AVES ARRANCAM EMPATE AOS DRAGÕES (vídeo)

O FC Porto não foi além de um empate a uma bola com o Desportivo das Aves, em jogo da 12.ª jornada da I Liga. Foi o segundo empate dos “dragões” na I Liga, que podem ver Benfica e Sporting encurtar distâncias, caso vençam os seus jogos. Num jogo pouco conseguido dos homens de Conceição, Ricardo Pereira fez o 1-0 logo no início, Vítor Gomes empatou no segundo tempo, numa altura em que o FC Porto jogava com menos um, por expulsão de Corona, que assim falha o jogo com o Benfica.

No regresso de Soares ao onze do FC Porto, que voltou também a jogar em 4-4-2, os “dragões” sentiram inúmeras dificuldades perante um Aves bem organizado atrás, com cinco defesa (três centrais), a retirar espaço aos homens de Conceição. Na equipa azul-e-branca, destaque também para o regresso de Corona ao onze e das saídas de Maxi e Sérgio Oliveira, em relação a equipa que empatou com o Besiktas para a 5.ª ronda da Liga dos Campeões.

Lito Vidigal disse, na antevisão do jogo, que gostaria de ser a primeira equipa a vencer o FC Porto para a I Liga. Só que o técnico não contava com uma entrada à Dragão, com um golo logo no segundo lance de perigo. Soares recuou no terreno para receber a bola, levantou a cabeça e fez um passe “açucarado” para Ricardo. O lateral recebeu, aguentou a carga e atirou por entre as pernas do veterano Quim.

Pensava-se que o FC Porto podia embalara para uma goleada, depois de marcar cedo mas o Aves mostrou que as convicções do seu treinador tinham algum motivo. Salvador Agran, Anilton e Arango, iam colocando a defensiva portista em sentido. Os homens de Conceição pareciam ter os ´pneus carecas`, tantas foram as vezes em que escorreram no relvado do Estádio Clube Desportivo das Aves. Escorregadelas que eram aproveitadas pelos homens de Lito para criarem perigo.

Num jogo vivo e movimentado, a equipa de Lito Vidigal ia lutando com as suas armas, criando vários lances de golo. Agra atirou ao lado aos quatro minutos, Arango rematou à barra aos 11, Amilton desviou para fora aos 25, e Agra viu José Sá negar-lhe o golo aos 37, numa defesa com os pés. Quatro boas situações de golo para o Aves que deixavam Conceição à beira de um ataque de nervos.

Tudo se complicou para os atuais líderes da I Liga quando Corona viu o segundo amarelo aos 52 minutos, depois de uma entrada feia sobre Vítor Gomes. O árbitro Rui Costa não teve dúvidas e mostrou amarelo pela falta, o segundo do mexicano que assim vai falhar o jogo com o Benfica, na próxima ronda. Com um a mais o Desportivo das Aves foi à procura da felicidade, que saiu da cabeça de Vítor Gomes, num desvio após centro de Amilton. Estava feito o empate e, com isso, mais problemas para Sérgio Conceição que teria de procurar a vitória com menos um elemento. Pior, o FC Porto sentia inúmeras dificuldades para criar lances de perigo, ao contrário da equipa de Vidigal.

Com menos um, o técnico do FC Porto tentou reajustar a equipa, lançando Maxi Pereira no lugar de Soares (o uruguaio entrou para jogar a médio direito), deixando Aboubakar sozinho na frente. E foi nessa condição que o camaronês beneficiou de uma soberana oportunidade, a passe de Danilo mas o seu remate saiu por cima, quando estava na cara de Quim. Também Lito Vidigal desfez os três centrais, retirando Defendi e lançando Ryan Gauld para o jogo. Conceição, que tinha pouco a perder, tentou ir à procura da vitória com jogadores rápidos e fortes. Colocou Marega no lugar de Aboubakar, ficando assim com um homem mais fresco e forte na frente.

E foi o maliano a encontrar espaço na área do Aves, depois de uma arrancada pela direita, e a colocar a bola em Danilo, mas o remate do médio saiu torto, aos 71 minutos. No minuto seguinte foi Brahimi a encontrar espaço à entrada da área, mas o seu remate saiu muito torto e para fora. Mas a melhor oportunidade foi a de Marega aos 90 minutos, após boa jogada de Alex Telles mas o desviou saiu prensado nas costas de um contrário e saiu para fora. Conceição arriscou tudo, com a entrada do avançado André Pereira nos minutos finais, no lugar do já fatigado Brahimi.

A arbitragem de Rui Costa foi muito contestada pelo FC Porto, já na parte final, quando Danilo caiu na área, num lance com Amilton. O jogador do Aves tentou chutar a bola, mas acertou no médio dos “dragões” que caiu na área. O árbitro nada assinalou e, depois de conversar com o videoárbitro, manteve a decisão, para desespero do banco do FC Porto.

Este é o segundo empate do FC Porto na Liga, depois de ter deixado dois pontos em Alvalade. Os “dragões” podem ver o Sporting ficar a dois pontos e o Benfica a três, com os “encarnados” a terem possibilidade de empatar com os “dragões” na classificação na próxima ronda, em caso de vitória no Estádio do Dragão (antes o Benfica defronta o Vitória de Setúbal).

JOGO AO MINUTO:

96′ + 6 O FC Porto empatou diante do Desportivo das Aves, na Vila das Aves, em jogo a contar para a 12.ª jornada da I Liga. Ricardo Pereira inaugurou o marcador ao minuto 6 para os ‘dragões’, mas a equipa da casa reagiu e já depois da expulsão de Corona, por acumulação de amarelos, Vítor Gomes igualou, aos 63 minutos. Após o apito final, os ‘azuis-e-brancos’ rodearam o árbitro Rui Costa a protestar uma grande penalidade sobre Danilo, já perto do fim.
95′ + 5 Alex Telles bate livre direto, descaído para a direita, contra a barreira.
91′ + 1 O árbitro Rui Costa dá quatro minutos de compensação.
90′ Livre largo para a área, Danilo cai na área, e fica a protestar por uma grande penalidade. Amilton toca no médio português, quando tenta pontapear a bola. O árbitro Rui Costa consulta o video-árbitro e manda jogar…
90′ CD Aves: Cartão amarelo para Ryan Gauld, por retardar a marcação de um livre para o FC Porto.
89′ Alex Telles bate livre na esquerda para a área, Quim sai dos postes e soca a bola, e entretanto é assinalado fora de jogo a Marcano.
88′ O Aves tem 43% de posse de bola, contra os 57% do FC Porto.
88′ Marega remata rasteiro de fora da área, muito ao lado.
87′ FC Porto: Entra André Pereira e sai Brahimi.
86′ CD Aves: Entra Claudio Falcão e sai Paulo Machado.
83′ Herrera bate livre direto, descaído para a esquerda, a bola sai por cima da barra. Quim escorrega, mas para sorte do guarda-redes o tiro foi por alto.
80′ Alex Telles bate canto na esquerda para o primeiro poste, corta a defensiva do Aves.
80′ FC Porto cria perigo! Alex Telles cruza na esquerda para a área, Herrera tenta o remate, e Marega desvia de cabeça na área, ao lado.
78′ Ryan Gauld serve Salvador Agra na esquerda, que flete para o pé direito e remata forte e cruzado, mas muito ao lado.
78′ CD Aves: Braga recebe cartão amarelo, por falta sobre Marega.
75′ Paulo Machado remata de fora da área, contra um adversário.
74′ Agra cruza na esquerda, corta Felipe.
74′ FC Porto: Marcano recebe cartão amarelo, por falta sobre Amilton. Não parece ter tocado no avançado do Aves, no entanto.
73′ CD Aves: Quim recebe cartão amarelo, por demorar na reposição da bola em jogo.
72′ CD Aves: Entra Braga e sai Vitor Gomes.
72′ Brahimi recebe na esquerda, puxa para o pé direito e remata forte de fora da área, muito torto e sem perigo.
71′ Boa arrancada de Marega, Ricardo Pereira recebe na direita mas é desarmado à entrada da área, e a bola sobra para Danilo, que remata forte de fora da área, por alto.
69′ Alex Telles arranca na esquerda e cruza para o segundo poste, onde surge Herrera a rematar contra Nildo.
68′ FC Porto: Entra Marega e sai Aboubakar.
67′ Que perigo! Excelente passe em profundidade de Danilo a isolar Aboubakar na área, que domina bem a bola, mas o remate sai muito por cima. Podia ter feito melhor o avançado camaronês…
63′ CD Aves: Golo de Vitor Gomes! Bom cruzamento na esquerda de Amilton, Vitor Gomes surge nas costas de Felipe ao primeiro poste, e desvia cruzado de cabeça, sem hipótese de defesa para José Sá. Restabelecida a igualdade na Vila das Aves!
61′ Amilton cruza na esquerda, mas a bola transpõe a linha de fundo e é pontapé de baliza.
60′ Com a saída de Soares, Lito Vidigal abdica de um dos centrais, Defendi, e lança Ryan Gauld.
59′ CD Aves: Entra Ryan Gauld e sai Rodrigo Defendi.
57′ Com a expulsão de Corona, Sérgio Conceição lança Maxi Pereira para o lugar de Soares, e Aboubakar fica a jogar sozinho na frente.
56′ FC Porto: Entra Maxi Pereira e sai Soares.
54′ CD Aves: Cartão amarelo para Amilton, por falta sobre José Sá.
53′ Livre na esquerda do Aves para a área, primeiro desvio de cabeça, e Amilton tenta fazer-se ao lance, mas José Sá antecipa-se e afasta com os punhos, e acaba por sofrer falta do avançado.
52′ FC Porto: Corona é expulso por acumulação de cartões amarelos, depois de uma falta muito dura sobre Vítor Gomes. O mexicano falha assim o ‘clássico’ com o Benfica, na próxima jornada.
49′ Alex Telles foge a Agra na esquerda e cruza para a área, corta de cabeça Diego Galo.
48′ Arango recebe na esquerda, flete para o meio e remata forte e colocado de fora da área, ao lado.
47′ Brahimi trabalha na esquerda, toca para Aboubakar em zona frontal, que remata contra Ponck.
46′ Arranca com bola o Aves no recomeço da partida!
45′ O árbitro Rui Costa dá por finalizados os primeiros 45 minutos na Vila das Aves! O FC Porto está a vencer o Desportivo das Aves, por 1-0, graças ao golo de Ricardo Pereira, logo ao minuto 6.
45′ Fora de jogo assinalado a Marcano.
45′ Canto na esquerda batido por Alex Telles, sem perigo.
44′ Paulo Machado bate novo canto na direita, afasta Aboubakar.
43′ Canto na direita batido por Paulo Machado, depois de alguns ressaltos a bola sobra na esquerda para Diego Galo, que cruza na esquerda para a área, com a defensiva dos ‘dragões’ a ceder novo canto.
41′ FC Porto: Corona recebe cartão amarelo, por falta sobre Arango.
40′ Alex Telles cobra lançamento lateral na esquerda para a área, Amilton afasta.
39′ Fora de jogo assinalado a Salvador Agra.
38′ Alex Telles bate livre largo na direita para a área, Quim sai dos postes e afasta com os punhos.
36′ Aves cria perigo! Amilton conduz o contra-ataque e isola Salvador Agra na direita da área, mas muito rápido José Sá a sair dos postes e a evitar o remate do português.
35′ Alex Telles bate livre na esquerda, resolve a defensiva do Aves.
32′ Soares serve Brahimi na direita, que toca para Aboubakar na área, com o avançado camaronês a rematar em esforço para fora.
30′ Livre na direita batido por Paulo Machado, José Sá afasta com os punhos.
28′ Brahimi tenta o remate na área, a bola bate num adversário e sobra para Alex Telles, que remata cruzado para uma boa defesa de Quim, mas é assinalado fora de jogo. Não parece estar em posição irregular o lateral dos ‘dragões’.
28′ Corona cruza na direita para a área, corta Ponck.
26′ Brahimi tenta servir Soares na área, mas o avançado não consegue dominar e o lance perde-se pela linha de fundo.
25′ Aves cria perigo! Livre na esquerda batido por Paulo Machado, Amilton surge na costas de Danilo, ao segundo poste, e cabeceia um pouco ao lado.
22′ Nildo arranca na esquerda, toca para Amilton, que puxa para o pé direito e remata forte de fora da área, mas por cima da barra.
21′ Canto na direita batido por Alex Telles, corta Amilton ao primeiro poste.
20′ Ricardo Pereira cobra lançamento lateral na direita para a área, a defensiva do Aves cede canto.
18′ Nildo cruza na esquerda para a área, corta Ricardo.
17′ Arango remata de fora da área, a bola bate no braço de Felipe (fora da área) e José Sá recolhe. Os jogadores do Aves ainda protestas, mas o toque foi involuntário.
15′ Paulo Machado tenta surpreender com um remate de fora da área, mas sai à figura de José Sá, que encaixa com segurança.
12′ Felipe corta na área, um cruzamento na direita do Aves. Danilo completa.
11′ Bola na barra! Rodrigo recebe na direita, deixa para Salvador Agra, que passa para Arango em zona frontal, com o avançado a rematar forte na área, à trave.
9′ Herrera serve Soares na esquerda da área, que remata, com a bola a desviar em Ponck e a sair ao lado.
6′ FC Porto: Golo de Ricardo Pereira! Excelente passe a rasgar de Soares, a isolar Ricardo Pereira na direita da área, que perante a saída dos postes de Quim, remata por entre as pernas do guarda-redes. Está inaugurado o marcador!
4′ Aves cria perigo! Boa investida de Amilton na esquerda, deixa para Arango em zona frontal, que toca para Salvador Agra na direita da área, que remata forte e cruzado, um pouco ao lado.
2′ O Desportivo das Aves apresenta-se com o equipamento principal, enquanto o FC Porto equipa com o alternativo, todo de azul claro.
1′ Bola para o FC Porto no arranque da partida!
0′ Cumpre-se agora um minuto de silêncio pelas vítimas de violência doméstica.
0′ As três equipas já se encontram alinhadas no relvado e o jogo está prestes a iniciar-se.
0′ No Aves, Quim, Rodrigo, Ponck e Arango regressam à titularidade, depois de terem ficado de fora no jogo da Taça, em Leiria. No sentido contrário, o avançado Alexandre Guedes nem no banco de suplentes está.
0′ Destaque para o regresso de Soares ao onze dos ‘dragões’, que esteve lesionado e não era titular há mais de dois meses. O avançado da equipa B, André Pereira, está no banco de suplente, juntamente com Marega.
0′ FC Porto (Onze inicial): José Sá; Ricardo, Felipe, Marcano e Alex Telles; Danilo; Corona, Herrera e Brahimi; Aboubakar e Soares.
0′ FC Porto (Suplentes): Casillas, Maxi Pereira, Diogo Reyes, André André, Sérgio Oliveira, Marega e André Pereira.
0′ Aves (Onze inicial): Quim; Rodrigo Soares, Defendi, Diego Galo e Nildo; Vítor Gomes, Carlos Ponck e Paulo Machado; Salvador Agra, Arango e Amilton.
0′ Aves (Suplentes): Adriano Fachini (GR), Braga, Nélson Lenho, Braga, Falcão, Derley e Mama Baldé.
0′ Já há equipas oficiais!
0′ O encontro tem início agendado para as 20:30 e será dirigido pelo árbitro Rui Costa, da Associação de Futebol do Porto. Tiago Costa e João Bessa Silva são os árbitros assistentes. Cláudio Pereira será o quarto árbitro, enquanto que Bruno Esteves será o video-árbitro auxiliado por Bruno Jesus.
0′ Caso vençam no terreno do 16.º e antepenúltimo classificado da prova, os ‘dragões’ ficam provisoriamente com sete pontos de vantagem sobre o Sporting, segundo classificado, e oito sobre o Benfica, terceiro. Os dois clubes de Lisboa só entram em campo no domingo.
0′ O FC Porto procura hoje reforçar a liderança da I Liga e colocar ainda mais pressão sobre Sporting e Benfica, numa deslocação a casa do Desportivo das Aves, na 12.ª jornada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.