RÁDIO REGIONAL
CIÊNCIA & TECNOLOGIA

BIOCOMBUSTÍVEL A PARTIR DA ÁGUA ? JÁ É POSSÍVEL !

nbsp| RÁDIO REGIONAL

Transformar água em combustível? A Seat diz que sim, é possível. Chama-se biometano e é criado a partir de águas residuais.

A apenas alguns dias do Dia Mundial da Água, que se celebra a 22 de março, a Seat revela um novo biocombustível, o biometano. Criado em parceria com a Aqualia, o biometano é produzido a partir de águas residuais, o que ajuda à reutilização deste recurso cada vez mais escasso. Além disso, o biometano pode ser utilizado por veículos movidos a gás e promete reduzir as emissões de CO2 em 80% relativamente aos motores a gasolina.

A criação do biometano envolve uma primeira fase de decantação das águas residuais, separando assim a água da lama. Seguidamente, esta é fermentada, criando-se o gás. O terceiro passo é a purificação e enriquecimento, o que torna o biogás utilizável enquanto combustível.

De acordo com a Seat, as águas residuais produzidas anualmente por 50 mil habitantes permitem a produção de biometano suficiente para um veículo percorrer quase cinco milhões de quilómetros, ou seja, mais de 100 voltas ao mundo ou seis viagens de ida e volta à Lua.

Ver o vídeo aqui:

VEJA AINDA:

NOS E ALTICE DIZEM QUE NÃO ESTÃO LIVRES DE SER ALVO DE ATAQUE COMO A VODAFONE

Lusa

APPLE TERMINA PRODUÇÃO DE IPOD AO FIM DE MAIS DE 20 ANOS

Lusa

GOVERNO ESPERA ‘RESOLVER’ OS PROBLEMAS DE ACESSO EM ZONAS SEM INTERNET

Lusa

FUNDAÇÃO PARA A CIÊNCIA E TECNOLOGIA COM MENOS 32 MILHÕES DE EUROS FACE A 2021

Lusa

ESTADOS UNIDOS JUNTAM-SE A 55 PAÍSES PARA PROTEGER INTERNET LIVRE E GRATUITA

Lusa

EMPRESA PORTUGUESA CRIA OVO 100% VEGETAL QUE SUBSTITUI OVO TRADICIONAL

Lusa