Connect with us

DESPORTO

BOAVISTA DESPEDE-SE DO BESSA A VENCER O BRAGA

O Boavista surpreendeu e venceu hoje o Sporting de Braga por 4-2, numa partida da 33.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol em que os ‘axadrezados’ arrancaram o triunfo com uma reviravolta, consumada ainda no primeiro tempo.

Data:

em

O Boavista ascendeu hoje, provisoriamente, ao nono lugar da I Liga portuguesa de futebol, ao receber e bater o Sporting de Braga, quarto, por 4-2, em encontro da 33.ª e penúltima jornada.

Os bracarenses até estiveram por duas vezes em vantagem, com os golos de Palhinha, aos cinco minutos, e Wilson Eduardo, de grande penalidade, aos 26, mas, já depois de Obiora (22) e Yusupha (40) terem, também num par de vezes, resgatado o empate, o Boavista conseguiu a ‘cambalhota’ por Mateus (43) e Bueno (49).

Com este resultado, os ‘axadrezados’ sobem, à condição, ao nono lugar do campeonato, somando agora 41 pontos, enquanto o Sporting de Braga mantém-se no quarto posto, com os mesmos 64.

O facto de as duas equipas terem já os objetivos da temporada definidos contribuiu para uma entrada descomplexada de ambas, com Palhinha, logo aos cinco minutos, a desequilibrar a contenda, com um remate de longe, que ainda embateu em Ricardo Horta, antes de trair Bracali e abrir o marcador.

O tento abriu o ‘apetite’ dos minhotos, que num par de situações de Wilson Eduardo, e num remate de Ricardo Esgaio, estiveram perto de ampliar a vantagem, mas, ao claudicarem na finalização, deram espaço para a reação do Boavista.

Obiora, aos 22 minutos, recuperou o empate, com um desvio astuto, após cruzamento de Carraça, em que Bueno ainda tocou na bola, iludindo a defesa minhota.

A festa do golo dos ‘axadrezados’ não durou, porém, mais de quatro minutos, pois, na área, Bueno tocou a bola com o braço, numa falta para grande penalidade que Wilson Eduardo, na conversão, não desperdiçou, aos 26.

Mesmo com os ‘arsenalistas’ de novo na frente do marcador, o jogo manteve-se aberto, com o Boavista a ir atrás do ‘prejuízo’, e a ser premiado pela insistência, aos 40 minutos, quando Yusupha protagonizou uma recarga a um primeiro remate de Rafael Costa.

Os festejos das mais de 19 mil pessoas que estiveram no Bessa terão servido de ânimo à equipa de Lito Vidigal, que, ainda antes do intervalo, aos 43 minutos, consumou a reviravolta, num desvio de Mateus, ao segundo poste, após cruzamento de Gustavo Sauer.

A ‘cambalhota’ no marcador foi vincada pelas ‘panteras’ pouco depois do regresso para o segundo tempo, com Bueno, na cobrança exemplar de um livre, a fixar o 4-2 final, aos 49 minutos.

Só quando se viu com a desvantagem mais vincada é que o Sporting de Braga arregaçou, verdadeiramente, as mangas na reação, mas ‘esbarrou’, então, num inspirado guarda-redes do Boavista.

Já no primeiro tempo, Bracali tinha feito algumas intervenções importantes, mas, nesta etapa complementar, esteve intransponível, protagonizado duas defesas decisivas a remates de Wilson Eduardo e Paulinho, ainda antes da hora de jogo.

O técnico dos minhotos, Abel Ferreira, ainda insistiu, lançando Dyego Sousa no jogo, tendo o luso-brasileiro enviado uma bola ao poste, aos 77 minutos, mas num esforço insuficiente para evitar a terceira derrota consecutiva e quinta em sete jogos.

RESUMO DO JOGO:

JOGO AO MINUTO:

95′ + 5 Termina a partida! Triunfo do Boavista FC por 4-2 frente ao SC Braga, em jogo da 33.ª jornada da Liga NOS. A equipa de Abel Ferreira até marcou primeiro por intermédio de Palhinha (5′) e Wilson Eduardo (g.p., 26′), mas Obiora (22′), Yusupha (40′), Mateus (43′) e Bueno (49′) garantiram os três pontos para a formação liderada por Lito Vidigal.
94′ + 4 Carraça a bater o livre para a equipa axadrezada, afasta a defesa bracarense.
90′ Quatro minutos de compensação.
90′ Boavista FC: Entra Ackah e sai Rafael Costa.
87′ Nova tentativa de Dyego Sousa, ao lado.
84′ Boavista FC: Cartão amarelo para Bracali.
82′ Sequeira a bater o livre, Dyego Sousa desvia de cabeça, mas ao lado.
81′ Boavista FC: G. Sauer recebe cartão amarelo.
79′ Boavista FC: Entra Perdigão e sai Bueno.
77′ Ao poste! Tiro de Dyego Sousa de fora da área, a acertar com estrondo no ferro.
76′ Canto de Sequeira, Palhinha desvia de cabeça e por pouco marcava. A bola saiu a rasar o poste mais afastado.
75′ Dyego Sousa entra com perigo na área, mas Bracali a fazer bem a mancha e a tirar para canto.
74′ SC Braga: Entra Trincão e sai Pablo.
71′ Boavista FC: Entra Jubal e sai Mateus.
70′ Nova tentativa do ataque bracarense, agora por intermédio de Dyego Sousa, mas Bracali voltou a corresponder com uma boa defesa.
68′ Grande intervenção de Bracali! Remate certeiro de Paulinho, mas o guarda-redes voa para a bola e nega o 4-3.
66′ Canto já batido, Bruno Viana aparece a cabecear, mas por cima da trave.
66′ Tiro de Bruno Viana a desviar em Obiora. Canto para o SC Braga.
65′ Boavista FC: Cartão amarelo para Cardoso. Falta sobre Dyego Sousa.
62′ Fora-de-jogo assinalado a Dyego Sousa.
59′ João Novais a bater um livre para a equipa de Abel Ferreira, Bracali consegue tirar por cima da trave. Canto para os visitantes.
57′ SC Braga: Entra Dyego Sousa e sai Ricardo Esgaio.
55′ Talocha fica queixoso depois de um lance com João Novais.
53′ Falta ofensiva de Mateus sobre Goiano.
53′ Perigoso! Yusupha a desviar ligeiramente a bola após livre de Rafael Costa, Tiago Sá a fazer bem a mancha e a resolver.
51′ Defende Bracali! Livre para os bracarenses, Wilson Eduardo desvia de cabeça já na área, mas o guarda-redes axadrezado volta a fazer uma defesa atenta.
51′ SC Braga: Entra João Novais e sai Ryller.
49′ Boavista FC: Golo de Bueno! Livre batido por Bueno, bola chegada ao poste, sem hipótese de defesa para Tiago Sá.
48′ SC Braga: Cartão amarelo para Bruno Viana .
46′ Falta de Bruno Viana sobre Yusupha.
46′ Recomeça a partida.
52′ + 7 Tempo de descanso, as equipas recolhem aos balneários.
47′ + 2 André Narciso assinala inicialmente penálti para o Boavista FC por domínio da bola de Sequeira com o braço, as depois de recorrer ao VAR e ir ele mesmo visionar o lance, o árbitro reverte a decisão.
47′ + 2 À trave! Canto para a equipa da casa, Rafael Costa desvia de cabeça e a bola embate caprichosamente no ferro e não entra.
45′ Um minuto de compensação.
44′ Lance entre Rafael Costa e Paulinho.
43′ Boavista FC: Golo de Mateus! Sauer leva a melhor sobre a defesa bracarense, consegue cruzar para o segundo poste onde aparece o avançado axadrezado a desviar para golo.
40′ Boavista FC: Golo de Yusupha! Passe atrasado de Mateus para Rafael Costa, este remata mas acerta em Pablo. A bola sobra para Yusupha que atira sem oposição e faz o empate.
35′ Boavista FC: Cartão amarelo para Rafael Costa. Falta sobre Ryller.
33′ Falta de Mateus sobre Marcelo Goiano.
31′ Livre batido por Rafael Costa, bola diretamente para as mãos de Tiago Sá.
30′ Livre perigoso para o Boavista FC, Rafael Costa e Carraça estão junto à bola para bater.
26′ SC Braga: Golo de Wilson Eduardo! Através da marcação de uma grande penalidade. Remate para o centro da baliza onde já não estava Bracali, que se atirou para a direita. Bracarenses novamente na frente do marcador.
25′ Penálti para o SC Braga! Na sequência de um canto, Wilson Eduardo tenta dominar na área, mas é derrubado em falta por Bueno, no entendimento de André Narciso. O árbitro confirma a decisão com o auxílio do VAR.
22′ Boavista FC: Golo de Obiora! Cruzamento de Carraça, Bueno ainda desvia mas é Obiora quem atira à baliza de Tiago Sá e faz o empate.
20′ Bracali nega o 2-0! Jogada conduzida por Paulinho, a virar o jogo para o lado contrário e a cruzar para Wilson Eduardo, este a rematar à baliza, mas o guarda-redes axadrezado responde com uma boa defesa.
18′ Perigoso! Cruzamento de Sequeira, Esgaio aparece ao primeiro poste a desviar, mas atira para fora.
13′ Cabeceamento de Wilson Eduardo a sair ao lado, na sequência de um canto de Ricardo Horta.
9′ Responde o Boavista FC! Remate de Rafael Costa a sair ao lado do alvo e para fora.
5′ SC Braga: Golo de João Palhinha! Palhinha recupera um alívio da equipa axadrezada e atira de fora da área. A bola ainda desvia em Ricardo Horta e acaba no fundo das redes de Bracali.
4′ Defende Bracali! Wilson Eduardo sai no contra-ataque e mete em Paulinho, este tira Neris da frente e remata, valeu a acção do guarda-redes da casa.
1′ Começa a partida no Estádio do Bessa!
0′ SC Braga (Suplentes): Matheus, Xadas, João Novais, Murilo, Fábio Martins, Trincão e Dyego Sousa.
0′ SC Braga (Onze inicial): Tiago Sá, Marcelo Goiano, Bruno Viana, Pablo, Sequeira, Ricardo Esgaio, João Palhinha, Ricardo Horta, Paulinho e Wilson Eduardo.
0′ Boavista FC (Suplentes): Giovanaz, Jubal, Fábio Espinho, Perdigão, Ackah, Edu Machado e Falcone.
0′ Boavista FC (Onze inicial): Bracali, Carraça, Neris, Cardoso, Talocha, Rafael Costa, Obiora, Mateus, Sauer, Yusupha e Bueno.
0′ André Narciso, da AF Setúbal, foi o árbitro nomeado para dirigir o encontro entre Boavista FC e SC Braga, partida da 33.ª jornada da Liga NOS. António Godinho e Valter Rufo foram os nomeados para assistentes, enquanto Rui Mendes é o 4.º árbitro. Manuel Mota e Paulo Vieira serão os VAR e AVAR, respectivamente.

AS MAIS LIDAS