAIS

ECONOMIA & FINANÇAS

BENEFICIÁRIOS DE PRESTAÇÕES DE DESEMPREGO SOBEM 9% EM MARÇO

O número de beneficiários de prestações de desemprego em março aumentou 9,1% em termos homólogos, mas caiu 1,1% face a fevereiro, totalizando 195.359, segundo as estatísticas mensais publicadas pela Segurança Social.

Online há

em

O número de beneficiários de prestações de desemprego em março aumentou 9,1% em termos homólogos, mas caiu 1,1% face a fevereiro, totalizando 195.359, segundo as estatísticas mensais publicadas pela Segurança Social.

Em relação ao mês anterior, registou-se em março uma redução de 2.237 beneficiários, mas, face ao mesmo mês do ano anterior, verificou-se uma subida em 16.252 beneficiários, de acordo com a síntese do Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

As prestações de desemprego são maioritariamente requeridas por mulheres, correspondendo a 110.657 beneficiárias (56,6% do total).

Tendo em conta apenas o subsídio de desemprego, o número de beneficiários totalizou 153.208, uma redução de 1% em cadeia, mas um aumento de 12,4% em comparação com o mês homólogo.

O valor médio mensal do subsídio de desemprego em março foi de 641 euros, correspondendo a uma subida homóloga de 4,2%.

No caso do subsídio social de desemprego inicial, esta prestação foi processada a 11.294 beneficiários, menos 6,1% do que em fevereiro e mais 13,5% face a março de 2023.

Já o subsídio social de desemprego subsequente abrangeu 22.197 beneficiários, uma diminuição de 0,8% em termos mensais e de 10,7% na comparação homóloga.

De acordo com os dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), publicados na sexta-feira, o número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
Benecar - Cidade do Automóvel
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
FAMALICÃO X SPORTING




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X VIZELA




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
AROUCA X SPORTING




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X BENFICA




RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% INSPIRATION


WEBRADIO 100% DANCE

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS