RÁDIO REGIONAL
CIÊNCIA & TECNOLOGIA

BIOCOMBUSTÍVEL A PARTIR DA ÁGUA ? JÁ É POSSÍVEL !

nbsp| RÁDIO REGIONAL

Transformar água em combustível? A Seat diz que sim, é possível. Chama-se biometano e é criado a partir de águas residuais.

A apenas alguns dias do Dia Mundial da Água, que se celebra a 22 de março, a Seat revela um novo biocombustível, o biometano. Criado em parceria com a Aqualia, o biometano é produzido a partir de águas residuais, o que ajuda à reutilização deste recurso cada vez mais escasso. Além disso, o biometano pode ser utilizado por veículos movidos a gás e promete reduzir as emissões de CO2 em 80% relativamente aos motores a gasolina.

A criação do biometano envolve uma primeira fase de decantação das águas residuais, separando assim a água da lama. Seguidamente, esta é fermentada, criando-se o gás. O terceiro passo é a purificação e enriquecimento, o que torna o biogás utilizável enquanto combustível.

De acordo com a Seat, as águas residuais produzidas anualmente por 50 mil habitantes permitem a produção de biometano suficiente para um veículo percorrer quase cinco milhões de quilómetros, ou seja, mais de 100 voltas ao mundo ou seis viagens de ida e volta à Lua.

Ver o vídeo aqui:

VEJA AINDA:

5G: PRESIDENTE DA ANACOM GARANTE ‘COBERTURA PLENA’ EM PORTUGAL EM 2025

Lusa

GUARDA: NOVAS PLACAS TOPONÍMICAS EQUIPADAS COM ‘CÓDIGOS QR’

Lusa

MAIORIA DOS DISPOSITIVOS CONECTADOS EM CASA APRESENTA FALHAS DE SEGURANÇA

Lusa

RÚSSIA MULTA GOOGLE POR VIOLAR REGRAS DE ARMAZENAMENTO DE DADOS PESSOAIS

Lusa

GOOGLE ATRIBUI 1,7 MILHÕES DE EUROS PARA INVESTIGAÇÃO EM IA EM PORTUGAL

Lusa

ANACOM DISPONIBILIZA MAIS ESPECTRO PARA ESTAÇÕES DE PEQUENA POTÊNCIA E DE CURTO ALCANCE

Lusa