DESPORTO

BENFICA VENCE O BOAVISTA E ‘APANHA’ O FC PORTO NA CLASSIFICAÇÃO (VÍDEO)

Um ‘bis’ do suíço Seferovic deu hoje a vitória por 2-0 ao Benfica na receção ao Boavista, em jogo da 23.ª jornada da I Liga de futebol, com as ‘águias’ a igualarem a pontuação do FC Porto no campeonato.

No Estádio da Luz, Seferovic, que já tinha ‘bisado’ na última jornada, no triunfo ‘encarnado’ frente ao Belenenses SAD (3-0), marcou aos 42 e aos 52 minutos, e ainda viu um golo anulado, pelo videoárbitro, por fora de jogo, aos 74.

Com a vitória de hoje, o Benfica ‘vingou’ a derrota na primeira volta frente ao Boavista, que hoje ficou reduzido a 10 aos oito minutos, por expulsão de Chidozie, e que é 15.º, com 21 pontos, e, apesar de manter o quarto posto, igualou os 48 pontos do FC Porto, que no domingo recebe o Paços de Ferreira.

BENFICA VENCE O BOAVISTA E 'APANHA' O FC PORTO NA CLASSIFICAÇÃO (VÍDEO)

Do outro lado estava a primeira equipa a derrotar (3-0) os ‘encarnados’ na prova, mas o destino deste reencontro ficou praticamente traçado logo no princípio. Com apenas quatro minutos de jogo, Chidozie derrubou Waldschmidt e o que parecia um penálti a favor do Benfica – que seria o primeiro na competição – e um cartão amarelo para o defesa ‘axadrezado’ acabou por se tornar numa falta fora da área e num vermelho que deixou o Boavista a jogar com 10 elementos.

A conclusão da análise do vídeoárbitro e do juiz Manuel Mota arrastou-se por cerca de cinco minutos, mas marcaria a história da partida, condenando o Boavista a uma longa resistência num bloco muito baixo, em inferioridade durante mais de 80 minutos, e sem capacidade para se soltar ofensivamente. E do livre convertido por Diogo Gonçalves não saiu qualquer perigo.

A equipa de Jorge Jesus iniciou um intenso assédio em busca do golo, embora com poucos espaços para romper em velocidade. Já Jesualdo Ferreira optou por não fazer nenhuma substituição e recuar Javi García para o eixo da defesa, reorganizando o resto do conjunto para fechar os caminhos da sua baliza e deixando apenas Elis e Angel Gomes para completar a ‘travessia do deserto’ que se abria até à baliza de Helton Leite.

Por força da superioridade numérica, o Benfica era dono e senhor do jogo, mas tardou a encontrar-se com a eficácia. Lucas Veríssimo, Seferovic (por várias vezes) e Otamendi ameaçaram o golo e Taarabt parecia ter encontrado a solução aos 39 minutos, num remate de fora da área, mas o árbitro já tinha assinalado uma falta do marroquino sobre Javi García antes de a bola entrar na baliza ‘axadrezada’, o que resultou em muitos protestos dos ‘encarnados’.

Contudo, a resistência boavisteira caiu ainda antes do intervalo, fruto de uma parceria de sucesso estabelecida neste jogo entre Diogo Gonçalves e Seferovic. Aos 42 minutos, numa jogada de insistência, o lateral português surgiu em velocidade, ultrapassou um defesa e cruzou para a pequena área, onde Seferovic finalmente encontrou o caminho do golo, ao encostar facilmente para o 1-0.

O intervalo não tardou e o Boavista até deixou indícios de querer subir um pouco no terreno. Porém, as boas intenções foram anuladas por nova combinação entre Diogo Gonçalves e Seferovic, com o cruzamento do lateral a sair com conta, peso e medida para a cabeça do suíço, que ‘bisou’ pela primeira vez na carreira em dois jogos consecutivos e elevou para 13 a sua contabilidade na luta dos melhores marcadores, liderada pelo ‘leão’ Pedro Gonçalves (15).

O 2-0 antecipou, assim, o fim da história do encontro, com a dança de substituições a arrancar logo a seguir. Daí até ao apito final, o Benfica porfiou em busca de mais golos e até celebrou uma terceira vez por Seferovic, aos 74, mas o lance foi invalidado pelo videoárbitro, devido a um fora de jogo de sete centímetros do helvético na recarga a um cabeceamento do central Lucas Veríssimo ao poste.

O triunfo sobre o Boavista confirmou a aparente ‘retoma’ do Benfica, que alcançou com segurança e qualidade o quarto triunfo seguido e reforçou a confiança para o difícil embate da próxima jornada diante do ‘vice’ Sporting de Braga. Por sua vez, o Boavista está no 15.º lugar, com 21 pontos, somente dois acima da ‘linha de água’.

VEJA AINDA:

CHAVES VENCE O COVILHÃ E ESTÁ MAIS PERTO DA LUTA PELA PRIMEIRA LIGA

Lusa

DIRETO: SPORTING CP X FC FAMALICÃO (20:00)

Rádio Regional

DIRETO: GD CHAVES X SC COVILHÃ (14:00)

Rádio Regional

BENFICA GOLEIA EM PAÇOS DE FERREIRA E MANTÉM DIFERENÇAS PARA O FC PORTO (VÍDEO)

Lusa

FC PORTO VENCE EM TONDELA E JOGA PRESSÃO PARA O SPORTING (VÍDEO)

Lusa

FÁBIO COENTRÃO ‘ARRANCA’ EMPATE PARA O RIO AVE NOS DESCONTOS COM O BOAVISTA (VÍDEO)

Lusa