Connect with us

CIÊNCIA & TECNOLOGIA

USAR APPLE É SEGURO ?

Cuidado se usar o modo incógnito no Apple … afinal não é seguro ! O modo incógnito surgiu recentemente nos browser, como forma de manter secretas as páginas web que se visitam. Se muitos consideram este modo seguro e anónimo, a verdade é que ele não o é, pelo menos nos computadores da Apple. E a culpa não é da Google! Fica a saber mais aqui …

RÁDIO REGIONAL

Data:

em

Este problema veio agora a público com o relato de um utilizador que viu surgir uma imagem bem conhecida quando lançou o Diablo III no seu Mac. Em vez de ver surgir o normal ecrã do jogo, viu aparecer uma imagem de uma das páginas web que esteve a visitar antes, no modo incógnito do Chrome.

Esta é uma situação anormal, mas que Evan Andersen descobriu da pior maneira. Do que pôde entender o problema está associado aos Mac que estão equipados com as placas gráficas Nvidia e com a inexistência de uma limpeza da memória da GPU que é usada.

Qual a origem deste problema?

Ao deixar de ser necessária, esta memória é marcada como estando livre e entregue novamente ao sistema. Mas como não é limpa todos os elementos estão presentes na mesma, independentemente do que são. No caso do Diablo III, que também não limpou a memória disponibilizada, a imagem acabou por ser apresentada.

Para ver a extensão do problema e identificar de forma clara a sua origem, Evan Andersen conseguiu criar uma aplicação que avalia os conteúdos da memória livre e chegou a conseguir capturar imagens de páginas visitadas por outros utilizadores do seu Mac, área onde não era suposto ter acesso.

O que dizem os envolvidos neste problema?

Quando detectou o problema pela primeira vez, Evan Andersen reportou-o à Nvidia e à Google, mas ambas as empresas recusaram-se a resolvê-lo, apontando o problema para a Apple e para o seu sistema operativo.

Segundo a Nvidia, o seu driver está a funcionar como é suposto e é o OSX que não faz uma gestão correcta da memória. A Google respondeu também, garantindo que o modo incógnito não garante a privacidade dos utilizadores dentro da mesma máquina, mesmo sendo esta uma das ideias que transmite ao apresentar o modo incógnito.

Não parece que vá existir em breve uma solução para este problema. Ao fim de dois anos ainda se mantêm presente, mesmo com várias actualizações do OSX, dos drivers da Nvidia e do próprio Google Chrome. A verdade é que este modo seguro afinal não o é e a privacidade que proporciona pode na verdade ser nenhuma!









LINHA CANCRO
MUSIC BOX
WEB-SUMMIT

AS MAIS LIDAS