RÁDIO REGIONAL
ECONOMIA & FINANÇAS

BANCOS PODERÃO LIMITAR O CRÉDITO A PARTICULARES

nbsp| RÁDIO REGIONAL

Os bancos deverão manter os critérios de aprovação de créditos no quarto trimestre, com algumas instituições a preverem restringir os critérios nos empréstimos a particulares, revelam dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).

A previsão do BdP consta dos resultados do inquérito de outubro a cinco bancos sobre o mercado de crédito.

Para o último trimestre do ano, “as instituições inquiridas não antecipam alterações nos critérios de concessão de crédito a empresas e algumas instituições preveem restringir os critérios de aprovação nos empréstimos a particulares”, refere.

A maioria das instituições não antecipa alterações na procura de empréstimos por parte das empresas, mas no segmento dos particulares, dois bancos anteveem uma redução da procura de crédito à habitação, acrescenta.

Sobre o terceiro trimestre do ano, os critérios de concessão e os termos e condições contratuais no crédito a empresas mantiveram-se, de um modo geral, inalterados.

“Não obstante, três bancos reportaram uma ligeira diminuição dos ‘spreads’ aplicados em empréstimos de risco médio, tanto no segmento das PME como no segmento das grandes empresas”, aponta o documento.

Relativamente aos empréstimos a particulares, a maioria das instituições reportou critérios de aprovação mais restritivos, tanto no crédito à habitação como no crédito ao consumo.

O principal fator que os bancos indicaram para explicar a maior restritividade no crédito a particulares foi o cumprimento da medida macroprudencial aplicada aos novos créditos à habitação e ao consumo pelo BdP.

A maioria das instituições indicou ainda que a procura de crédito por parte das empresas permaneceu praticamente inalterada. No entanto, um banco reportou um ligeiro aumento da procura nos empréstimos a grandes empresas e dois bancos indicaram uma procura ligeiramente maior nos empréstimos de longo prazo.

No segmento dos particulares, a maioria das instituições sinalizou um aumento da procura de crédito para aquisição de habitação e uma estabilização na procura de crédito para consumo.

“O aumento da confiança dos consumidores, perspetivas do mercado da habitação e o nível das taxas de juro terão sido os principais fatores subjacentes à evolução da procura de crédito à habitação”, refere o BdP.

nbsp| RÁDIO REGIONAL

LUSA

VEJA AINDA:

MAIS DE 100.000 TRABALHADORES DA FUNÇÃO PÚBLICA COM SALÁRIO MÍNIMO A PARTIR DE JANEIRO

Lusa

CRISE/ENERGIA: CONSUMO DE ELETRICIDADE AUMENTA 4% EM NOVEMBRO DEVIDO AO FRIO

Lusa

SETOR DA SARDINHA QUER PESCAR ‘UM BOCADINHO MAIS’ DURANTE MAIS TEMPO EM 2022

Lusa

VENDAS DE VESTUÁRIO EM PORTUGAL E ESPANHA SOBEM 26% FACE A 2020 MAS CAEM 23% FACE A 2019

Lusa

MAIS DE UM TERÇO PREFERE COMPRAR MEDICAMENTOS SUJEITOS A RECEITA DE MARCA DO QUE GENÉRICOS

Lusa

VENDAS DOS CENTROS COMERCIAIS EQUIPARAM NÍVEIS PRÉ-PANDEMIA

Lusa

Moschee Teppich

Moschee teppiche werden nicht kurzfristig gewechselt, d.h. das ein Moschee teppich sehr hohe Anforderungen erfüllen muβ. Speziell entworfene Moschee Teppiche zeichnen sich durch Design und Farben aus. Mit der Weiterentwicklung der Technologie werden heute Tausende von Farben und Modellen in Teppichen hergestellt, die mit Moscheen kompatibel sind.

100% Reine Schurwollteppich kaufen: Schurwollteppiche sind Schwerentflammbar, Robust, Strapazierfahig, Antibakteriel und Schmuzabweisend.

Canlı Maç Sonuçları Run 3 Play Snake Friv Atari Breakout cookie clicker unblocked games Düğün Paketleri uygunsigara.com/ Umzug Basel
saç ekimi hair transplant
Umzug Basel
seslendirme santral anons santral seslendirme